A experiência da ouvidoria em um Centro de Atenção Psicossocial álcool/drogas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marina Nolli Bittencourt
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Diúlia Cristina Pantoja de Oliveira, Ruan Patrick de Oliveira Souza, José Luís da Cunha Pena, Paulo Victor Das Neves Pantoja, Maria Odete Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0924
http://hdl.handle.net/1843/64724
https://orcid.org/0000-0002-2561-6042
Resumo: Objetivo: O objetivo do estudo foi analisar as críticas, elogios e sugestões dos usuários, familiares e trabalhadores, colocadas na Ouvidoria de um Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras drogas (CAPS ad). Método: Estudo realizado no CAPS ad de Macapá-AP no período de agosto a dezembro de 2016, por meio da análise temática de conteúdo das fichas depositadas na ouvidoria, recém implantada no serviço, contendo críticas, elogios e sugestões de usuários, familiares, e trabalhadores do CAPS ad. Resultados: Observou-se a insatisfação com a infraestrutura do CAPS ad, e com as relações construídas entre usuários e profissionais, além disso, foram apresentadas sugestões de oficinas, e de melhora na construção do Projeto Terapêutico Singular. Considerações finais: Conclui-se sobre a necessidade de a equipe multidisciplinar colocar em prática a real atenção psicossocial no serviço, e que a gestão auxilie na melhora do local do serviço, e na proposição de capacitações à essa equipe.
id UFMG_c540f26a9f7a185adcd36154fd9bc95e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/64724
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2024-02-26T17:56:31Z2024-02-26T17:56:31Z201871524212428https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-09241984-0446http://hdl.handle.net/1843/64724https://orcid.org/0000-0002-2561-6042Objetivo: O objetivo do estudo foi analisar as críticas, elogios e sugestões dos usuários, familiares e trabalhadores, colocadas na Ouvidoria de um Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras drogas (CAPS ad). Método: Estudo realizado no CAPS ad de Macapá-AP no período de agosto a dezembro de 2016, por meio da análise temática de conteúdo das fichas depositadas na ouvidoria, recém implantada no serviço, contendo críticas, elogios e sugestões de usuários, familiares, e trabalhadores do CAPS ad. Resultados: Observou-se a insatisfação com a infraestrutura do CAPS ad, e com as relações construídas entre usuários e profissionais, além disso, foram apresentadas sugestões de oficinas, e de melhora na construção do Projeto Terapêutico Singular. Considerações finais: Conclui-se sobre a necessidade de a equipe multidisciplinar colocar em prática a real atenção psicossocial no serviço, e que a gestão auxilie na melhora do local do serviço, e na proposição de capacitações à essa equipe.Objective: The objective of the study was to analyze criticisms, compliments and suggestions of users, family and workers, placed in an Ombudsman of a Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (Psychosocial Care Centers for Alcohol and Other Drugs - CAPS ad). Method: A study carried out in the CAPS ad of Macapá-AP from August to December 2016, through the thematic content analysis of the files deposited in the ombudsman, recently introduced in the service, containing criticisms, compliments and suggestions from users, family members, and CAPS ad. Results: It was observed the dissatisfaction with the infrastructure of the CAPS ad, and with the relationships built between users and professionals, in addition, suggestions were given of workshops, and improvement in the development of the Projeto Terapêutico Singular (freely translated as Unique Therapeutic Project). Final considerations: It is concluded that the multidisciplinary team needs to put in practice the real psychosocial care in the service, and that the management helps in the improvement of the service’s place, and in the proposal of qualifications to this team.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM APLICADARevista brasileira de enfermagemDefesa do pacienteCentros de tratamento de abuso de substânciasServiços de saúde mentalAlcoolismoTranstornos relacionados ao uso de substânciasDefesa do pacienteCentros de tratamento de abuso de substânciasServiços de saúde mentalAlcoolismoTranstornos relacionados ao uso de substânciasA experiência da ouvidoria em um Centro de Atenção Psicossocial álcool/drogasOmbudsman’s experience in Psychosocial Care Centers for alcohol/drugsLa experiencia de la audiencia en un Centro de Atención Psicosocial alcohol/drogasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://www.scielo.br/j/reben/a/qz36QPThGDqqqDmCqWC7kNq/?lang=pt#Marina Nolli BittencourtDiúlia Cristina Pantoja de OliveiraRuan Patrick de Oliveira SouzaJosé Luís da Cunha PenaPaulo Victor Das Neves PantojaMaria Odete Pereiraapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/64724/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALA experiência da ouvidoria em um Centro de Atenção Psicossocial álcool_drogas.pdfA experiência da ouvidoria em um Centro de Atenção Psicossocial álcool_drogas.pdfapplication/pdf168601https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/64724/2/A%20experi%c3%aancia%20da%20ouvidoria%20em%20um%20Centro%20de%20Aten%c3%a7%c3%a3o%20Psicossocial%20%c3%a1lcool_drogas.pdff60b2b7dbf626c80184201eac1d4a00cMD521843/647242024-02-26 14:56:31.454oai:repositorio.ufmg.br:1843/64724TElDRU7vv71BIERFIERJU1RSSUJVSe+/ve+/vU8gTu+/vU8tRVhDTFVTSVZBIERPIFJFUE9TSVTvv71SSU8gSU5TVElUVUNJT05BTCBEQSBVRk1HCiAKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50Ye+/ve+/vW8gZGVzdGEgbGljZW7vv71hLCB2b2Pvv70gKG8gYXV0b3IgKGVzKSBvdSBvIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKSBjb25jZWRlIGFvIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbu+/vW8gZXhjbHVzaXZvIGUgaXJyZXZvZ++/vXZlbCBkZSByZXByb2R1emlyIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBwb3IgdG9kbyBvIG11bmRvIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZSBlbGV0cu+/vW5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8gb3MgZm9ybWF0b3Mg77+9dWRpbyBvdSB277+9ZGVvLgoKVm9j77+9IGRlY2xhcmEgcXVlIGNvbmhlY2UgYSBwb2zvv710aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2Pvv70gY29uY29yZGEgcXVlIG8gUmVwb3NpdO+/vXJpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250Ze+/vWRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byBwYXJhIGZpbnMgZGUgcHJlc2VydmHvv73vv71vLgoKVm9j77+9IHRhbWLvv71tIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPvv71waWEgZGUgc3VhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFu77+9YSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZh77+977+9by4KClZvY++/vSBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byDvv70gb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9j77+9IHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vu77+9YS4gVm9j77+9IHRhbWLvv71tIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVw77+9c2l0byBkZSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8gbu+/vW8sIHF1ZSBzZWphIGRlIHNldSBjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd177+9bS4KCkNhc28gYSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY++/vSBu77+9byBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2Pvv70gZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc++/vW8gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBSZXBvc2l077+9cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7vv71hLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3Tvv70gY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBubyBjb250Ze+/vWRvIGRhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0Hvv73vv71PIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ++/vU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfvv71OQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0Pvv70gREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklT77+9TyBDT01PIFRBTULvv71NIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0Hvv73vv71FUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKTyBSZXBvc2l077+9cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNh77+977+9bywgZSBu77+9byBmYXLvv70gcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJh77+977+9bywgYWzvv71tIGRhcXVlbGFzIGNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7vv71hLgo=Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2024-02-26T17:56:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A experiência da ouvidoria em um Centro de Atenção Psicossocial álcool/drogas
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Ombudsman’s experience in Psychosocial Care Centers for alcohol/drugs
La experiencia de la audiencia en un Centro de Atención Psicosocial alcohol/drogas
title A experiência da ouvidoria em um Centro de Atenção Psicossocial álcool/drogas
spellingShingle A experiência da ouvidoria em um Centro de Atenção Psicossocial álcool/drogas
Marina Nolli Bittencourt
Defesa do paciente
Centros de tratamento de abuso de substâncias
Serviços de saúde mental
Alcoolismo
Transtornos relacionados ao uso de substâncias
Defesa do paciente
Centros de tratamento de abuso de substâncias
Serviços de saúde mental
Alcoolismo
Transtornos relacionados ao uso de substâncias
title_short A experiência da ouvidoria em um Centro de Atenção Psicossocial álcool/drogas
title_full A experiência da ouvidoria em um Centro de Atenção Psicossocial álcool/drogas
title_fullStr A experiência da ouvidoria em um Centro de Atenção Psicossocial álcool/drogas
title_full_unstemmed A experiência da ouvidoria em um Centro de Atenção Psicossocial álcool/drogas
title_sort A experiência da ouvidoria em um Centro de Atenção Psicossocial álcool/drogas
author Marina Nolli Bittencourt
author_facet Marina Nolli Bittencourt
Diúlia Cristina Pantoja de Oliveira
Ruan Patrick de Oliveira Souza
José Luís da Cunha Pena
Paulo Victor Das Neves Pantoja
Maria Odete Pereira
author_role author
author2 Diúlia Cristina Pantoja de Oliveira
Ruan Patrick de Oliveira Souza
José Luís da Cunha Pena
Paulo Victor Das Neves Pantoja
Maria Odete Pereira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marina Nolli Bittencourt
Diúlia Cristina Pantoja de Oliveira
Ruan Patrick de Oliveira Souza
José Luís da Cunha Pena
Paulo Victor Das Neves Pantoja
Maria Odete Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Defesa do paciente
Centros de tratamento de abuso de substâncias
Serviços de saúde mental
Alcoolismo
Transtornos relacionados ao uso de substâncias
topic Defesa do paciente
Centros de tratamento de abuso de substâncias
Serviços de saúde mental
Alcoolismo
Transtornos relacionados ao uso de substâncias
Defesa do paciente
Centros de tratamento de abuso de substâncias
Serviços de saúde mental
Alcoolismo
Transtornos relacionados ao uso de substâncias
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Defesa do paciente
Centros de tratamento de abuso de substâncias
Serviços de saúde mental
Alcoolismo
Transtornos relacionados ao uso de substâncias
description Objetivo: O objetivo do estudo foi analisar as críticas, elogios e sugestões dos usuários, familiares e trabalhadores, colocadas na Ouvidoria de um Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras drogas (CAPS ad). Método: Estudo realizado no CAPS ad de Macapá-AP no período de agosto a dezembro de 2016, por meio da análise temática de conteúdo das fichas depositadas na ouvidoria, recém implantada no serviço, contendo críticas, elogios e sugestões de usuários, familiares, e trabalhadores do CAPS ad. Resultados: Observou-se a insatisfação com a infraestrutura do CAPS ad, e com as relações construídas entre usuários e profissionais, além disso, foram apresentadas sugestões de oficinas, e de melhora na construção do Projeto Terapêutico Singular. Considerações finais: Conclui-se sobre a necessidade de a equipe multidisciplinar colocar em prática a real atenção psicossocial no serviço, e que a gestão auxilie na melhora do local do serviço, e na proposição de capacitações à essa equipe.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-26T17:56:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-26T17:56:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/64724
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0924
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1984-0446
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-2561-6042
url https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0924
http://hdl.handle.net/1843/64724
https://orcid.org/0000-0002-2561-6042
identifier_str_mv 1984-0446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de enfermagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM APLICADA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/64724/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/64724/2/A%20experi%c3%aancia%20da%20ouvidoria%20em%20um%20Centro%20de%20Aten%c3%a7%c3%a3o%20Psicossocial%20%c3%a1lcool_drogas.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
f60b2b7dbf626c80184201eac1d4a00c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589485305266176