Itinerários da internacionalização da educação superior brasileira no âmbito da América Latina e Caribe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliana de Fatima Souza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZQNSW
Resumo: Este trabalho se propôs a investigar qual o lugar que a região da América Latina e Caribe ocupa nas políticas e processos contemporâneos de internacionalização da educação superior brasileira. A análise empreendida concentrou-se inicialmente nos sentidos da internacionalização da educação superior na contemporaneidade, destacando como projetos articulados no nível regional podem se tornar estratégicos para o fortalecimento daqueles sistemas universitários que trabalharem de forma alinhada entre si. Posteriormente buscou-se construir um panorama da educação superior na América Latina e Caribe, assinalando os contrastes e convergências entre os países do subcontinente, bem como os atores mais relevantes da região no que tange à produção do conhecimento. Num terceiro momento, focalizou-se o sistema brasileiro de educação superior, num esforço de mapeamento da internacionalização das suas universidades e de compreensão de em que medida e com quais motivações tem sido fomentada a intensificação das relações interinstitucionais com a América Latina e Caribe. Ao final se desenvolveu um estudo de caso da Universidade Federal de Minas Gerais, com o intuito de se verificar como uma das instituições mais prestigiadas do subcontinente estrutura sua política de internacionalização e qual o espaço correspondente à América Latina e Caribe em seu quadro de atividades. A discussão está ancorada nos conceitos de campo social, governança educacional, internacionalização da educação superior e regionalização da educação superior, tendo como referência os escritos de Pierre Bourdieu, Roger Dale, Jane Knight e Susan Robertson, dentre outros autores que abordam a temática da educação superior numa perspectiva crítica. O estudo perpassou ainda discussões sobre universidades de classe mundial e sobre a geopolítica do conhecimento. A pesquisa tem caráter qualitativo e incluiu análise documental, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários, além de utilizar dados estatísticos relativos à internacionalização da educação superior. Dentre os documentos analisados destacam-se o Plano Nacional de Educação 20142024, o Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020, bem como os Planos de Desenvolvimento Institucional da UFMG relativos aos ciclos de 2008 a 2012 e de 2013 a 2017, com os respectivos relatórios de gestão. Dentre as informações estatísticas, destacam-se os microdados do Censo da Educação Superior 2016, que retratam a mobilidade internacional dos estudantes brasileiros. À luz do referencial teórico e do conjunto de informações coletadas, constatou-se, em primeiro lugar, que a política nacional de educação superior está alinhada a uma agenda globalmente estruturada para a educação, na qual se privilegia a interação com países centrais para aprimorar a capacidade do sistema acadêmico brasileiro de produzir ciência e inovação, na perspectiva de uma sociedade do conhecimento. Em segundo lugar, observou-se que há uma hierarquia interna entre os sistemas nacionais de educação superior da América Latina e Caribe, com uma tendência à manutenção das relações entre um grupo restrito de organizações de nível de qualidade equivalente. Por fim, verificou-se que embora a agenda brasileira esteja focada na intensificação da internacionalização com instituições do Norte, tem emergido experiências inovadoras de cooperação no nível regional, tais como a Universidade Federal da Integração Latino-Americana, criada pelo governo federal, e o Programa de Doutorado Latino-Americano em Educação, realizado na UFMG em parceria com instituições de outros países. As duas iniciativas constituem projetos alternativos de internacionalização, mais autônomos e autocentrados, e são orientados por uma concepção de justiça social e de solidariedade entre os pares
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Posteriormente buscou-se construir um panorama da educação superior na América Latina e Caribe, assinalando os contrastes e convergências entre os países do subcontinente, bem como os atores mais relevantes da região no que tange à produção do conhecimento. Num terceiro momento, focalizou-se o sistema brasileiro de educação superior, num esforço de mapeamento da internacionalização das suas universidades e de compreensão de em que medida e com quais motivações tem sido fomentada a intensificação das relações interinstitucionais com a América Latina e Caribe. Ao final se desenvolveu um estudo de caso da Universidade Federal de Minas Gerais, com o intuito de se verificar como uma das instituições mais prestigiadas do subcontinente estrutura sua política de internacionalização e qual o espaço correspondente à América Latina e Caribe em seu quadro de atividades. A discussão está ancorada nos conceitos de campo social, governança educacional, internacionalização da educação superior e regionalização da educação superior, tendo como referência os escritos de Pierre Bourdieu, Roger Dale, Jane Knight e Susan Robertson, dentre outros autores que abordam a temática da educação superior numa perspectiva crítica. O estudo perpassou ainda discussões sobre universidades de classe mundial e sobre a geopolítica do conhecimento. A pesquisa tem caráter qualitativo e incluiu análise documental, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários, além de utilizar dados estatísticos relativos à internacionalização da educação superior. Dentre os documentos analisados destacam-se o Plano Nacional de Educação 20142024, o Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020, bem como os Planos de Desenvolvimento Institucional da UFMG relativos aos ciclos de 2008 a 2012 e de 2013 a 2017, com os respectivos relatórios de gestão. Dentre as informações estatísticas, destacam-se os microdados do Censo da Educação Superior 2016, que retratam a mobilidade internacional dos estudantes brasileiros. À luz do referencial teórico e do conjunto de informações coletadas, constatou-se, em primeiro lugar, que a política nacional de educação superior está alinhada a uma agenda globalmente estruturada para a educação, na qual se privilegia a interação com países centrais para aprimorar a capacidade do sistema acadêmico brasileiro de produzir ciência e inovação, na perspectiva de uma sociedade do conhecimento. Em segundo lugar, observou-se que há uma hierarquia interna entre os sistemas nacionais de educação superior da América Latina e Caribe, com uma tendência à manutenção das relações entre um grupo restrito de organizações de nível de qualidade equivalente. Por fim, verificou-se que embora a agenda brasileira esteja focada na intensificação da internacionalização com instituições do Norte, tem emergido experiências inovadoras de cooperação no nível regional, tais como a Universidade Federal da Integração Latino-Americana, criada pelo governo federal, e o Programa de Doutorado Latino-Americano em Educação, realizado na UFMG em parceria com instituições de outros países. As duas iniciativas constituem projetos alternativos de internacionalização, mais autônomos e autocentrados, e são orientados por uma concepção de justiça social e de solidariedade entre os paresEste trabajo propuso investigar cual es el lugar que América Latina y el Caribe ocupa en las políticas y procesos contemporáneos de internacionalización de la educación superior brasilera. El análisis emprendido se concentró en los sentidos de internacionalización de la educación superior contemporánea, destacando como proyectos articulados a nivel regional pueden volverse estratégicos para el fortalecimiento de los sistemas universitarios que trabajan de forma alineada. Posteriormente se buscó construir un panorama de la educación superior en América Latina y el Caribe, señalando los contrastes y convergencias entre los países del subcontinente, así como los autores más relevantes de la región en lo que respecta a producción de conocimiento. En un tercer momento, se enfocó el trabajo en el sistema brasilero de educación superior, en un esfuerzo por mapear la internacionalización de las universidades y de la comprensión de en qué medida y con cuales motivaciones ha sido fomentada la intensificación de las relaciones interinstitucionales con América Latina y el Caribe. Al final se desarrolló el estudio de caso de la Universidad Federal de Minas Gerais, con el objetivo de verificar como una de las instituciones más prestigiosas del subcontinente estructura su política de internacionalización y cuál es el espació correspondiente a América Latina y el Caribe en su cuadro de actividades. La discusión está anclada en los conceptos de campo social, gobernanza educacional, internacionalización de la educación superior, teniendo como referencia los escritos de Pierre Bourdieu, Roger Dale, Jane Knight y Susan Robertson, y otros autores que abordan la temática de educación superior en una perspectiva crítica. El estudio paso también por discusiones sobre universidades de clase mundial y sobre la geopolítica del conocimiento. La investigación es de carácter cualitativo e incluye análisis documental, entrevistas semiestructuradas y la aplicación de cuestionarios, además de utilizar datos estadísticos relativos a la internacionalización de la educación superior. Dentro de los documentos analizados se destacan el Plan Nacional de Educación 2014-2024, el Plan Nacional de Pósgraduación 2011-2020, y los Planes de Desarrollo Institucional de la UFMG relativos a los ciclos de 2008-2012 y de 2013-2017, con los respectivos informes de gestión. Dentro de estas informaciones, se destacan los microdados del Censo de la Educación Superior 2016, que retratan la movilidad internacional de los estudiantes brasileros. A la luz del referencial teórico y del conjunto de informaciones colectadas, se constató, en primer lugar, que la política nacional de educación superior está alineada a una agenda globalmente estructurada para la educación, en la cual se privilegia la interacción con países centrales para mejorar la capacidad del sistema académico brasilero de producir ciencia e innovación, en la perspectiva de una sociedad de conocimiento. En segundo lugar, se observó que existe una jerarquía interna entre los sistemas nacionales de educación superior de América Latina y el Caribe, con tendencia a mantener las relaciones entre un grupo restricto de organizaciones con niveles de calidad equivalentes. Por fin, se verifico que a pesar de que la agenda brasilera este enfocada en la intensificación de la internacionalización con instituciones del Norte, han surgido experiencias innovadoras de cooperación de nivel regional, tales como la Universidad Federal de Integración Latinoamericana, creada por el gobierno federal, y el Programa de Doctorado Latinoamericano en Educación, realizado en la UFMG en asociación con instituciones de otros países. Las dos iniciativas constituyen proyectos alternativos de internacionalización más autóctonos y autocentrados, orientados por una concepción de justicia social y solidaridad entre paresUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGCooperação intelectual América LatinaEducaçãoCooperação internacionalUniversidade Federal de Minas Gerais Cooperação intelectual América LatinaRegionalização da educaçãoEnsino superior América LatinaProgramas de aperfeiçoamento escolarInvestimentos na educação América LatinaEnsino superior e Estado América LatinaGeopolítica do conhecimentoInternacionalização da educação superiorUniversidades de classe mundialRegionalização da educação superiorItinerários da internacionalização da educação superior brasileira no âmbito da América Latina e Caribeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtesejuliana_versaofinal_impressa.pdfapplication/pdf2805936https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AZQNSW/1/tesejuliana_versaofinal_impressa.pdff569fe7caae22f02b04a664ba5cebbb9MD51TEXTtesejuliana_versaofinal_impressa.pdf.txttesejuliana_versaofinal_impressa.pdf.txtExtracted texttext/plain539095https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AZQNSW/2/tesejuliana_versaofinal_impressa.pdf.txt09d463689895a16508a9647931e7bf3bMD521843/BUOS-AZQNSW2019-11-14 03:16:17.082oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AZQNSWRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:16:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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