Estrutura de prática e esforço cognitivo: um estudo eletroencefalográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Natalia Lelis Torres
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/EEFF-BB9R2H
Resumo: A maneira como a prática é estruturada influencia na aprendizagem de habilidade motora. Hipóteses explicativas propostas em estudos comportamentais assumem que práticas menos repetitivas, como a prática aleatória, parecem demandar um maior nível de esforço cognitivo quando comparada às práticas mais repetitivas, como a prática constante. Estas hipóteses enfatizam que essa maior exigência se deve ao aumento da demanda por processos de memória. O presente estudo teve como objetivo investigar em uma perspectiva eletrofisiológica se o nível de esforço cognitivo envolvido na prática aleatória é maior que o da prática constante. Participaram do estudo 21 universitários do sexo masculino, destros, inexperientes na tarefa com média de idade de 24,09 ± 4,04 anos. A tarefa consistiu em pressionar uma sequência de teclas em um teclado numérico com tempos absolutos e relativos pré-determinados. Os participantes executaram 60 tentativas na condição constante (somente um tempo absoluto) e 60 na condição aleatória (três tempos absolutos) e tiveram sua atividade elétrica cortical registrada durante todo o tempo da prática por um aparelho de eletroencefalografia (EEG). Duas medidas eletroencefalográficas para avaliação do estado cognitivo foram utilizadas: a) EEG índice de engajamento, que é associada ao processamento sensorial e de recursos de atenção e b) EEG índice de workload, que é associada à carga de memória de trabalho. O desempenho motor foi avaliado pelos erros relativo e absoluto. Testes t de Student e ANOVAsTwo-way foram conduzidos na análise estatística. Os resultados apontam que a prática aleatória induziu um maior esforço cognitivo comparada à prática constante quando analisado o índice de engajamento. Do início para o final da prática, tanto o índice de engajamento quanto o índice de workload diminuíram mais na prática constante do que na prática aleatória. Foi encontrado um maior nível de erros relativos e absolutos na prática aleatória durante a prática da habilidade motora. Os achados mostram que o maior esforço cognitivo exigido na prática aleatória foi devido mais a uma maior exigência de processamento sensorial, abrindo um novo campo de investigação do estudo da estrutura da prática
id UFMG_c467ffaa51114229e8024ab5b568e8c7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/EEFF-BB9R2H
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Guilherme Menezes LageCássio de Miranda Meira JúniorHerbert UgrinowitschNatalia Lelis Torres2019-08-11T22:11:25Z2019-08-11T22:11:25Z2017-02-23http://hdl.handle.net/1843/EEFF-BB9R2HA maneira como a prática é estruturada influencia na aprendizagem de habilidade motora. Hipóteses explicativas propostas em estudos comportamentais assumem que práticas menos repetitivas, como a prática aleatória, parecem demandar um maior nível de esforço cognitivo quando comparada às práticas mais repetitivas, como a prática constante. Estas hipóteses enfatizam que essa maior exigência se deve ao aumento da demanda por processos de memória. O presente estudo teve como objetivo investigar em uma perspectiva eletrofisiológica se o nível de esforço cognitivo envolvido na prática aleatória é maior que o da prática constante. Participaram do estudo 21 universitários do sexo masculino, destros, inexperientes na tarefa com média de idade de 24,09 ± 4,04 anos. A tarefa consistiu em pressionar uma sequência de teclas em um teclado numérico com tempos absolutos e relativos pré-determinados. Os participantes executaram 60 tentativas na condição constante (somente um tempo absoluto) e 60 na condição aleatória (três tempos absolutos) e tiveram sua atividade elétrica cortical registrada durante todo o tempo da prática por um aparelho de eletroencefalografia (EEG). Duas medidas eletroencefalográficas para avaliação do estado cognitivo foram utilizadas: a) EEG índice de engajamento, que é associada ao processamento sensorial e de recursos de atenção e b) EEG índice de workload, que é associada à carga de memória de trabalho. O desempenho motor foi avaliado pelos erros relativo e absoluto. Testes t de Student e ANOVAsTwo-way foram conduzidos na análise estatística. Os resultados apontam que a prática aleatória induziu um maior esforço cognitivo comparada à prática constante quando analisado o índice de engajamento. Do início para o final da prática, tanto o índice de engajamento quanto o índice de workload diminuíram mais na prática constante do que na prática aleatória. Foi encontrado um maior nível de erros relativos e absolutos na prática aleatória durante a prática da habilidade motora. Os achados mostram que o maior esforço cognitivo exigido na prática aleatória foi devido mais a uma maior exigência de processamento sensorial, abrindo um novo campo de investigação do estudo da estrutura da práticaThe way that practice is ordered can influence in motor learning. Explanatory hypotheses proposed in behavioral studies assumed that less repetitive practice schedules, such as random practice, seem to demand greater cognitive effort than more repetitive types of practice organization such as constant and blocked practice. All of these hypotheses emphasize the enhanced demand to memory processes promoted by the less repetitive practice schedules. The present study had as a purpose to investigate if the cognitive effort level involved in random practice schedule is greater than in constant one with an electrophysiological approach. Participated in the study twenty-one undergraduate males, high handed, novice in the task (24,09 ± 4,04 years).The task was consisted in to type a sequence on the numeric keyboard with predetermined relative timing and absolute timing. Participants completed sixty trials in constant practice schedule (only an absolute timing goal) and sixty trials in random practice schedule (three absolute timing goals) and had their cortical electric activity recorded by an electroencephalography (EEG) apparatus throughout practice. Two electroencephalography (EEG) based measures of cognitive states were used: (a) EEG-engagement index, that it is related to sensory processing and attention resources, and (b) EEG-workload indexes, that it is related to working memory load. The motor performance was measure by relative and absolute errors. Students t test and Two-way ANOVAs were conducted on statistics analysis. The results showed that random practice induced greater cognitive effort than constant practice when task engagement was analyzed. Throughout practice, both task engagement and mental workload decreased more in the constant practice condition than in random practice condition. There were greater relative and absolute errors for random practice during the motor skill acquisition. These findings show that the greater cognitive effort demanded by random practice was due to an increased demand for sensory processing opening a novel field of study in practice organizationUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEletroencefalografiaAprendizagem motoraCapacidade motoraEletroencefalografiaEstrutura de práticaAprendizagem motoraEstrutura de prática e esforço cognitivo: um estudo eletroencefalográficoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_nat_lia_lelis_torres.pdfapplication/pdf1436945https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BB9R2H/1/disserta__o_nat_lia_lelis_torres.pdfc8c0b413214b38670f39ac62468bd542MD51TEXTdisserta__o_nat_lia_lelis_torres.pdf.txtdisserta__o_nat_lia_lelis_torres.pdf.txtExtracted texttext/plain132256https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BB9R2H/2/disserta__o_nat_lia_lelis_torres.pdf.txt32b0bb7914b69ddb67a0863d1951856eMD521843/EEFF-BB9R2H2019-11-14 10:00:06.575oai:repositorio.ufmg.br:1843/EEFF-BB9R2HRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:00:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estrutura de prática e esforço cognitivo: um estudo eletroencefalográfico
title Estrutura de prática e esforço cognitivo: um estudo eletroencefalográfico
spellingShingle Estrutura de prática e esforço cognitivo: um estudo eletroencefalográfico
Natalia Lelis Torres
Eletroencefalografia
Estrutura de prática
Aprendizagem motora
Eletroencefalografia
Aprendizagem motora
Capacidade motora
title_short Estrutura de prática e esforço cognitivo: um estudo eletroencefalográfico
title_full Estrutura de prática e esforço cognitivo: um estudo eletroencefalográfico
title_fullStr Estrutura de prática e esforço cognitivo: um estudo eletroencefalográfico
title_full_unstemmed Estrutura de prática e esforço cognitivo: um estudo eletroencefalográfico
title_sort Estrutura de prática e esforço cognitivo: um estudo eletroencefalográfico
author Natalia Lelis Torres
author_facet Natalia Lelis Torres
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guilherme Menezes Lage
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cássio de Miranda Meira Júnior
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Herbert Ugrinowitsch
dc.contributor.author.fl_str_mv Natalia Lelis Torres
contributor_str_mv Guilherme Menezes Lage
Cássio de Miranda Meira Júnior
Herbert Ugrinowitsch
dc.subject.por.fl_str_mv Eletroencefalografia
Estrutura de prática
Aprendizagem motora
topic Eletroencefalografia
Estrutura de prática
Aprendizagem motora
Eletroencefalografia
Aprendizagem motora
Capacidade motora
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Eletroencefalografia
Aprendizagem motora
Capacidade motora
description A maneira como a prática é estruturada influencia na aprendizagem de habilidade motora. Hipóteses explicativas propostas em estudos comportamentais assumem que práticas menos repetitivas, como a prática aleatória, parecem demandar um maior nível de esforço cognitivo quando comparada às práticas mais repetitivas, como a prática constante. Estas hipóteses enfatizam que essa maior exigência se deve ao aumento da demanda por processos de memória. O presente estudo teve como objetivo investigar em uma perspectiva eletrofisiológica se o nível de esforço cognitivo envolvido na prática aleatória é maior que o da prática constante. Participaram do estudo 21 universitários do sexo masculino, destros, inexperientes na tarefa com média de idade de 24,09 ± 4,04 anos. A tarefa consistiu em pressionar uma sequência de teclas em um teclado numérico com tempos absolutos e relativos pré-determinados. Os participantes executaram 60 tentativas na condição constante (somente um tempo absoluto) e 60 na condição aleatória (três tempos absolutos) e tiveram sua atividade elétrica cortical registrada durante todo o tempo da prática por um aparelho de eletroencefalografia (EEG). Duas medidas eletroencefalográficas para avaliação do estado cognitivo foram utilizadas: a) EEG índice de engajamento, que é associada ao processamento sensorial e de recursos de atenção e b) EEG índice de workload, que é associada à carga de memória de trabalho. O desempenho motor foi avaliado pelos erros relativo e absoluto. Testes t de Student e ANOVAsTwo-way foram conduzidos na análise estatística. Os resultados apontam que a prática aleatória induziu um maior esforço cognitivo comparada à prática constante quando analisado o índice de engajamento. Do início para o final da prática, tanto o índice de engajamento quanto o índice de workload diminuíram mais na prática constante do que na prática aleatória. Foi encontrado um maior nível de erros relativos e absolutos na prática aleatória durante a prática da habilidade motora. Os achados mostram que o maior esforço cognitivo exigido na prática aleatória foi devido mais a uma maior exigência de processamento sensorial, abrindo um novo campo de investigação do estudo da estrutura da prática
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T22:11:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T22:11:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/EEFF-BB9R2H
url http://hdl.handle.net/1843/EEFF-BB9R2H
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BB9R2H/1/disserta__o_nat_lia_lelis_torres.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EEFF-BB9R2H/2/disserta__o_nat_lia_lelis_torres.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c8c0b413214b38670f39ac62468bd542
32b0bb7914b69ddb67a0863d1951856e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589389802012672