Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_c923b210fa7db9094fbdfe69efbf9348
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FSJDF
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Rogerio Correia da SilvaCecilia Vieira do NascimentoAnamaria da Silva Amorim2019-08-09T19:36:36Z2019-08-09T19:36:36Z2013-11-30http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSJDFA rotina é um importante elemento da organização dos tempos e dos espaços, está e sempre esteve presente nas mais diversas organizações sociais, sobretudo, nas organizações educacionais. Por isso, o presente trabalho tem por finalidade investigar os desafios e possibilidades para se criar uma rotina integral levando em consideração a organização dos tempos e espaços de duas turmas que seguem a mesma rotina e utilizam o mesmo espaço em uma instituição pública de educação infantil de Belo Horizonte. Visa ainda rever a rotina e as práticas pedagógicas utilizadas pelos profissionais para um melhor aproveitamento dos espaços disponíveis para desenvolvimento das atividades, criando um ambiente mais acolhedor, aconchegante e agradável para as crianças, pretende-se com ele a criação de uma espaço que seja significativo e que seja um ambiente educador. Este trabalho trata-se de uma pesquisa de intervenção realizada em duas turmas de 02 anos, que compartilham o mesmo espaço e seguem a mesma rotina durante o dia em uma Unidade Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte, onde buscamos sistematizar as discussões e problematizar junto aos profissionais a importância de se planejar uma rotina integral para as crianças que permanecem na instituição por 10 horas diárias supervisionadas por dez professores e cinco auxiliares de apoio a inclusão divididos em três turnos de trabalho. A partir da análise dos dados levantados constatamos que há uma grande necessidade de reestruturação das atividades diárias, da rotina e do planejamento. Sendo assim, buscamos levantar alternativas para solucionar alguns problemas construindo coletivamente metodologias entre todos os profissionais envolvidos para que as crianças sejam atendidas em todas as suas necessidades e especificidades diárias.Routine is an important element of the organization of time and space , and is always present in various social organizations , especially within educational organizations . Therefore , the present study aims to investigate the challenges and opportunities to create a full routine taking into account the organization of time and space from two classes that follow the same routine and use the same space in a public institution of early childhood education Belo Horizonte . Also aims to review the routine and the pedagogical practices used by professionals to make better use of the space available for development activities , creating a more welcoming , warm and friendly environment for children , want to be with him to create a space that is meaningful and is an educator environment. This work is in an intervention research conducted in two groups of 02 years , sharing the same space and follow the same routine during the day in a Municipal Unit of Child Education Belo Horizonte , where we seek to systematize the discussions and question along professionals the importance of planning a full routine for children who remain in the institution for 10 hours daily supervised by ten teachers and five auxiliary support the inclusion divided into three shifts . From the analysis of the data found that there is a great need to restructure daily activities , routine and planning . Therefore, we sought to raise some alternatives to solve problems collectively building methodologies among all professionals involved so that children are cared for in all your daily needs and specificitiesUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas  Aspectos sociaisPrática de ensinoEducação pre-escolarEducação InfantilRotina integralTempo e espaçoDesafios e possibilidades para se criar uma rotina integral na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_novembro__c_pia_final.pdfapplication/pdf15983088https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FSJDF/1/monografia_novembro__c_pia_final.pdf4ed119a0ac47f5bb467930170e9136e6MD51TEXTmonografia_novembro__c_pia_final.pdf.txtmonografia_novembro__c_pia_final.pdf.txtExtracted texttext/plain99352https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FSJDF/2/monografia_novembro__c_pia_final.pdf.txtf953be8011bfce1fc16841962b97a563MD521843/BUBD-9FSJDF2019-11-14 06:21:37.08oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FSJDFRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:21:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547763996033024