A importância dos grupos de educação em Saúde na Atenção Básica/Estratégia Saúde da Família
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9RVLL8 |
Resumo: | O trabalho de grupos de educação em saúde é uma alternativa para as práticas assistenciais individuais. Estas ações favorecem o aprimoramento de todos os envolvidos, não apenas no aspecto pessoal como também no profissional, por meio da valorização dos diversos saberes e da possibilidade de intervir criativamente no processo de saúde-doença. Por estas razões que nasce o interesse em buscar o conhecimento e a expansão destes conhecimentos, por meio do trabalho em grupos. O objetivo deste estudo foi verificar na literatura a importância dos grupos de educação em saúde na atenção básica. Entre fevereiro a agosto de 2013, para elaboração deste trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica em artigos, livros e manuais disponíveis na internet, através da base de dados LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde), Scielo (Scientific Electronic Library Online) e trabalhos de TCC do CEABSF (Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) e utilizando educação em saúde, promoção à saúde, saúde da família, ações coletivas e atenção básica como palavras-chave para selecionar os artigos. Onde foram selecionados artigos publicados nos últimos 20 anos. Os resultados são percebidos, nos grupos de educação em saúde, quando são utilizadas dinâmicas de grupo com encontros temáticos, com temas previamente definidos, privilegiando a interação comunicacional, para que haja a troca de conhecimentos e saberes, pois os sujeitos se transformam e auxiliam na transformação dos outros, buscando a autonomia, a cidadania e a interdisciplinaridade. Para atuar nesses grupos a equipe deve acreditar, gostar e construir ações educativas, visando suprir lacunas que interferem no autocuidado e estreitam as relações entre os pacientes e agentes de saúde. Desta forma pôde-se concluir que os ganhos, através do trabalho em grupos de educação em saúde na atenção básica, são indiscutíveis, principalmente quando há consciência da necessidade da combinação entre a difusão do conhecimento, a habilidade para planejar e lidar com as pessoas, e ainda, a atitude para a manutenção dos grupos e a identificação dos problemas. |
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Fernanda Magalhães Duarte RochaÉrica Patrícia Pereira de Castro Braga2019-08-09T21:07:22Z2019-08-09T21:07:22Z2013-12-07http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9RVLL8O trabalho de grupos de educação em saúde é uma alternativa para as práticas assistenciais individuais. Estas ações favorecem o aprimoramento de todos os envolvidos, não apenas no aspecto pessoal como também no profissional, por meio da valorização dos diversos saberes e da possibilidade de intervir criativamente no processo de saúde-doença. Por estas razões que nasce o interesse em buscar o conhecimento e a expansão destes conhecimentos, por meio do trabalho em grupos. O objetivo deste estudo foi verificar na literatura a importância dos grupos de educação em saúde na atenção básica. Entre fevereiro a agosto de 2013, para elaboração deste trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica em artigos, livros e manuais disponíveis na internet, através da base de dados LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde), Scielo (Scientific Electronic Library Online) e trabalhos de TCC do CEABSF (Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família) e utilizando educação em saúde, promoção à saúde, saúde da família, ações coletivas e atenção básica como palavras-chave para selecionar os artigos. Onde foram selecionados artigos publicados nos últimos 20 anos. Os resultados são percebidos, nos grupos de educação em saúde, quando são utilizadas dinâmicas de grupo com encontros temáticos, com temas previamente definidos, privilegiando a interação comunicacional, para que haja a troca de conhecimentos e saberes, pois os sujeitos se transformam e auxiliam na transformação dos outros, buscando a autonomia, a cidadania e a interdisciplinaridade. Para atuar nesses grupos a equipe deve acreditar, gostar e construir ações educativas, visando suprir lacunas que interferem no autocuidado e estreitam as relações entre os pacientes e agentes de saúde. Desta forma pôde-se concluir que os ganhos, através do trabalho em grupos de educação em saúde na atenção básica, são indiscutíveis, principalmente quando há consciência da necessidade da combinação entre a difusão do conhecimento, a habilidade para planejar e lidar com as pessoas, e ainda, a atitude para a manutenção dos grupos e a identificação dos problemas.The work groups in health education is an alternative to individual healthcare practices. These actions favor the enhancement of all involved, not just on a personal as well as in professional, through the appreciation of diverse knowledge and the possibility to intervene creatively in the process of health and illness. For these reasons it is born interest in seeking knowledge and expand this knowledge by working in groups. The aim of this study was to check the literature the importance of groups in health education in primary care. Between February and August 2013 for the preparation of this study was a literature review of articles, books and manuals available on the internet through the database LILACS (Latin American and Caribbean Health Sciences), SciELO (Scientific Electronic Library Online) and works CBT CEABSF (Specialization Course in primary Care family Health) and using health education, health promotion, family health, collective actions and care as keywords to select items. Where were selected articles published in the last 20 years. The results are seen in groups of health education, when used with group dynamics thematic meetings with predefined themes, privileging the communicational interaction, so there is an exchange of knowledge and expertise, as the subjects become and assist in transformation of others, seeking autonomy, citizenship and interdisciplinarity. To serve these groups the team must believe, like building and educational activities to fill gaps that interfere with self-care and narrow the relationships between patients and health workers. Thus we conclude that the gains through working groups on health education in primary care, are indisputable, especially when there is awareness of the necessity of combining the diffusion of knowledge, the ability to plan and deal with people, and yet, the attitude to the maintenance of groups and identification of problems.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEstratégia Saúde da FamilíaSaúde da FamíliaAtenção BásicaPromoção à SaúdeEducação em SaúdeAções ColetivasA importância dos grupos de educação em Saúde na Atenção Básica/Estratégia Saúde da Famíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL_rica_patricia_p_castro_braga.pdfapplication/pdf205013https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9RVLL8/1/_rica_patricia_p_castro_braga.pdf351d9e65223286a7e102f0989af18412MD51_rica_patricia_p_c_braga.pdfapplication/pdf327367https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9RVLL8/2/_rica_patricia_p_c_braga.pdf73b004d97707e414b512c18e75652c95MD52TEXT_rica_patricia_p_castro_braga.pdf.txt_rica_patricia_p_castro_braga.pdf.txtExtracted texttext/plain41681https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9RVLL8/3/_rica_patricia_p_castro_braga.pdf.txtd1d206418ccf642173f5f4084f77a3acMD53_rica_patricia_p_c_braga.pdf.txt_rica_patricia_p_c_braga.pdf.txtExtracted texttext/plain5052https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9RVLL8/4/_rica_patricia_p_c_braga.pdf.txtdc13ed9d1764c79a1865eea37be3734cMD541843/VRNS-9RVLL82019-11-14 07:53:27.323oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9RVLL8Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:53:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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