A epistemologia naturalizada de Quine

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruno Batista Pettersen
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ARBZ-7KAJ4R
Resumo: O objeto desta dissertação é a Epistemologia Naturalizada de Quine. No primeiro capítulo, nós investigamos sua origem dentro da tradição empirista. Examinamos a teoria naturalista de David Hume e a agenda reducionista para a filosofia da ciência de Rudolf Carnap. A epistemologia de Quine emerge da crítica destas posições. O segundo capítulo é um exame detalhado do clássico artigo Epistemologia Naturalizada (1969) de Quine. Nós começamos pela a apresentação da crítica de Quine do conceito de significado empírico, e então mostramos como esta crítica leva Quine a sua própria versão de uma epistemologia empirista. Sua epistemologia naturalizada tem dois pontos fundamentais, ambos reformulados a partir da tradição: (1) naturalismo a epistemologia se torna um capítulo das ciências naturais, tal como a psicologia e (2) uma versão do empirismo na qual a verificação de uma sentença ou uma teoria pode ser feita apenas de um modo holista. O terceiro capítulo tem como foco as críticas ao projeto de Quine. Nós apresentamos quatro críticas, duas próximas de Quine, por Jaegwon Kim e Donald Davidson, e duas de um ponto de vista mais distante, por Laurence Bonjour e Barry Stroud. No final deste capítulo, nós iremos sugerir respostas quineanas a estas críticas.
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