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Marli de Oliveira Fantini ScarpelliGeorg OtteMarcia Marques dos SantosJosé Luís Jobim de Salles FonsecaMário Cezar Silva LeiteEverton Almeida Barbosa2019-08-12T03:21:13Z2019-08-12T03:21:13Z2014-03-27http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9HMKFJEsta tese enfoca 'Cerimônias do Esquecimento', de Ricardo Guilherme Dicke, com o objetivo de refletir sobre a busca pela identificação do narrador, através de suas relações com o tempo e com a memória, tendo a bíblia como substrato religioso e a ditatura militar brasileira como substrato histórico e ideológico. Do ponto de vista formal, um aspecto central desta tese, tomado a partir da concepção de narrador de Walter Benjamin, é a permanência de aspectos do narrador tradicional na escrita do romance, razão pela qual busca-se identificar traços desse narrador no romance em questão. Mediante um complexo procedimento composicional que destitui o caráter referencial dos pronomes pessoais enquanto índices de diferenciação entre narrador e personagens, o protagonista empenha-se exaustivamente em recuperar a imagem do pai ausente, e, no nível da própria abordagem estética, investe no equcionamento sobre a posição do autor em relação à linguagem. Há uma evidente indiferenciação referencial a que corresponde uma indiferenciação entre temporalidades e memórias com as quais o personagem se defronta, no mesmo processo em que, da busca de identificação do pai, passa à busca pela identificação e afirmação de si mesmo. A relação com o pai é inicialmente abordada sob a perspectiva da teoria de Freud e implica a relação com a autoridade violenta e repressora, questão que se aplica também a uma reflexão sobre a experiência com governos autoritários. Como resultado, propõe-se que o romance oferece outro sentido de autoridade, adquirida por sabedoria, aspecto característico do narrador tradicional, segundo Benjamin. Em última instância, essa leitura visa levar à reflexão sobre o lugar da subjetividade na contemporaneidade. Espera-se, também, situar a produção de Ricardo Guilherme Dicke no âmbito da produção literária contemporânea no Brasil.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAutoridadePai na literaturaBíblia e literaturaSubjetividade na literaturaDicke, Ricardo Guilherme, 1936- Cerimônias do esquecimento Crítica e interpretaçãoDitadura e ditadoresTempo na literaturaMemória na literaturaautoridadenarradortempoRicardo Guilherme DickememóriaNarrador, tempo e memória em "Cerimônias do esquecimento", de Ricardo Guilherme Dickeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALeverton_almeida_barbosa_tese.pdfapplication/pdf2255844https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9HMKFJ/1/everton_almeida_barbosa_tese.pdffeaf9f134c671999bb03384964970687MD51TEXTeverton_almeida_barbosa_tese.pdf.txteverton_almeida_barbosa_tese.pdf.txtExtracted texttext/plain610062https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9HMKFJ/2/everton_almeida_barbosa_tese.pdf.txt0069df3cf721d03d1e7239f42d4d65feMD521843/ECAP-9HMKFJ2019-11-14 08:53:13.305oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-9HMKFJRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:53:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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