Inventário e Partilha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliana Gouthier Macedo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WMJCM
Resumo: Educação através da arte. Este é o lema de muitas Organizações Não Governamentais (ONGs), que têm como discurso a transformação social. Nestas, a Arte é o eixo de trabalho, valorizada por sua autonomia, seu lado prazeroso e a sua capacidade de despertar interesse nas crianças e jovens. Esta pesquisa discute criticamente como o ensino de arte vem sendo abordado nas ONGs e o lugar da arte/educação na transformação social. O que se percebe é ainda um entendimento precário sobre a atuação deste profissional. Fala-se muito em arte/educador, mas sem vinculá-lo a uma formação específica. Entre artistas, educadores, dirigentes e patrocinadores não há o reconhecimento do arte/educador como um profissional capacitado para atuar em ONGs que têm a arte como foco. Assim, a arte é negligenciada enquanto área de conhecimento e o seu ensino voltado fortemente para a produção, que é a contrapartida oferecida aos patrocinadores. Muitas ONGs, apesar da vontade de acertar, deixam de potencializar a sua ação, limitando a arte ao fazer, sonegando conhecimentos que podem contribuir efetivamente para a percepção crítica da realidade, embarcando assim no processo que Paulo Freire chama de domesticação. Ou seja, há uma redução e, até mesmo, uma inversão no papel destas ONGs que, em nome da arte, muitas vezes distorcem o sentido político de transformação em um processo de adaptação, subestimando o seu potencial na construção de sujeitos críticos e atuantes.
id UFMG_c39ffb52fa2a5e901564b4b43a48546e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-7WMJCM
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Lucia Gouvea PimentelLeoncio Jose Gomes SoaresAna Mae BarbosaJuliana Gouthier Macedo2019-08-11T09:49:37Z2019-08-11T09:49:37Z2008-05-06http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WMJCMEducação através da arte. Este é o lema de muitas Organizações Não Governamentais (ONGs), que têm como discurso a transformação social. Nestas, a Arte é o eixo de trabalho, valorizada por sua autonomia, seu lado prazeroso e a sua capacidade de despertar interesse nas crianças e jovens. Esta pesquisa discute criticamente como o ensino de arte vem sendo abordado nas ONGs e o lugar da arte/educação na transformação social. O que se percebe é ainda um entendimento precário sobre a atuação deste profissional. Fala-se muito em arte/educador, mas sem vinculá-lo a uma formação específica. Entre artistas, educadores, dirigentes e patrocinadores não há o reconhecimento do arte/educador como um profissional capacitado para atuar em ONGs que têm a arte como foco. Assim, a arte é negligenciada enquanto área de conhecimento e o seu ensino voltado fortemente para a produção, que é a contrapartida oferecida aos patrocinadores. Muitas ONGs, apesar da vontade de acertar, deixam de potencializar a sua ação, limitando a arte ao fazer, sonegando conhecimentos que podem contribuir efetivamente para a percepção crítica da realidade, embarcando assim no processo que Paulo Freire chama de domesticação. Ou seja, há uma redução e, até mesmo, uma inversão no papel destas ONGs que, em nome da arte, muitas vezes distorcem o sentido político de transformação em um processo de adaptação, subestimando o seu potencial na construção de sujeitos críticos e atuantes.Education through art. This is the motto of many Non-Governmental Organizations (NGOs), that have social transformation as their discourse. Art is the axis of the work of these NGOs, valued because of its authonomy, its delightfulness and its capacity of attracting the interest of children and youngsters. This research discusses critically the NGOs´ approach to art teaching and the role of art education in social transformation. What one finds is a yet shallow understanding of the role of the art educator. There is too much talk about art educators, but the profession is not linked to a specific educational preparation. Among artists, educators, managers and sponsors, there is no recognition of the art educator as a professional able to work in NGOs that have a focus on art; thus, art education is neglected as a field of knowledge, and its teaching practice is strongly devoted to production which is the balancing item offered to the sponsors. Many NGOs, despite their will of getting it right, refuse to potencialize their action, and limit their vision of art to doing, refraining from developing a knowledge that could in fact contribute to a critical apprehension of reality. In so doing, they join a process that Paulo Freire called domestication. In other words, these NGOs dilute or even invert their role and, in the name of art, many times distort the purpose of political transformation, converting it into an adaptation process, underestimating their potential as contributors to the construction of critical and active actors.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArte Estudo e ensino Aspectos sociaisArte nas Organizações não-governamentais Estudo e ensino DLCEnsino de arte Arteeducação em ONGsTransformação socialInventário e Partilhainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALinvent_rio_e_partilha.pdfapplication/pdf18232829https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7WMJCM/1/invent_rio_e_partilha.pdf5f4724a4b9b57ffe08875c70f3b98d25MD51TEXTinvent_rio_e_partilha.pdf.txtinvent_rio_e_partilha.pdf.txtExtracted texttext/plain230270https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7WMJCM/2/invent_rio_e_partilha.pdf.txt941fa8911059b652c74bcf5d351369a5MD521843/JSSS-7WMJCM2019-11-14 07:36:35.461oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-7WMJCMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:36:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inventário e Partilha
title Inventário e Partilha
spellingShingle Inventário e Partilha
Juliana Gouthier Macedo
Ensino de arte Arte
educação em ONGs
Transformação social
Arte Estudo e ensino Aspectos sociais
Arte nas Organizações não-governamentais Estudo e ensino DLC
title_short Inventário e Partilha
title_full Inventário e Partilha
title_fullStr Inventário e Partilha
title_full_unstemmed Inventário e Partilha
title_sort Inventário e Partilha
author Juliana Gouthier Macedo
author_facet Juliana Gouthier Macedo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lucia Gouvea Pimentel
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Leoncio Jose Gomes Soares
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Mae Barbosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Juliana Gouthier Macedo
contributor_str_mv Lucia Gouvea Pimentel
Leoncio Jose Gomes Soares
Ana Mae Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de arte Arte
educação em ONGs
Transformação social
topic Ensino de arte Arte
educação em ONGs
Transformação social
Arte Estudo e ensino Aspectos sociais
Arte nas Organizações não-governamentais Estudo e ensino DLC
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Arte Estudo e ensino Aspectos sociais
Arte nas Organizações não-governamentais Estudo e ensino DLC
description Educação através da arte. Este é o lema de muitas Organizações Não Governamentais (ONGs), que têm como discurso a transformação social. Nestas, a Arte é o eixo de trabalho, valorizada por sua autonomia, seu lado prazeroso e a sua capacidade de despertar interesse nas crianças e jovens. Esta pesquisa discute criticamente como o ensino de arte vem sendo abordado nas ONGs e o lugar da arte/educação na transformação social. O que se percebe é ainda um entendimento precário sobre a atuação deste profissional. Fala-se muito em arte/educador, mas sem vinculá-lo a uma formação específica. Entre artistas, educadores, dirigentes e patrocinadores não há o reconhecimento do arte/educador como um profissional capacitado para atuar em ONGs que têm a arte como foco. Assim, a arte é negligenciada enquanto área de conhecimento e o seu ensino voltado fortemente para a produção, que é a contrapartida oferecida aos patrocinadores. Muitas ONGs, apesar da vontade de acertar, deixam de potencializar a sua ação, limitando a arte ao fazer, sonegando conhecimentos que podem contribuir efetivamente para a percepção crítica da realidade, embarcando assim no processo que Paulo Freire chama de domesticação. Ou seja, há uma redução e, até mesmo, uma inversão no papel destas ONGs que, em nome da arte, muitas vezes distorcem o sentido político de transformação em um processo de adaptação, subestimando o seu potencial na construção de sujeitos críticos e atuantes.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-05-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T09:49:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T09:49:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WMJCM
url http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WMJCM
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7WMJCM/1/invent_rio_e_partilha.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-7WMJCM/2/invent_rio_e_partilha.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5f4724a4b9b57ffe08875c70f3b98d25
941fa8911059b652c74bcf5d351369a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589576893136896