Prontuário Eletrônico do Paciente: estudo de uso pela equipe de saúde do Centro de Saúde Vista Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisca Rosaline Leite Mota
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VALA-6K5LVK
Resumo: Trata-se de um estudo sobre o Prontuário Eletrônico do Paciente focando a questão do uso. Buscou-se compreender a possibilidade de inicio de um processo de Competência Informacional (Information Literacy) a partir da inserção dos dados no prontuário eletrônico e das relações que se estabelecem com as informações registradas em tal ferramenta tecnológica. Para tanto elegeu-se o Centro de Saúde Vista Alegre como unidade empírica de análise. Este Centro de Saúde ficalocalizado na Região Oeste de Belo Horizonte, no bairro Nova Cintra e é uma unidade piloto do projeto Gestão Saúde em Rede BH. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e utiliza tecnologias da informação no sentido de viabilizar a articulação entre as áreas assistenciais e administrativas. Foram entrevistados 10 (dez) integrantes da equipe de saúde que atuam no Centro de Saúde Vista Alegre. Os resultados mostram que o prontuário eletrônico é bem aceito pela equipe e proporciona muitas vantagens na prestação de atendimento ao paciente. Há uma tendência progressiva no comprometimento com o registro das informações. Os sujeitos entrevistados apresentam características extremamente pertinentes ao processo de Competência Informacional, tais como capacidade critica, bom relacionamento com a tecnologia e maior propensão ao aprendizado através das trocas diárias com seus pares.
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