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Roberto Eustaaquio dos SantosCarlos Alberto Batista MacielAltino Barbosa CaldeiraGeraldo Angelo de Almeida e Silva2019-08-11T13:27:18Z2019-08-11T13:27:18Z2016-12-02http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AKNH64Em contrapartida à importância dada pela historiografia às grandes obras públicas, elementos singulares na paisagem das cidades, a atenção deste trabalho se volta aos edifícios escolares padronizados, no que poderíamos definir como arquitetura do ordinário, ainda muito pouco estudada. Analisa-se a experiência das instituições públicas Campanha de Reparo e Restauração dos Prédios Escolares do Estado (CARRPE) e Comissão de Construção, Ampliação e Reconstrução dos Prédios Escolares do Estado (CARPE) discutindo sua relevância para a cultura arquitetônica em Minas Gerais, Brasil. Esta análise baseia-se numa leitura crítica de documentos, desenhos, reportagens e obras, com ênfase em seu processo de produção. A intenção é ampliar o entendimento desse sistema de produção e colaborar para a reconstituição de sua história. Em conjunto, CARRPE e CARPE, foram os órgãos públicos que mais projetaram e construíram edifícios escolares em Minas Gerais (1958-1987). Entre outras coisas, destaca-se nesse cenário a peculiaridade da forma da atuação pública da instituição em relação a outras experiências brasileiras com racionalização e padronização construtiva. O objetivo deste trabalho é analisar projetos dos edifícios escolares por intermédio dessas experiências.This thesis investigates the production of the public school buildings in the state of Minas Gerais. In contrast to the importance given by historiography to large public works, singular elements in the landscape of cities, the aim of the present study is to give attention standard school buildings, in which we could define as ordinary architecture, it remains a matter understudied nowadays. Analysing the experience of the public institutions - Campanha de Reparo e Restauração dos Prédios Escolares do Estado (CARRPE) and Comissão de Construção, Ampliação e Reconstrução dos Prédios Escolares do Estado (CARPE) - discussing their relevance to the architectural culture in Minas Gerais, Brazil. This analysis is based on a critical reading of documents, drawings, reports and projects, with emphasis on its production process. The intention is to expand the understanding of this production system and contribute to the reconstruction of its history. Together, CARRPE and CARPE were the public institutions who designed and built most of the school buildings in Minas Gerais (1958-1987). Among other things, it ismalos noteworthy mention in this scenario the peculiarity of the way of public performance of CARPE in relation to other Brazilian experiences with rationalization and standardization constructive. The objective of this study is to analyze projects for school buildings in the State of Minas Gerais through these experiences.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGConstrução civil TécnicaArquitetura pública Minas GeraisEdifícios escolaresRacionalização construtivaMinas GeraisCARPEPadronizaçãoArquitetura escolarEscola públicaArquitetura escolar em Minas Gerais: a experiência da CARPEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALnpgau_diss_geraldoangelosilva_r10.pdfapplication/pdf15952976https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-AKNH64/1/npgau_diss_geraldoangelosilva_r10.pdf0223bab91ba31282192082777d34f121MD51TEXTnpgau_diss_geraldoangelosilva_r10.pdf.txtnpgau_diss_geraldoangelosilva_r10.pdf.txtExtracted texttext/plain304421https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-AKNH64/2/npgau_diss_geraldoangelosilva_r10.pdf.txt433e3b53f15c604e8c0a12260af80106MD521843/MMMD-AKNH642019-11-14 03:25:08.884oai:repositorio.ufmg.br:1843/MMMD-AKNH64Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:25:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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