A experiência da ouvidoria em um Centro de Atenção Psicossocial álcool/drogas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0924 http://hdl.handle.net/1843/64724 https://orcid.org/0000-0002-2561-6042 |
Resumo: | Objetivo: O objetivo do estudo foi analisar as críticas, elogios e sugestões dos usuários, familiares e trabalhadores, colocadas na Ouvidoria de um Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras drogas (CAPS ad). Método: Estudo realizado no CAPS ad de Macapá-AP no período de agosto a dezembro de 2016, por meio da análise temática de conteúdo das fichas depositadas na ouvidoria, recém implantada no serviço, contendo críticas, elogios e sugestões de usuários, familiares, e trabalhadores do CAPS ad. Resultados: Observou-se a insatisfação com a infraestrutura do CAPS ad, e com as relações construídas entre usuários e profissionais, além disso, foram apresentadas sugestões de oficinas, e de melhora na construção do Projeto Terapêutico Singular. Considerações finais: Conclui-se sobre a necessidade de a equipe multidisciplinar colocar em prática a real atenção psicossocial no serviço, e que a gestão auxilie na melhora do local do serviço, e na proposição de capacitações à essa equipe. |
id |
UFMG_c540f26a9f7a185adcd36154fd9bc95e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/64724 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2024-02-26T17:56:31Z2024-02-26T17:56:31Z201871524212428https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-09241984-0446http://hdl.handle.net/1843/64724https://orcid.org/0000-0002-2561-6042Objetivo: O objetivo do estudo foi analisar as críticas, elogios e sugestões dos usuários, familiares e trabalhadores, colocadas na Ouvidoria de um Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras drogas (CAPS ad). Método: Estudo realizado no CAPS ad de Macapá-AP no período de agosto a dezembro de 2016, por meio da análise temática de conteúdo das fichas depositadas na ouvidoria, recém implantada no serviço, contendo críticas, elogios e sugestões de usuários, familiares, e trabalhadores do CAPS ad. Resultados: Observou-se a insatisfação com a infraestrutura do CAPS ad, e com as relações construídas entre usuários e profissionais, além disso, foram apresentadas sugestões de oficinas, e de melhora na construção do Projeto Terapêutico Singular. Considerações finais: Conclui-se sobre a necessidade de a equipe multidisciplinar colocar em prática a real atenção psicossocial no serviço, e que a gestão auxilie na melhora do local do serviço, e na proposição de capacitações à essa equipe.Objective: The objective of the study was to analyze criticisms, compliments and suggestions of users, family and workers, placed in an Ombudsman of a Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (Psychosocial Care Centers for Alcohol and Other Drugs - CAPS ad). Method: A study carried out in the CAPS ad of Macapá-AP from August to December 2016, through the thematic content analysis of the files deposited in the ombudsman, recently introduced in the service, containing criticisms, compliments and suggestions from users, family members, and CAPS ad. Results: It was observed the dissatisfaction with the infrastructure of the CAPS ad, and with the relationships built between users and professionals, in addition, suggestions were given of workshops, and improvement in the development of the Projeto Terapêutico Singular (freely translated as Unique Therapeutic Project). Final considerations: It is concluded that the multidisciplinary team needs to put in practice the real psychosocial care in the service, and that the management helps in the improvement of the service’s place, and in the proposal of qualifications to this team.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM APLICADARevista brasileira de enfermagemDefesa do pacienteCentros de tratamento de abuso de substânciasServiços de saúde mentalAlcoolismoTranstornos relacionados ao uso de substânciasDefesa do pacienteCentros de tratamento de abuso de substânciasServiços de saúde mentalAlcoolismoTranstornos relacionados ao uso de substânciasA experiência da ouvidoria em um Centro de Atenção Psicossocial álcool/drogasOmbudsman’s experience in Psychosocial Care Centers for alcohol/drugsLa experiencia de la audiencia en un Centro de Atención Psicosocial alcohol/drogasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://www.scielo.br/j/reben/a/qz36QPThGDqqqDmCqWC7kNq/?lang=pt#Marina Nolli BittencourtDiúlia Cristina Pantoja de OliveiraRuan Patrick de Oliveira SouzaJosé Luís da Cunha PenaPaulo Victor Das Neves PantojaMaria Odete Pereiraapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/64724/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALA experiência da ouvidoria em um Centro de Atenção Psicossocial álcool_drogas.pdfA experiência da ouvidoria em um Centro de Atenção Psicossocial álcool_drogas.pdfapplication/pdf168601https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/64724/2/A%20experi%c3%aancia%20da%20ouvidoria%20em%20um%20Centro%20de%20Aten%c3%a7%c3%a3o%20Psicossocial%20%c3%a1lcool_drogas.pdff60b2b7dbf626c80184201eac1d4a00cMD521843/647242024-02-26 14:56:31.454oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2024-02-26T17:56:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A experiência da ouvidoria em um Centro de Atenção Psicossocial álcool/drogas |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Ombudsman’s experience in Psychosocial Care Centers for alcohol/drugs La experiencia de la audiencia en un Centro de Atención Psicosocial alcohol/drogas |
title |
A experiência da ouvidoria em um Centro de Atenção Psicossocial álcool/drogas |
spellingShingle |
A experiência da ouvidoria em um Centro de Atenção Psicossocial álcool/drogas Marina Nolli Bittencourt Defesa do paciente Centros de tratamento de abuso de substâncias Serviços de saúde mental Alcoolismo Transtornos relacionados ao uso de substâncias Defesa do paciente Centros de tratamento de abuso de substâncias Serviços de saúde mental Alcoolismo Transtornos relacionados ao uso de substâncias |
title_short |
A experiência da ouvidoria em um Centro de Atenção Psicossocial álcool/drogas |
title_full |
A experiência da ouvidoria em um Centro de Atenção Psicossocial álcool/drogas |
title_fullStr |
A experiência da ouvidoria em um Centro de Atenção Psicossocial álcool/drogas |
title_full_unstemmed |
A experiência da ouvidoria em um Centro de Atenção Psicossocial álcool/drogas |
title_sort |
A experiência da ouvidoria em um Centro de Atenção Psicossocial álcool/drogas |
author |
Marina Nolli Bittencourt |
author_facet |
Marina Nolli Bittencourt Diúlia Cristina Pantoja de Oliveira Ruan Patrick de Oliveira Souza José Luís da Cunha Pena Paulo Victor Das Neves Pantoja Maria Odete Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Diúlia Cristina Pantoja de Oliveira Ruan Patrick de Oliveira Souza José Luís da Cunha Pena Paulo Victor Das Neves Pantoja Maria Odete Pereira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marina Nolli Bittencourt Diúlia Cristina Pantoja de Oliveira Ruan Patrick de Oliveira Souza José Luís da Cunha Pena Paulo Victor Das Neves Pantoja Maria Odete Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Defesa do paciente Centros de tratamento de abuso de substâncias Serviços de saúde mental Alcoolismo Transtornos relacionados ao uso de substâncias |
topic |
Defesa do paciente Centros de tratamento de abuso de substâncias Serviços de saúde mental Alcoolismo Transtornos relacionados ao uso de substâncias Defesa do paciente Centros de tratamento de abuso de substâncias Serviços de saúde mental Alcoolismo Transtornos relacionados ao uso de substâncias |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Defesa do paciente Centros de tratamento de abuso de substâncias Serviços de saúde mental Alcoolismo Transtornos relacionados ao uso de substâncias |
description |
Objetivo: O objetivo do estudo foi analisar as críticas, elogios e sugestões dos usuários, familiares e trabalhadores, colocadas na Ouvidoria de um Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras drogas (CAPS ad). Método: Estudo realizado no CAPS ad de Macapá-AP no período de agosto a dezembro de 2016, por meio da análise temática de conteúdo das fichas depositadas na ouvidoria, recém implantada no serviço, contendo críticas, elogios e sugestões de usuários, familiares, e trabalhadores do CAPS ad. Resultados: Observou-se a insatisfação com a infraestrutura do CAPS ad, e com as relações construídas entre usuários e profissionais, além disso, foram apresentadas sugestões de oficinas, e de melhora na construção do Projeto Terapêutico Singular. Considerações finais: Conclui-se sobre a necessidade de a equipe multidisciplinar colocar em prática a real atenção psicossocial no serviço, e que a gestão auxilie na melhora do local do serviço, e na proposição de capacitações à essa equipe. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-26T17:56:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-02-26T17:56:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/64724 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0924 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1984-0446 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-2561-6042 |
url |
https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0924 http://hdl.handle.net/1843/64724 https://orcid.org/0000-0002-2561-6042 |
identifier_str_mv |
1984-0446 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de enfermagem |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM APLICADA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/64724/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/64724/2/A%20experi%c3%aancia%20da%20ouvidoria%20em%20um%20Centro%20de%20Aten%c3%a7%c3%a3o%20Psicossocial%20%c3%a1lcool_drogas.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 f60b2b7dbf626c80184201eac1d4a00c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589485305266176 |