Práticas de estudos de alunos mediados pelo CD-ROM " Física Animada - Termodinâmica" no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gielton de Barros Lima
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-858K6N
Resumo: Este trabalho tem como proposta investigar algumas práticas sociais de estudo vivenciadas por um grupo de jovens, ao desenvolverem atividades que envolvam a utilização de recursos de informática caracterizados pela associação de textos a imagens, sons e movimentos. Para isso, acompanhamos à distância, estudantes do Ensino Médio de uma escola particular de Belo Horizonte, com perfis diferenciados durante atividades de estudo mediadas pelo CD-ROM Física Animada - Termodinâmica, em espaço extra-classe. Os sujeitos pesquisados são jovens estudantes com elevado grau de acesso aos bens culturais da sociedade e com boas condições materiais e sócio-culturais para o empreendimento de seus estudos. Apesar de se relacionarem freqüentemente com as tecnologias digitais, no momento do estudo pessoal, recorrem principalmente ao livro didático e caderno de anotações. Vivem, portanto, numa época de transição entre o analógico e digital, entre os meios de comunicação de massa, e os de transmissão bidirecional. O CD utilizado como mediador dos estudos foi desenvolvido por mim, professor de Física do Ensino Médio. Ele foi concebido como material de apoio aos estudos, e carrega em sua estrutura, crenças, valores e concepções sobre educação construídas ao longo de minha trajetória profissional. Esta pesquisa desenvolve-se a partir da identificação de algumas práticas de estudo, nas condições apresentadas, sob a ótica de algumas idéias desenvolvidas por Vigotysk, Bakhtin e Gunter (e outros), no campo da linguagem. Da análise dos dados identificamos que a maioria dos estudantes pesquisados navegou linearmente pelo CD, procedeu a leitura das telas, aguardou a construção das telas e resolveu exercícios com leitura dos comentários. Os estudantes, ao relacionarem tais práticas de estudo com seus processos de aprendizagem, disseram que os textos são objetivos e inteligíveis e que a organização do material em tópicos e sub-tópicos facilita o acesso aos conteúdos, tornando o estudo mais rápido e prático. Afirmaram também, que a orquestração dos modos de comunicação conduz, num certo sentido, o raciocínio, chamando a atenção para a informação importante em cada instante. Segundo os estudantes, a leitura dos comentários dos exercícios pode levar a uma reflexão interna sobre os problemas, favorecendo o entendimento, o esclarecimento de possíveis dúvidas surgidas durante a resolução dos exercícios e tornando o estudo mais autônomo. Este trabalho trouxe uma tímida contribuição, ajudando a evidenciar o quanto ainda se tem por investigar nesse campo, relativamente recente na história da pesquisa em educação.
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Apesar de se relacionarem freqüentemente com as tecnologias digitais, no momento do estudo pessoal, recorrem principalmente ao livro didático e caderno de anotações. Vivem, portanto, numa época de transição entre o analógico e digital, entre os meios de comunicação de massa, e os de transmissão bidirecional. O CD utilizado como mediador dos estudos foi desenvolvido por mim, professor de Física do Ensino Médio. Ele foi concebido como material de apoio aos estudos, e carrega em sua estrutura, crenças, valores e concepções sobre educação construídas ao longo de minha trajetória profissional. Esta pesquisa desenvolve-se a partir da identificação de algumas práticas de estudo, nas condições apresentadas, sob a ótica de algumas idéias desenvolvidas por Vigotysk, Bakhtin e Gunter (e outros), no campo da linguagem. Da análise dos dados identificamos que a maioria dos estudantes pesquisados navegou linearmente pelo CD, procedeu a leitura das telas, aguardou a construção das telas e resolveu exercícios com leitura dos comentários. Os estudantes, ao relacionarem tais práticas de estudo com seus processos de aprendizagem, disseram que os textos são objetivos e inteligíveis e que a organização do material em tópicos e sub-tópicos facilita o acesso aos conteúdos, tornando o estudo mais rápido e prático. Afirmaram também, que a orquestração dos modos de comunicação conduz, num certo sentido, o raciocínio, chamando a atenção para a informação importante em cada instante. Segundo os estudantes, a leitura dos comentários dos exercícios pode levar a uma reflexão interna sobre os problemas, favorecendo o entendimento, o esclarecimento de possíveis dúvidas surgidas durante a resolução dos exercícios e tornando o estudo mais autônomo. Este trabalho trouxe uma tímida contribuição, ajudando a evidenciar o quanto ainda se tem por investigar nesse campo, relativamente recente na história da pesquisa em educação.The purpose of this work is to investigate social practices of study experienced by a young man and womans group, when they develop activities which involves computational resources in which texts, images, sounds and movements are articulated. Thus, we follow a student group of private High School in Belo Horizonte, with different profiles, while they have been engaged in extra-class activities using a specific CD-ROM: Fisica Animada Termodinâmica. We investigate young men and women students with high access to symbolic goods in our society. They have, also, access to the material and social-cultural conditions to do their studies. They use, frequently, digital technologies, but in the moment that they are studying, they go over mainly the text book and notebook. Their experiences point out the evidence that they are in a moment of transition between the analogical and digital, between mass media communication and bidirectional transmission. The CD-ROM used as studies mediator was developed by me, a High School Systems Physics teacher. The CD was conceived as a material for supporting the students studies and is embodied by believes, values, conceptions about education, constructed in my professional life-time. This research is developed from the identification of some studys practices in the conditions showed above and analyzed through ideas that was developed by Vygotsky, Bakhtin, Gunter (and others), in the language field. From the datas analyzes, we identify that the majority of the students navigated the CD in a linear way, read the scream, waited for the construction of the screams e solved exercises reading the comments. When they made relationships with this kind of studies practice with their learning process, the students said that the text seems to be objective and understandably. The materials organization in topics, in the students opinion, made the access of the contents easier and the study more dynamic and practice. They said, also, that the orchestration communications modes conduits, in a certain way, the reasoning calling the attention to the important information in each moment. According to the students, the reading of the comments of the exercises provides a reflection about the problems, facilitating the comprehension, making clear the doubts arising during the exercises resolution and making the study more autonomous. This study pretend to clarify how this new field in the education history has to be investigated.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoFisica  Estudo e ensino  Ensino medioPráticas pedagógicas Tecnologia educacionalPráticas de estudosPráticas de estudos de alunos mediados pelo CD-ROM " Física Animada - Termodinâmica" no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1000000551.pdfapplication/pdf3759634https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-858K6N/1/1000000551.pdf352f69439502a0694f5a4a3fa8504061MD51TEXT1000000551.pdf.txt1000000551.pdf.txtExtracted texttext/plain333488https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-858K6N/2/1000000551.pdf.txt8f27e1d88ff328adcbf0852e1d2bc398MD521843/FAEC-858K6N2019-11-14 15:42:40.861oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-858K6NRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:42:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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