O corpo em Play It Again: ressonâncias corporificadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/52579 https://orcid.org/0000-0002-5625-6115 |
Resumo: | A obra de arte multimeios traz pensamento, promove a construção de teoria e incita o atravessamento disciplinar por sua própria natureza interartes. Este texto apresenta reflexões a respeito do corpo em processo no espetáculo Play it Again, do grupo Oficcina Multimédia de Belo Horizonte. Nesse espetáculo o grupo se movimenta baseado em estruturas rítmicas em relação à música tocada ao vivo pelo Grupo de Percussão da UFMG e às imagens projetadas. Por meio do exercício de revisão da literatura, da análise genética dos cadernos de artista da diretora do grupo e da construção de uma epistemologia avessa a purismos e coerente com o paradigma da complexidade, proponho o exercício de análise e síntese reflexiva do corpo cênico em diálogo com conceitos trabalhados pelas ciências cognitivas, a saber: empatia, sintonia e sincronia. Corpo, imagens visuais, sons e números interagem sincronicamente compondo uma cena sinérgica. O corpo dos sujeitos performers de Play it Again pode ser chamado de corpo empático e opera na experiência compartilhada de enação. |
id |
UFMG_c795e7dff62b3606dcc849c0015c80f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/52579 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-04-27T14:43:02Z2023-04-27T14:43:02Z20163167812358-2006http://hdl.handle.net/1843/52579https://orcid.org/0000-0002-5625-6115A obra de arte multimeios traz pensamento, promove a construção de teoria e incita o atravessamento disciplinar por sua própria natureza interartes. Este texto apresenta reflexões a respeito do corpo em processo no espetáculo Play it Again, do grupo Oficcina Multimédia de Belo Horizonte. Nesse espetáculo o grupo se movimenta baseado em estruturas rítmicas em relação à música tocada ao vivo pelo Grupo de Percussão da UFMG e às imagens projetadas. Por meio do exercício de revisão da literatura, da análise genética dos cadernos de artista da diretora do grupo e da construção de uma epistemologia avessa a purismos e coerente com o paradigma da complexidade, proponho o exercício de análise e síntese reflexiva do corpo cênico em diálogo com conceitos trabalhados pelas ciências cognitivas, a saber: empatia, sintonia e sincronia. Corpo, imagens visuais, sons e números interagem sincronicamente compondo uma cena sinérgica. O corpo dos sujeitos performers de Play it Again pode ser chamado de corpo empático e opera na experiência compartilhada de enação.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilEBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIARevista Eletrônica MAPA D2 - Mapa E Programa De Artes Em Dança (e Performance) DigitalGrupo Oficcina MultimédiaArtes cênicasExpressão corporalMovimento (Encenação)Performance (Arte)Artes cênicasCorpoEmpatia cinestésicaCorporificaçâoO corpo em Play It Again: ressonâncias corporificadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://periodicos.ufba.br/index.php/mapad2/article/view/16873Mônica Medeiros Ribeiroapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/52579/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALO corpo em Play it Again.pdfO corpo em Play it Again.pdfapplication/pdf696814https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/52579/2/O%20corpo%20em%20Play%20it%20Again.pdfe8fd2bdeb0c6ae6b1e1c17b3036f39daMD521843/525792023-04-27 16:22:10.543oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-04-27T19:22:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O corpo em Play It Again: ressonâncias corporificadas |
title |
O corpo em Play It Again: ressonâncias corporificadas |
spellingShingle |
O corpo em Play It Again: ressonâncias corporificadas Mônica Medeiros Ribeiro Artes cênicas Corpo Empatia cinestésica Corporificaçâo Grupo Oficcina Multimédia Artes cênicas Expressão corporal Movimento (Encenação) Performance (Arte) |
title_short |
O corpo em Play It Again: ressonâncias corporificadas |
title_full |
O corpo em Play It Again: ressonâncias corporificadas |
title_fullStr |
O corpo em Play It Again: ressonâncias corporificadas |
title_full_unstemmed |
O corpo em Play It Again: ressonâncias corporificadas |
title_sort |
O corpo em Play It Again: ressonâncias corporificadas |
author |
Mônica Medeiros Ribeiro |
author_facet |
Mônica Medeiros Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mônica Medeiros Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes cênicas Corpo Empatia cinestésica Corporificaçâo |
topic |
Artes cênicas Corpo Empatia cinestésica Corporificaçâo Grupo Oficcina Multimédia Artes cênicas Expressão corporal Movimento (Encenação) Performance (Arte) |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Grupo Oficcina Multimédia Artes cênicas Expressão corporal Movimento (Encenação) Performance (Arte) |
description |
A obra de arte multimeios traz pensamento, promove a construção de teoria e incita o atravessamento disciplinar por sua própria natureza interartes. Este texto apresenta reflexões a respeito do corpo em processo no espetáculo Play it Again, do grupo Oficcina Multimédia de Belo Horizonte. Nesse espetáculo o grupo se movimenta baseado em estruturas rítmicas em relação à música tocada ao vivo pelo Grupo de Percussão da UFMG e às imagens projetadas. Por meio do exercício de revisão da literatura, da análise genética dos cadernos de artista da diretora do grupo e da construção de uma epistemologia avessa a purismos e coerente com o paradigma da complexidade, proponho o exercício de análise e síntese reflexiva do corpo cênico em diálogo com conceitos trabalhados pelas ciências cognitivas, a saber: empatia, sintonia e sincronia. Corpo, imagens visuais, sons e números interagem sincronicamente compondo uma cena sinérgica. O corpo dos sujeitos performers de Play it Again pode ser chamado de corpo empático e opera na experiência compartilhada de enação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-27T14:43:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-04-27T14:43:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/52579 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2358-2006 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-5625-6115 |
identifier_str_mv |
2358-2006 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/52579 https://orcid.org/0000-0002-5625-6115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica MAPA D2 - Mapa E Programa De Artes Em Dança (e Performance) Digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
EBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/52579/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/52579/2/O%20corpo%20em%20Play%20it%20Again.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 e8fd2bdeb0c6ae6b1e1c17b3036f39da |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589454650146816 |