A formação continuada do bibliotecário: um prisma multidisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/40633 |
Resumo: | A formação continuada é um dos princípios essenciais para o aprimoramento das carreiras profissionais, principalmente para a atualização profissional. O bibliotecário possui diversas alternativas de qualificação, tendo em vista a sua formação de caráter polissêmico, tais como especializações, mestrados acadêmicos ou profissionais e doutorado uma vez que em qualquer nicho mercadológico, a informação, principal objeto de trabalho do bibliotecário, está inserida. Este trabalho tem como objetivo apresentar a inserção do bibliotecário em um curso lato sensu multidisciplinar, no Rio de Janeiro, durante os anos de 2004 a 2016, e as temáticas utilizadas pelos mesmos para a elaboração dos seus trabalhos de conclusão de curso. A análise documental verificou a relação dos alunos matriculados e os trabalhos de conclusão de curso. Foi realizada uma categorização que buscou sintetizar os principais objetivos presentes nos trabalhos. Foi possível constatar que dos 171 alunos matriculados, 63 são bibliotecários, representando 36,8% do total, e as temáticas utilizadas estão de acordo com as que a área da Biblioteconomia utiliza, alinhadas com as mudanças informacionais presentes na sociedade. |
id |
UFMG_c2153f219cd29d2c6ffd12c9b4eb58bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/40633 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação continuada do bibliotecário: um prisma multidisciplinarFormação continuadaLato sensuBibliotecárioBiblioteconomiaA formação continuada é um dos princípios essenciais para o aprimoramento das carreiras profissionais, principalmente para a atualização profissional. O bibliotecário possui diversas alternativas de qualificação, tendo em vista a sua formação de caráter polissêmico, tais como especializações, mestrados acadêmicos ou profissionais e doutorado uma vez que em qualquer nicho mercadológico, a informação, principal objeto de trabalho do bibliotecário, está inserida. Este trabalho tem como objetivo apresentar a inserção do bibliotecário em um curso lato sensu multidisciplinar, no Rio de Janeiro, durante os anos de 2004 a 2016, e as temáticas utilizadas pelos mesmos para a elaboração dos seus trabalhos de conclusão de curso. A análise documental verificou a relação dos alunos matriculados e os trabalhos de conclusão de curso. Foi realizada uma categorização que buscou sintetizar os principais objetivos presentes nos trabalhos. Foi possível constatar que dos 171 alunos matriculados, 63 são bibliotecários, representando 36,8% do total, e as temáticas utilizadas estão de acordo com as que a área da Biblioteconomia utiliza, alinhadas com as mudanças informacionais presentes na sociedade.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOUFMG2022-03-30T22:55:20Z2022-03-30T22:55:20Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf1980-6949http://hdl.handle.net/1843/40633porRevista Brasileira de Biblioteconomia e DocumentaçãoBruna Beltrão BelinatoLeandro da Conceição BorgesCícera Henrique da SilvaMaria Cristina Soares Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-03-30T22:55:20Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/40633Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-03-30T22:55:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação continuada do bibliotecário: um prisma multidisciplinar |
title |
A formação continuada do bibliotecário: um prisma multidisciplinar |
spellingShingle |
A formação continuada do bibliotecário: um prisma multidisciplinar Bruna Beltrão Belinato Formação continuada Lato sensu Bibliotecário Biblioteconomia |
title_short |
A formação continuada do bibliotecário: um prisma multidisciplinar |
title_full |
A formação continuada do bibliotecário: um prisma multidisciplinar |
title_fullStr |
A formação continuada do bibliotecário: um prisma multidisciplinar |
title_full_unstemmed |
A formação continuada do bibliotecário: um prisma multidisciplinar |
title_sort |
A formação continuada do bibliotecário: um prisma multidisciplinar |
author |
Bruna Beltrão Belinato |
author_facet |
Bruna Beltrão Belinato Leandro da Conceição Borges Cícera Henrique da Silva Maria Cristina Soares Guimarães |
author_role |
author |
author2 |
Leandro da Conceição Borges Cícera Henrique da Silva Maria Cristina Soares Guimarães |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bruna Beltrão Belinato Leandro da Conceição Borges Cícera Henrique da Silva Maria Cristina Soares Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Lato sensu Bibliotecário Biblioteconomia |
topic |
Formação continuada Lato sensu Bibliotecário Biblioteconomia |
description |
A formação continuada é um dos princípios essenciais para o aprimoramento das carreiras profissionais, principalmente para a atualização profissional. O bibliotecário possui diversas alternativas de qualificação, tendo em vista a sua formação de caráter polissêmico, tais como especializações, mestrados acadêmicos ou profissionais e doutorado uma vez que em qualquer nicho mercadológico, a informação, principal objeto de trabalho do bibliotecário, está inserida. Este trabalho tem como objetivo apresentar a inserção do bibliotecário em um curso lato sensu multidisciplinar, no Rio de Janeiro, durante os anos de 2004 a 2016, e as temáticas utilizadas pelos mesmos para a elaboração dos seus trabalhos de conclusão de curso. A análise documental verificou a relação dos alunos matriculados e os trabalhos de conclusão de curso. Foi realizada uma categorização que buscou sintetizar os principais objetivos presentes nos trabalhos. Foi possível constatar que dos 171 alunos matriculados, 63 são bibliotecários, representando 36,8% do total, e as temáticas utilizadas estão de acordo com as que a área da Biblioteconomia utiliza, alinhadas com as mudanças informacionais presentes na sociedade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2022-03-30T22:55:20Z 2022-03-30T22:55:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
1980-6949 http://hdl.handle.net/1843/40633 |
identifier_str_mv |
1980-6949 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/40633 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1823248191850545152 |