spelling |
Ana Paula da Silva RodriguesJoyce Rodrigues Silva GoncalvesErivelton Giovani Ramos2019-08-13T12:50:13Z2019-08-13T12:50:13Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQK9AEste trabalho busca subsídios teóricos e práticos para uma melhor organização do Grêmio Estudantil da E. E. José Bonifácio, Poço Fundo, MG. A pesquisa toma como parâmetro bibliografias referentes à construção de uma Gestão Democrática, o Projeto Político Pedagógico da escola (PPP) e também na experiência da reformulação do Grêmio Estudantil ocorrido no último bimestre do ano letivo de 2014. O resultado da pesquisa demonstrou que o processo de criação do grêmio estudantil na escola, desde a campanha até a eleição, foi feita de forma apressada, contribuindo para o esvaziamento do propósito inicial que era ampliar a participação estudantil e reforçar valores como cidadania, emponderamento e democracia. Faltaram diálogos e preparo dos estudantes, bem como o apoio necessário por parte de equipe gestora e educadores para aprimorar tais conhecimentos. Esta pesquisa também concluiu que o meio mais rápido e eficaz de enfrentar este problema é iniciar o novo ano, reunindo os estudantes eleitos para representar a diretoria gremista e discutir com eles um planejamento que os qualifique melhor para empenhar tão importante papel na sua escola. Será necessário dotá-los de informações e requisitos para construírem um grupo que seja capaz de mudar a realidade da escola. Por fim foram sugeridas práticas democráticas necessárias e sugestões de atividades, tomando sempre a precaução de não ferir a autonomia do Grêmio Estudantil.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGParticipação estudantil na educaçãoEscolas Gestão democráticaEnsino fundamentalEscolas Organização e administraçãoGrêmio EstudantilEducaçãoGestão DemocráticaEscolaGrêmio estudantil: implementação de um modelo de gestão participativa em escola de nível fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALerivelton.pdfapplication/pdf357412https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQK9A/1/erivelton.pdf092d9368c5016777fb0b282043e3ef1eMD51TEXTerivelton.pdf.txterivelton.pdf.txtExtracted texttext/plain98461https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQK9A/2/erivelton.pdf.txt77e7f3fbf27cc97667e298cb28f9fdfcMD521843/BUBD-9WQK9A2019-11-14 23:01:44.202oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WQK9ARepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T02:01:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|