Educação popular: um desafio no cotidiano da Equipe de Saúde da Família
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9D5GRE |
Resumo: | Com o objetivo de refletir sobre os desafios atuais que envolvem a Educação Popular e Saúde e relacioná-los ao contexto de trabalho de uma Equipe de Saúde da Família de Belo Horizonte, realizou-se este estudo, baseado em revisão bibliográfica e em dados produzidos no cotidiano de trabalho da autora. A educação popular e saúde, entendida como uma proposta de ação que visa mobilizar os sujeitos em torno de seu direito à saúde, enfrenta desafios como a necessidade de expansão, o distanciamento da formação profissional em relação a esta concepção, a pouca influência na gestão, a medicalização das necessidades de saúde e a mercantilização da saúde. Percebe-se que o contexto de trabalho da equipe está permeado por muita sobrecarga de trabalho e é orientado por uma proposta educativa focada nos indivíduos e não na coletividade, o que dificulta a utilização da metodologia da educação popular no cotidiano dos serviços de atenção básica em saúde. Entretanto, é possível enfrentar tais desafios e avançar em ações que busquem a mobilização dos sujeitos e o enfrentamento de problemas complexos de seu cotidiano, como observado através da experiência vivenciada com as mulheres no enfrentamento à violência doméstica. Conclui-se que os desafios enfrentados pela educação popular e saúde são muito grandes, considerando-se o sistema capitalista e toda a sua lógica de mercantilização da saúde e da vida humana, o que faz com que seja necessária uma aliança entre os trabalhadores e usuários para que avanços mais de longo prazo sejam alcançados no campo da saúde e na sociedade como um todo. |
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Maria Jose Cabral GrilloClara de Jesus Marques AndradeMatilde Meire Miranda CadeteIracy Sofia Barbosa2019-08-09T18:25:11Z2019-08-09T18:25:11Z2011-07-02http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9D5GRECom o objetivo de refletir sobre os desafios atuais que envolvem a Educação Popular e Saúde e relacioná-los ao contexto de trabalho de uma Equipe de Saúde da Família de Belo Horizonte, realizou-se este estudo, baseado em revisão bibliográfica e em dados produzidos no cotidiano de trabalho da autora. A educação popular e saúde, entendida como uma proposta de ação que visa mobilizar os sujeitos em torno de seu direito à saúde, enfrenta desafios como a necessidade de expansão, o distanciamento da formação profissional em relação a esta concepção, a pouca influência na gestão, a medicalização das necessidades de saúde e a mercantilização da saúde. Percebe-se que o contexto de trabalho da equipe está permeado por muita sobrecarga de trabalho e é orientado por uma proposta educativa focada nos indivíduos e não na coletividade, o que dificulta a utilização da metodologia da educação popular no cotidiano dos serviços de atenção básica em saúde. Entretanto, é possível enfrentar tais desafios e avançar em ações que busquem a mobilização dos sujeitos e o enfrentamento de problemas complexos de seu cotidiano, como observado através da experiência vivenciada com as mulheres no enfrentamento à violência doméstica. Conclui-se que os desafios enfrentados pela educação popular e saúde são muito grandes, considerando-se o sistema capitalista e toda a sua lógica de mercantilização da saúde e da vida humana, o que faz com que seja necessária uma aliança entre os trabalhadores e usuários para que avanços mais de longo prazo sejam alcançados no campo da saúde e na sociedade como um todo.Aiming to reflect on current challenges involving the Popular Education and Health and relate them to the work context of a Family Health Team from Belo Horizonte, we carried out this study, based on literature review and data produced in the everyday work of the author. Popular education and health, understood as a proposal for action that seeks to mobilize around the subjects of their right to health, is facing challenges as the need for expansion, separation of vocational training in relation to this conception, the little influence on management, medicalization of health needs and the commodification of health. It is perceived that the work context of the team is permeated by a lot of extra work and is guided by an educational approach focused on individuals rather than the collectivity, which complicates the use of the methodology of popular education in the routine of primary care services in health. However, you can meet these challenges and advance actions that seek to mobilize the subject and deal with complex problems of daily life as seen through the experience they had with women on coping with domestic violence. It is concluded that the challenges faced by popular education and health are very large, considering the entire capitalist system and its logic of commodification of health and human life, which makes it a necessary alliance between workers and users for longer-term advances are achieved in health and society as a whole.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEstratégia Saúde da FamilíaEducação popularSaúde da famíliaDesafiosEducação popular: um desafio no cotidiano da Equipe de Saúde da Famíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALvers_o_definitiva_tcc.pdfapplication/pdf534398https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9D5GRE/1/vers_o_definitiva_tcc.pdf2930fd1dbe8a5e207e36c34abf1e84fcMD51TEXTvers_o_definitiva_tcc.pdf.txtvers_o_definitiva_tcc.pdf.txtExtracted texttext/plain78888https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9D5GRE/2/vers_o_definitiva_tcc.pdf.txt1d506cface89cbb9752b8a0c5dd503e6MD521843/BUBD-9D5GRE2019-11-14 05:19:32.879oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9D5GRERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:19:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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