A formação continuada do bibliotecário: um prisma multidisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruna Beltrão Belinato
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Leandro da Conceição Borges, Cícera Henrique da Silva, Maria Cristina Soares Guimarães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/40633
Resumo: A formação continuada é um dos princípios essenciais para o aprimoramento das carreiras profissionais, principalmente para a atualização profissional. O bibliotecário possui diversas alternativas de qualificação, tendo em vista a sua formação de caráter polissêmico, tais como especializações, mestrados acadêmicos ou profissionais e doutorado uma vez que em qualquer nicho mercadológico, a informação, principal objeto de trabalho do bibliotecário, está inserida. Este trabalho tem como objetivo apresentar a inserção do bibliotecário em um curso lato sensu multidisciplinar, no Rio de Janeiro, durante os anos de 2004 a 2016, e as temáticas utilizadas pelos mesmos para a elaboração dos seus trabalhos de conclusão de curso. A análise documental verificou a relação dos alunos matriculados e os trabalhos de conclusão de curso. Foi realizada uma categorização que buscou sintetizar os principais objetivos presentes nos trabalhos. Foi possível constatar que dos 171 alunos matriculados, 63 são bibliotecários, representando 36,8% do total, e as temáticas utilizadas estão de acordo com as que a área da Biblioteconomia utiliza, alinhadas com as mudanças informacionais presentes na sociedade.
id UFMG_c2153f219cd29d2c6ffd12c9b4eb58bd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/40633
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling A formação continuada do bibliotecário: um prisma multidisciplinarFormação continuadaLato sensuBibliotecárioBiblioteconomiaA formação continuada é um dos princípios essenciais para o aprimoramento das carreiras profissionais, principalmente para a atualização profissional. O bibliotecário possui diversas alternativas de qualificação, tendo em vista a sua formação de caráter polissêmico, tais como especializações, mestrados acadêmicos ou profissionais e doutorado uma vez que em qualquer nicho mercadológico, a informação, principal objeto de trabalho do bibliotecário, está inserida. Este trabalho tem como objetivo apresentar a inserção do bibliotecário em um curso lato sensu multidisciplinar, no Rio de Janeiro, durante os anos de 2004 a 2016, e as temáticas utilizadas pelos mesmos para a elaboração dos seus trabalhos de conclusão de curso. A análise documental verificou a relação dos alunos matriculados e os trabalhos de conclusão de curso. Foi realizada uma categorização que buscou sintetizar os principais objetivos presentes nos trabalhos. Foi possível constatar que dos 171 alunos matriculados, 63 são bibliotecários, representando 36,8% do total, e as temáticas utilizadas estão de acordo com as que a área da Biblioteconomia utiliza, alinhadas com as mudanças informacionais presentes na sociedade.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOUFMG2022-03-30T22:55:20Z2022-03-30T22:55:20Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf1980-6949http://hdl.handle.net/1843/40633porRevista Brasileira de Biblioteconomia e DocumentaçãoBruna Beltrão BelinatoLeandro da Conceição BorgesCícera Henrique da SilvaMaria Cristina Soares Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-03-30T22:55:20Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/40633Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-03-30T22:55:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação continuada do bibliotecário: um prisma multidisciplinar
title A formação continuada do bibliotecário: um prisma multidisciplinar
spellingShingle A formação continuada do bibliotecário: um prisma multidisciplinar
Bruna Beltrão Belinato
Formação continuada
Lato sensu
Bibliotecário
Biblioteconomia
title_short A formação continuada do bibliotecário: um prisma multidisciplinar
title_full A formação continuada do bibliotecário: um prisma multidisciplinar
title_fullStr A formação continuada do bibliotecário: um prisma multidisciplinar
title_full_unstemmed A formação continuada do bibliotecário: um prisma multidisciplinar
title_sort A formação continuada do bibliotecário: um prisma multidisciplinar
author Bruna Beltrão Belinato
author_facet Bruna Beltrão Belinato
Leandro da Conceição Borges
Cícera Henrique da Silva
Maria Cristina Soares Guimarães
author_role author
author2 Leandro da Conceição Borges
Cícera Henrique da Silva
Maria Cristina Soares Guimarães
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruna Beltrão Belinato
Leandro da Conceição Borges
Cícera Henrique da Silva
Maria Cristina Soares Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Lato sensu
Bibliotecário
Biblioteconomia
topic Formação continuada
Lato sensu
Bibliotecário
Biblioteconomia
description A formação continuada é um dos princípios essenciais para o aprimoramento das carreiras profissionais, principalmente para a atualização profissional. O bibliotecário possui diversas alternativas de qualificação, tendo em vista a sua formação de caráter polissêmico, tais como especializações, mestrados acadêmicos ou profissionais e doutorado uma vez que em qualquer nicho mercadológico, a informação, principal objeto de trabalho do bibliotecário, está inserida. Este trabalho tem como objetivo apresentar a inserção do bibliotecário em um curso lato sensu multidisciplinar, no Rio de Janeiro, durante os anos de 2004 a 2016, e as temáticas utilizadas pelos mesmos para a elaboração dos seus trabalhos de conclusão de curso. A análise documental verificou a relação dos alunos matriculados e os trabalhos de conclusão de curso. Foi realizada uma categorização que buscou sintetizar os principais objetivos presentes nos trabalhos. Foi possível constatar que dos 171 alunos matriculados, 63 são bibliotecários, representando 36,8% do total, e as temáticas utilizadas estão de acordo com as que a área da Biblioteconomia utiliza, alinhadas com as mudanças informacionais presentes na sociedade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2022-03-30T22:55:20Z
2022-03-30T22:55:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1980-6949
http://hdl.handle.net/1843/40633
identifier_str_mv 1980-6949
url http://hdl.handle.net/1843/40633
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1823248191850545152