Duos para vibrafone e piano: estudo interpretativo das peças Sonata para Vibrafone e Piano de Almeida Prado e Domus Aurea de Edmund Campion

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruno Soares Santos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8BYGJH
Resumo: As técnicas de performance dos instrumentos de percussão, sobretudo dos teclados, têm se desenvolvido continuamente nas últimas décadas. Obras e técnicas consideradas de difícil execução trinta ou quarenta anos atrás, hoje fazem parte do repertório habitual dos percussionistas. Neste sentido, é possível afirmar que uma tradição de escrita para estes instrumentos é ainda um processo em desenvolvimento. Esta pesquisa busca, através da performance e análise de duas obras, enriquecer a discussão sobre técnica e escrita para os teclados de percussão, mais especificamente o vibrafone. Escolhemos analisar dois duos para vibrafone e piano: Sonata para Vibrafone e Piano de Almeida Prado e Domus Aurea de Edmund Campion. A análise destas duas obras nos ofereceu um ótimo material para a pesquisa pois elas possuem tipos de escrita diferentes e linguagens composicionais distintas. Desta forma, elas apresentam desafios diferentes para a interpretação. A reflexão sobre suas performances contribuiu para o reconhecimento de fatores característicos da técnica, escrita e performance do vibrafone.
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