Cultura, midiatização e legitimidade cultural : processos de visibilidade e legitimação das práticas culturais dos moradores de regiões consideradas periféricas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Denise Figueiredo Barros do Prado
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/49216
Resumo: Esta tese empreendeu uma análise do projeto Central da Periferia, composto por dois formatos televisivos, o Minha Periferia e os shows Central da Periferia, transmitidos pela Rede Globo, em 2006, e apresentados por Regina Casé. Essas emissões visavam apresentar a vida cotidiana e produção cultural emergente nas regiões visitadas. Nessa pesquisa, visamos compreender como as práticas culturais dos moradores de regiões consideradas periféricas são tratadas no projeto Central da Periferia, que tipo de valor é atribuído a essas práticas e quais são os critérios de valorização que alicerçam a legitimidade e singularidade dessas práticas na interação dos seus praticantes. Para isso, realizamos dois tipos de análise: análise contextual e análise interacional. Na primeira, apreendemos o contexto de exibição dos programas a partir do que foi publicado na mídia sobre eles e apreendemos, através da revisão bibliográfica, os modos de representação associados às chamadas periferias e seus moradores, bem como ao lugar conferido às suas práticas culturais. Na análise interacional, tomamos como corpus 16 emissões do Minha Periferia e quatro shows Central da Periferia. Extraímos dessas emissões o tratamento dado aos temas relevantes localmente, o posicionamento social dos interlocutores, as disputas pela reconfiguração de seu lugar social, a construção do lugar das práticas emergentes no cenário cultural contemporâneo, as relações traçadas entre essas práticas e as demais práticas culturais, os argumentos elencados para conferir valor a tais práticas e o modo como a apresentadora Regina Casé articula e organiza a situação comunicativa. Os conceitos chave dessa pesquisa se referem às formas de representação social dos grupos apresentados, às construções discursivas que participam do posicionamento social desses indivíduos e aos recentes debates sobre o lugar das suas práticas culturais populares. No tratamento das práticas culturais, resgatamos a discussão dos Estudos Culturais ingleses sobre o conceito de cultura e o caráter social dos processos de atribuição de valor. Sobre os processos de classificação e valorização das práticas culturais, recuperamos a teoria da legitimidade cultural produzida por Pierre Bourdieu e damos destaque aos recentes desdobramentos, releituras e críticas feitas a ela. Essas revisões nos apontam para o surgimento de uma heterogeneidade de ordens de legitimidade. Nesse quadro, reconhece-se o panorama cultural contemporâneo como plural e diversificado e se vislumbra o surgimento de novos critérios de valorização das práticas culturais. Associado a esse contexto, pontuamos que a sociedade hodierna se vê afetada de maneira diversa pela presença da mídia para além do nível técnico, atingindo as formas de relação interacional e inscrevendo a visibilidade midiática como salutar na conformação das questões e embates contemporâneos. Nesse quadro, reconhecemos a importância da mídia como participante dos processos de visibilidade e valorização das práticas culturais e também como foro onde se inscrevem debates e reivindicações dos grupos sociais. Em nossa análise, encontramos ressonância tanto desse cenário de instabilidades das autoridades e demandas por reformulações do lugar social de determinados grupos, quanto vemos as práticas culturais emergirem como importantes elementos expressivos de sua época e suas perspectivas.
id UFMG_c573ed15559a7a695e96fc5c4a808442
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/49216
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Vera Regina Veiga Françahttp://lattes.cnpq.br/9362500927938573Márcio GonçalvesSabine Chalvon-DemersayJuarez DayrellLiv SovikRegina Helena Alves da Silvahttp://lattes.cnpq.br/1304113577874377Denise Figueiredo Barros do Prado2023-01-30T02:05:42Z2023-01-30T02:05:42Z2012-10-16http://hdl.handle.net/1843/49216Esta tese empreendeu uma análise do projeto Central da Periferia, composto por dois formatos televisivos, o Minha Periferia e os shows Central da Periferia, transmitidos pela Rede Globo, em 2006, e apresentados por Regina Casé. Essas emissões visavam apresentar a vida cotidiana e produção cultural emergente nas regiões visitadas. Nessa pesquisa, visamos compreender como as práticas culturais dos moradores de regiões consideradas periféricas são tratadas no projeto Central da Periferia, que tipo de valor é atribuído a essas práticas e quais são os critérios de valorização que alicerçam a legitimidade e singularidade dessas práticas na interação dos seus praticantes. Para isso, realizamos dois tipos de análise: análise contextual e análise interacional. Na primeira, apreendemos o contexto de exibição dos programas a partir do que foi publicado na mídia sobre eles e apreendemos, através da revisão bibliográfica, os modos de representação associados às chamadas periferias e seus moradores, bem como ao lugar conferido às suas práticas culturais. Na análise interacional, tomamos como corpus 16 emissões do Minha Periferia e quatro shows Central da Periferia. Extraímos dessas emissões o tratamento dado aos temas relevantes localmente, o posicionamento social dos interlocutores, as disputas pela reconfiguração de seu lugar social, a construção do lugar das práticas emergentes no cenário cultural contemporâneo, as relações traçadas entre essas práticas e as demais práticas culturais, os argumentos elencados para conferir valor a tais práticas e o modo como a apresentadora Regina Casé articula e organiza a situação comunicativa. Os conceitos chave dessa pesquisa se referem às formas de representação social dos grupos apresentados, às construções discursivas que participam do posicionamento social desses indivíduos e aos recentes debates sobre o lugar das suas práticas culturais populares. No tratamento das práticas culturais, resgatamos a discussão dos Estudos Culturais ingleses sobre o conceito de cultura e o caráter social dos processos de atribuição de valor. Sobre os processos de classificação e valorização das práticas culturais, recuperamos a teoria da legitimidade cultural produzida por Pierre Bourdieu e damos destaque aos recentes desdobramentos, releituras e críticas feitas a ela. Essas revisões nos apontam para o surgimento de uma heterogeneidade de ordens de legitimidade. Nesse quadro, reconhece-se o panorama cultural contemporâneo como plural e diversificado e se vislumbra o surgimento de novos critérios de valorização das práticas culturais. Associado a esse contexto, pontuamos que a sociedade hodierna se vê afetada de maneira diversa pela presença da mídia para além do nível técnico, atingindo as formas de relação interacional e inscrevendo a visibilidade midiática como salutar na conformação das questões e embates contemporâneos. Nesse quadro, reconhecemos a importância da mídia como participante dos processos de visibilidade e valorização das práticas culturais e também como foro onde se inscrevem debates e reivindicações dos grupos sociais. Em nossa análise, encontramos ressonância tanto desse cenário de instabilidades das autoridades e demandas por reformulações do lugar social de determinados grupos, quanto vemos as práticas culturais emergirem como importantes elementos expressivos de sua época e suas perspectivas.This thesis undertook an analysis of Central da Periferia (Periphery Central) project, composed of two TV formats, Minha Periferia (My Periphery) and Central da Periferia (Periphery Central) shows, broadcasted by TV Globo in 2006 and presented by Regina Case. These shows were intended to present the daily life and emerging cultural production in the visited regions. In this research, we aim to understand how cultural practices of peripheral regions residents are discussed in the Central da Periferia project, what kind of value is attributed to these practices and what are the valorization criteria that underpin the legitimacy and uniqueness of these practices in its practitioners’ interaction. To do this, we performed two types of analysis: the contextual analysis and the interactional analysis. At first, we apprehend the program context from the media publications about them and we apprehend, through literature reviews, the representation modes associated with the so-called peripheries and their residents, as well as the place given to their cultural practices. In the interactional analysis, we take as corpus 16 emissions of Minha Periferia and 4 shows of Central da Periferia. We extract from these emissions the treatment of locally relevant issues, the interlocutors’ social positioning, the disputes for their social place reconfiguration, the construction of the place of emerging practices in the contemporary cultural scene, the relationships between these practices and other cultural practices, the arguments listed to give value to these practices and how the presenter Regina Case articulates and organizes the communicative situation. The key concepts of this research refers to the representation forms of the presented social groups, the discursive constructions that participate in the social positioning of these individuals and to recent debates about the place of their popular cultural practices. In the treatment of cultural practices, we rescued the British Cultural Studies discussion about the culture concept and the social character of the value assignment processes. About the classification processes and the cultural practices valuation, we recover the theory of cultural legitimacy produced by Pierre Bourdieu and we highlight its recent developments, readings and critiques. These revisions point to the appearance of a heterogeneity of legitimacy orders. In this context, we recognize the contemporary cultural scene as plural and diversified and we glimpse the emergence of new valorization criteria of cultural practices. Associated with this background, we point that society today, beyond technical questions, is affected in different ways by the media presence, reaching the interaction relationship forms and subscribing the media visibility as useful in shaping the contemporary issues and conflicts. In this respect, we recognize the media importance as participant in the visibility and valorization processes of cultural practices and also as a forum where claims and debates of social groups are acknowledged. In our analysis, we found resonance in both this instable scenario of authorities and the reformulation demands of the social place of certain groups, as we see cultural practices emerging as important elements of its time and of its prospects.FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALPrograma Institucional de Internacionalização – CAPES - PrIntComunicação - TesesComunicação de massa - TesesRepresentações sociais - TesesCultura - TesesCentral de Periferia (Programa de televisão) - Teses.Representações sociaisCulturaMidiatizaçãoTeoria da Legitimidade CulturalPráticas culturaisCritérios de valorização culturalCentral da PeriferiaCultura, midiatização e legitimidade cultural : processos de visibilidade e legitimação das práticas culturais dos moradores de regiões consideradas periféricas no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTESE FINAL versao DEPOSITO BIBLIOTECA.pdfTESE FINAL versao DEPOSITO BIBLIOTECA.pdfapplication/pdf2256917https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49216/1/TESE%20FINAL%20versao%20DEPOSITO%20BIBLIOTECA.pdf4d78b68ae48b5b6d66904e11c875c432MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49216/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/492162023-01-29 23:05:42.442oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-01-30T02:05:42Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cultura, midiatização e legitimidade cultural : processos de visibilidade e legitimação das práticas culturais dos moradores de regiões consideradas periféricas no Brasil
title Cultura, midiatização e legitimidade cultural : processos de visibilidade e legitimação das práticas culturais dos moradores de regiões consideradas periféricas no Brasil
spellingShingle Cultura, midiatização e legitimidade cultural : processos de visibilidade e legitimação das práticas culturais dos moradores de regiões consideradas periféricas no Brasil
Denise Figueiredo Barros do Prado
Representações sociais
Cultura
Midiatização
Teoria da Legitimidade Cultural
Práticas culturais
Critérios de valorização cultural
Central da Periferia
Comunicação - Teses
Comunicação de massa - Teses
Representações sociais - Teses
Cultura - Teses
Central de Periferia (Programa de televisão) - Teses.
title_short Cultura, midiatização e legitimidade cultural : processos de visibilidade e legitimação das práticas culturais dos moradores de regiões consideradas periféricas no Brasil
title_full Cultura, midiatização e legitimidade cultural : processos de visibilidade e legitimação das práticas culturais dos moradores de regiões consideradas periféricas no Brasil
title_fullStr Cultura, midiatização e legitimidade cultural : processos de visibilidade e legitimação das práticas culturais dos moradores de regiões consideradas periféricas no Brasil
title_full_unstemmed Cultura, midiatização e legitimidade cultural : processos de visibilidade e legitimação das práticas culturais dos moradores de regiões consideradas periféricas no Brasil
title_sort Cultura, midiatização e legitimidade cultural : processos de visibilidade e legitimação das práticas culturais dos moradores de regiões consideradas periféricas no Brasil
author Denise Figueiredo Barros do Prado
author_facet Denise Figueiredo Barros do Prado
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vera Regina Veiga França
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9362500927938573
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Márcio Gonçalves
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sabine Chalvon-Demersay
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Juarez Dayrell
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Liv Sovik
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Regina Helena Alves da Silva
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1304113577874377
dc.contributor.author.fl_str_mv Denise Figueiredo Barros do Prado
contributor_str_mv Vera Regina Veiga França
Márcio Gonçalves
Sabine Chalvon-Demersay
Juarez Dayrell
Liv Sovik
Regina Helena Alves da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Representações sociais
Cultura
Midiatização
Teoria da Legitimidade Cultural
Práticas culturais
Critérios de valorização cultural
Central da Periferia
topic Representações sociais
Cultura
Midiatização
Teoria da Legitimidade Cultural
Práticas culturais
Critérios de valorização cultural
Central da Periferia
Comunicação - Teses
Comunicação de massa - Teses
Representações sociais - Teses
Cultura - Teses
Central de Periferia (Programa de televisão) - Teses.
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Comunicação - Teses
Comunicação de massa - Teses
Representações sociais - Teses
Cultura - Teses
Central de Periferia (Programa de televisão) - Teses.
description Esta tese empreendeu uma análise do projeto Central da Periferia, composto por dois formatos televisivos, o Minha Periferia e os shows Central da Periferia, transmitidos pela Rede Globo, em 2006, e apresentados por Regina Casé. Essas emissões visavam apresentar a vida cotidiana e produção cultural emergente nas regiões visitadas. Nessa pesquisa, visamos compreender como as práticas culturais dos moradores de regiões consideradas periféricas são tratadas no projeto Central da Periferia, que tipo de valor é atribuído a essas práticas e quais são os critérios de valorização que alicerçam a legitimidade e singularidade dessas práticas na interação dos seus praticantes. Para isso, realizamos dois tipos de análise: análise contextual e análise interacional. Na primeira, apreendemos o contexto de exibição dos programas a partir do que foi publicado na mídia sobre eles e apreendemos, através da revisão bibliográfica, os modos de representação associados às chamadas periferias e seus moradores, bem como ao lugar conferido às suas práticas culturais. Na análise interacional, tomamos como corpus 16 emissões do Minha Periferia e quatro shows Central da Periferia. Extraímos dessas emissões o tratamento dado aos temas relevantes localmente, o posicionamento social dos interlocutores, as disputas pela reconfiguração de seu lugar social, a construção do lugar das práticas emergentes no cenário cultural contemporâneo, as relações traçadas entre essas práticas e as demais práticas culturais, os argumentos elencados para conferir valor a tais práticas e o modo como a apresentadora Regina Casé articula e organiza a situação comunicativa. Os conceitos chave dessa pesquisa se referem às formas de representação social dos grupos apresentados, às construções discursivas que participam do posicionamento social desses indivíduos e aos recentes debates sobre o lugar das suas práticas culturais populares. No tratamento das práticas culturais, resgatamos a discussão dos Estudos Culturais ingleses sobre o conceito de cultura e o caráter social dos processos de atribuição de valor. Sobre os processos de classificação e valorização das práticas culturais, recuperamos a teoria da legitimidade cultural produzida por Pierre Bourdieu e damos destaque aos recentes desdobramentos, releituras e críticas feitas a ela. Essas revisões nos apontam para o surgimento de uma heterogeneidade de ordens de legitimidade. Nesse quadro, reconhece-se o panorama cultural contemporâneo como plural e diversificado e se vislumbra o surgimento de novos critérios de valorização das práticas culturais. Associado a esse contexto, pontuamos que a sociedade hodierna se vê afetada de maneira diversa pela presença da mídia para além do nível técnico, atingindo as formas de relação interacional e inscrevendo a visibilidade midiática como salutar na conformação das questões e embates contemporâneos. Nesse quadro, reconhecemos a importância da mídia como participante dos processos de visibilidade e valorização das práticas culturais e também como foro onde se inscrevem debates e reivindicações dos grupos sociais. Em nossa análise, encontramos ressonância tanto desse cenário de instabilidades das autoridades e demandas por reformulações do lugar social de determinados grupos, quanto vemos as práticas culturais emergirem como importantes elementos expressivos de sua época e suas perspectivas.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-30T02:05:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-30T02:05:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/49216
url http://hdl.handle.net/1843/49216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Programa Institucional de Internacionalização – CAPES - PrInt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49216/1/TESE%20FINAL%20versao%20DEPOSITO%20BIBLIOTECA.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49216/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d78b68ae48b5b6d66904e11c875c432
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589217244151808