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Maria Luisa Magalhaes Nogueirafernanda reis alves oliveira pedro2019-08-12T17:43:56Z2019-08-12T17:43:56Z2009-08-31http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A35HVAEste estudo realizou um estudo exploratório e qualitativo na Fundação CDL Pró-Criança, instituição assistencial que conduz um Programa de Aprendizagem Profissional voltado para jovens com idade entre e 15 e 21 anos. Seu objetivo foi pautado em compreender a representação do trabalho para esses jovens inseridos no Programa. Norteado por essa questão central, buscou-se perceber o que é trabalho, sua utilidade na vivencia cotidiana e mudanças sentidas, ou não, a partir da inserção desses atores no mundo do trabalho formal. Para atingirmos tal propósito buscamos compreender o conceito de juventude no mundo contemporâneo com foco nos jovens em situação de vulnerabilidade social, já que esse é o perfil da nossa população estudada. Em seguida, buscamos analisar o conceito de Juventude e Trabalho a fim de refletirmos sobre o papel da educação para o trabalho e seu caráter inclusivo ou não. Os resultados apontaram que, para os jovens trabalhadores, essa experiência é sentida como oportunidade importante de acesso aos bens materiais e sentem-se orgulhosos por fazer parte da sociedade de consumo, ainda que na obtenção de bens mais simples. Conseguem enxergar ainda, a sua participação no Programa como abertura à novas possibilidades. Para eles, trata-se de um degrau para se atingir uma profissão mais complexa. E por fim, relatam sobre o reconhecimento social que passam a ter na família e na comunidade que por sua vez super valorizam o emprego formal e lícito. Desse modo, percebemos a dicotomia encontrada nesse encontro entre jovem e mundo do trabalho. Podemos falar de uma de (formação) propiciada por tais Programas uma fez que inegavelmente, traz bons resultados e por outro lado, torna-se um mecanismo sutil de controle social atendendo aos imperativos do capital.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTrabalhoJuventudeAprendizagemTrabalhoVulnerabilidade socialJuventudeProgramas de aprendizagemSignificados do trabalho: um olhar sobre a representação de trabalho dos jovens que participam de um programa social de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_final.vers_o_entrega.pdfapplication/pdf561706https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A35HVA/1/monografia_final.vers_o_entrega.pdf65cc582978efde916d1489e6038620dfMD51TEXTmonografia_final.vers_o_entrega.pdf.txtmonografia_final.vers_o_entrega.pdf.txtExtracted texttext/plain79373https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A35HVA/2/monografia_final.vers_o_entrega.pdf.txt197016628b46a9d8222dda234ae05e38MD521843/BUBD-A35HVA2019-11-14 19:01:05.375oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A35HVARepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:01:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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