Oficina das máscaras: o personagem produtor de sujeitos na obra de Autran Dourado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jonatas Aparecido Guimarães
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/46060
http://orcid.org/0000-0002-5012-7136
Resumo: Em sua concepção moderna, já a partir do romantismo, as discussões sobre o sujeito e sobre a literatura estiveram intimamente relacionadas, de modo que quaisquer alterações na compreensão de um dos campos levam a sensíveis mudanças no outro. No século XX, sobretudo no contexto pós-estruturalista francês, assistimos a um sistemático ataque ao dito sujeito da metafísica, o que levou, entre outros fatores, à morte do autor e à desvalorização do personagem na teoria da literatura. Esses ataques ao sujeito logo motivaram respostas, sendo que, já a partir dos anos 1980, a filosofia e os estudos literários procuraram repensar essas questões. É o que ocorre, por exemplo, com os estudos culturais, que volta a considerar o sujeito como um elemento importante para se pensar a literatura, com enfoque direcionado para a sua relação com as políticas de identidade, o que impulsionou a revalorização de categorias como a do autor e a do narrador. Contudo, ainda existe um déficit teórico nos estudos do personagem. Após a crítica do sujeito, as concepções defendidas pelas abordagens narratológicas do personagem não se sustentam mais, porém, pelo menos em solo brasileiro, a renovação da abordagem teórica do conceito não acompanha a força que ganharam as categorias do autor e do narrador. Isso aponta para a necessidade de uma nova abordagem teórica do personagem que dê conta de suas relações com o sujeito, o que implica novas abordagens conceituais de um e de outro. Na cena literária brasileira, Autran Dourado é um dos autores para quem o personagem e, simultaneamente, os processos de constituição dos sujeitos se revelam como elementos fundamentais em sua produção multifacetada, que engloba seus textos ficcionais, ensaios críticos, cartas, entre outros. A partir de um intenso diálogo transdisciplinar, a análise da obra de Autran Dourado proposta nesta pesquisa permite a reformulação teórica do personagem, entendendo-o como conceito basilar para pensar a relação entre o sujeito e a literatura. Propomos, nessa perspectiva, a concepção de personagem como processo constante de produção de máscaras. Essa proposta procura pensar o conceito para além da conceituação que o analisa apenas como elemento da narrativa. Assim, podemos visualizar a produção de máscaras do personagem também em relação ao narrador, ao autor e ao teórico/crítico, entendendo, relativamente às últimas categorias, que a produção das máscaras dos sujeitos históricos se realiza também na relação com mecanismos ficcionais presentes na literatura. Logo, do mesmo modo como a literatura está sempre intimamente ligada às variações concernentes à concepção de sujeito, defendemos que a própria instituição literária se vincula à produção de máscaras do sujeito.
id UFMG_c58d5914d60c1a65ef67e64817a2cc19
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/46060
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Reinaldo Martiniano Marqueshttp://lattes.cnpq.br/4168957754548160Aline Magalhães PintoMarcus Vinicius de FreitasIvete Lara Camargos WaltyNabil Araújo de Souzahttp://lattes.cnpq.br/3814757682537121Jonatas Aparecido Guimarães2022-10-06T21:21:05Z2022-10-06T21:21:05Z2022-04-11http://hdl.handle.net/1843/46060http://orcid.org/0000-0002-5012-7136Em sua concepção moderna, já a partir do romantismo, as discussões sobre o sujeito e sobre a literatura estiveram intimamente relacionadas, de modo que quaisquer alterações na compreensão de um dos campos levam a sensíveis mudanças no outro. No século XX, sobretudo no contexto pós-estruturalista francês, assistimos a um sistemático ataque ao dito sujeito da metafísica, o que levou, entre outros fatores, à morte do autor e à desvalorização do personagem na teoria da literatura. Esses ataques ao sujeito logo motivaram respostas, sendo que, já a partir dos anos 1980, a filosofia e os estudos literários procuraram repensar essas questões. É o que ocorre, por exemplo, com os estudos culturais, que volta a considerar o sujeito como um elemento importante para se pensar a literatura, com enfoque direcionado para a sua relação com as políticas de identidade, o que impulsionou a revalorização de categorias como a do autor e a do narrador. Contudo, ainda existe um déficit teórico nos estudos do personagem. Após a crítica do sujeito, as concepções defendidas pelas abordagens narratológicas do personagem não se sustentam mais, porém, pelo menos em solo brasileiro, a renovação da abordagem teórica do conceito não acompanha a força que ganharam as categorias do autor e do narrador. Isso aponta para a necessidade de uma nova abordagem teórica do personagem que dê conta de suas relações com o sujeito, o que implica novas abordagens conceituais de um e de outro. Na cena literária brasileira, Autran Dourado é um dos autores para quem o personagem e, simultaneamente, os processos de constituição dos sujeitos se revelam como elementos fundamentais em sua produção multifacetada, que engloba seus textos ficcionais, ensaios críticos, cartas, entre outros. A partir de um intenso diálogo transdisciplinar, a análise da obra de Autran Dourado proposta nesta pesquisa permite a reformulação teórica do personagem, entendendo-o como conceito basilar para pensar a relação entre o sujeito e a literatura. Propomos, nessa perspectiva, a concepção de personagem como processo constante de produção de máscaras. Essa proposta procura pensar o conceito para além da conceituação que o analisa apenas como elemento da narrativa. Assim, podemos visualizar a produção de máscaras do personagem também em relação ao narrador, ao autor e ao teórico/crítico, entendendo, relativamente às últimas categorias, que a produção das máscaras dos sujeitos históricos se realiza também na relação com mecanismos ficcionais presentes na literatura. Logo, do mesmo modo como a literatura está sempre intimamente ligada às variações concernentes à concepção de sujeito, defendemos que a própria instituição literária se vincula à produção de máscaras do sujeito.In its modern conception, observable since romanticism, the discussions about subject and about literature were closely related, so that any changes involving one of these fields leads to sensitive changes in the other. In the 20th century, mainly in the French post-structuralist context, we observe a systematic attack to the so-called subject of metaphysics, which led, among other factors, to the author‘s death and to the devaluation of the character in theory of literature. These attacks against the subject soon prompted reactions, being that, already in the 1980‘s Philosophy and Literary Studies begin to rethink these questions. This occurs, for example, in Cultural Studies, which again considers the subject an important element to think about literature, focusing on its relationship with identity politics, which boosted the revaluation of categories such as the author and the narrator. Nonetheless, there is still a theoretical deficit in character studies. After the subject‘s criticism, the conceptions defended by narratology approaches regarding the character can no longer sustain themselves. However, at least on Brazilian academy, there are almost no new proposals for theoretical approaches to the concept. This points to the need for a new theoretical approach to the character that takes into account his relationships with the subject, which implies new conceptual approaches of one and the other. In Brazilian literary scene, Autran Dourado is one of the authors for whom the character and, simultaneously, the subject constitution process are revealed as fundamental elements in his multifaceted production, which encompasses fictional texts, critical essays, letters, among others. Through an intense transdisciplinary dialog, the present research proposes an analysis of Autran Dourado‘s work that allows a theoretical reformulation of the character category, understanding it as an essential concept to think about the relationship between subject and literature. We propose, in this perspective, the conception of character as a constant process of mask production. This proposal seeks to think the concept beyond the conceptualization that analyzes it only as an element of the narrative. Thus, we can visualize the production of character masks also in relation to the narrator, to the author and to the theorist/critic, understanding, in relation to the latter categories, that the production of masks by historical subjects is also carried out through fictional mechanisms present in literature. Therefore, in the same way that literature is always closely linked to variations concerning the concept of subject, we advocate that the literary institution itself is linked to the production of character masks.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Estudos LiteráriosUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRAShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessDourado, Autran, 1926- – Crítica e interpretaçãoDourado, Autran, 1926- – PersonagensPersonagens literáriosSubjetividade na literaturaMáscarasAutran DouradoPersonagemSujeitoMáscaraSubjetividadeOficina das máscaras: o personagem produtor de sujeitos na obra de Autran Douradoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALEnviar - Arquivo definitivo - tese.pdfEnviar - Arquivo definitivo - tese.pdfapplication/pdf2934356https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46060/1/Enviar%20-%20Arquivo%20definitivo%20-%20tese.pdf416a267f366c4a4f2a7e8e899e6059c5MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46060/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46060/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/460602022-10-06 18:21:05.564oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-10-06T21:21:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Oficina das máscaras: o personagem produtor de sujeitos na obra de Autran Dourado
title Oficina das máscaras: o personagem produtor de sujeitos na obra de Autran Dourado
spellingShingle Oficina das máscaras: o personagem produtor de sujeitos na obra de Autran Dourado
Jonatas Aparecido Guimarães
Autran Dourado
Personagem
Sujeito
Máscara
Subjetividade
Dourado, Autran, 1926- – Crítica e interpretação
Dourado, Autran, 1926- – Personagens
Personagens literários
Subjetividade na literatura
Máscaras
title_short Oficina das máscaras: o personagem produtor de sujeitos na obra de Autran Dourado
title_full Oficina das máscaras: o personagem produtor de sujeitos na obra de Autran Dourado
title_fullStr Oficina das máscaras: o personagem produtor de sujeitos na obra de Autran Dourado
title_full_unstemmed Oficina das máscaras: o personagem produtor de sujeitos na obra de Autran Dourado
title_sort Oficina das máscaras: o personagem produtor de sujeitos na obra de Autran Dourado
author Jonatas Aparecido Guimarães
author_facet Jonatas Aparecido Guimarães
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reinaldo Martiniano Marques
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4168957754548160
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Aline Magalhães Pinto
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marcus Vinicius de Freitas
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ivete Lara Camargos Walty
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Nabil Araújo de Souza
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3814757682537121
dc.contributor.author.fl_str_mv Jonatas Aparecido Guimarães
contributor_str_mv Reinaldo Martiniano Marques
Aline Magalhães Pinto
Marcus Vinicius de Freitas
Ivete Lara Camargos Walty
Nabil Araújo de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Autran Dourado
Personagem
Sujeito
Máscara
Subjetividade
topic Autran Dourado
Personagem
Sujeito
Máscara
Subjetividade
Dourado, Autran, 1926- – Crítica e interpretação
Dourado, Autran, 1926- – Personagens
Personagens literários
Subjetividade na literatura
Máscaras
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Dourado, Autran, 1926- – Crítica e interpretação
Dourado, Autran, 1926- – Personagens
Personagens literários
Subjetividade na literatura
Máscaras
description Em sua concepção moderna, já a partir do romantismo, as discussões sobre o sujeito e sobre a literatura estiveram intimamente relacionadas, de modo que quaisquer alterações na compreensão de um dos campos levam a sensíveis mudanças no outro. No século XX, sobretudo no contexto pós-estruturalista francês, assistimos a um sistemático ataque ao dito sujeito da metafísica, o que levou, entre outros fatores, à morte do autor e à desvalorização do personagem na teoria da literatura. Esses ataques ao sujeito logo motivaram respostas, sendo que, já a partir dos anos 1980, a filosofia e os estudos literários procuraram repensar essas questões. É o que ocorre, por exemplo, com os estudos culturais, que volta a considerar o sujeito como um elemento importante para se pensar a literatura, com enfoque direcionado para a sua relação com as políticas de identidade, o que impulsionou a revalorização de categorias como a do autor e a do narrador. Contudo, ainda existe um déficit teórico nos estudos do personagem. Após a crítica do sujeito, as concepções defendidas pelas abordagens narratológicas do personagem não se sustentam mais, porém, pelo menos em solo brasileiro, a renovação da abordagem teórica do conceito não acompanha a força que ganharam as categorias do autor e do narrador. Isso aponta para a necessidade de uma nova abordagem teórica do personagem que dê conta de suas relações com o sujeito, o que implica novas abordagens conceituais de um e de outro. Na cena literária brasileira, Autran Dourado é um dos autores para quem o personagem e, simultaneamente, os processos de constituição dos sujeitos se revelam como elementos fundamentais em sua produção multifacetada, que engloba seus textos ficcionais, ensaios críticos, cartas, entre outros. A partir de um intenso diálogo transdisciplinar, a análise da obra de Autran Dourado proposta nesta pesquisa permite a reformulação teórica do personagem, entendendo-o como conceito basilar para pensar a relação entre o sujeito e a literatura. Propomos, nessa perspectiva, a concepção de personagem como processo constante de produção de máscaras. Essa proposta procura pensar o conceito para além da conceituação que o analisa apenas como elemento da narrativa. Assim, podemos visualizar a produção de máscaras do personagem também em relação ao narrador, ao autor e ao teórico/crítico, entendendo, relativamente às últimas categorias, que a produção das máscaras dos sujeitos históricos se realiza também na relação com mecanismos ficcionais presentes na literatura. Logo, do mesmo modo como a literatura está sempre intimamente ligada às variações concernentes à concepção de sujeito, defendemos que a própria instituição literária se vincula à produção de máscaras do sujeito.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-06T21:21:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-06T21:21:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/46060
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0002-5012-7136
url http://hdl.handle.net/1843/46060
http://orcid.org/0000-0002-5012-7136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FALE - FACULDADE DE LETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46060/1/Enviar%20-%20Arquivo%20definitivo%20-%20tese.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46060/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46060/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 416a267f366c4a4f2a7e8e899e6059c5
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971166168612864