A escrita idiomática para tuba nos dobrados seresteiro, saudades e pretensioso de João Cavalcante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Renato Rodrigues Lisboa
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7YQHJB
Resumo: Desde seu surgimento no século XIX, as bandas de retreta têm provido não apenas entretenimento e serviços à população de pequenas cidades em datas sociais importantes, mas também como um pólo formador de significativa parcela dos músicos das bandas militares e dos naipes de sopros das orquestras sinfônicas do Brasil. O gênero musical mais identificado com as bandas de retreta e o preferido no repertório de seus músicos é o dobrado. Os dobrados, cujas origens remontam às músicas militares européias (pasodoble), geralmente se apresentam em compasso binário 2/4, formalmente organizados em três seções principais. Geralmente, na escrita tradicional dos dobrados, a tuba recebe a mera função de acompanhamento, fazendo os baixos dos acordes em ritmos simples, enfatizando a pulsação ou partes fortes do tempo. O compositor e maestro João Cavalcante (1902-1985), nascido em Minas Gerais, estado brasileiro com o maior número de bandas de retreta, destacou-se por mesclar elementos populares e eruditos na sua música para bandas, tendo escrito 23 dobrados. Nos dobrados Seresteiro, Saudades e Pretensioso, a tuba recebe um tratamento solístico inusitado, exercendo um papel de destaque em meio a uma escrita sinfônica (instrumentação, timbres e texturas), ao mesmo tempo observa-se um tratamento não tradicional do esquema harmônico formal dos dobrados. Os objetivos desta pesquisa são identificar características do estilo musical de João Cavalcante nos dobrados para banda de retreta, na sua escrita idiomática para tuba e apresentar uma catalogação deste repertório do compositor.
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Geralmente, na escrita tradicional dos dobrados, a tuba recebe a mera função de acompanhamento, fazendo os baixos dos acordes em ritmos simples, enfatizando a pulsação ou partes fortes do tempo. O compositor e maestro João Cavalcante (1902-1985), nascido em Minas Gerais, estado brasileiro com o maior número de bandas de retreta, destacou-se por mesclar elementos populares e eruditos na sua música para bandas, tendo escrito 23 dobrados. Nos dobrados Seresteiro, Saudades e Pretensioso, a tuba recebe um tratamento solístico inusitado, exercendo um papel de destaque em meio a uma escrita sinfônica (instrumentação, timbres e texturas), ao mesmo tempo observa-se um tratamento não tradicional do esquema harmônico formal dos dobrados. Os objetivos desta pesquisa são identificar características do estilo musical de João Cavalcante nos dobrados para banda de retreta, na sua escrita idiomática para tuba e apresentar uma catalogação deste repertório do compositor.Since its appearance in the 19th century in Brazil, the retreta band (which shares some features with the symphonic band and marching band), has provided services and entertainment on important social dates to the musical life of most of the countrys small cities. It also provides musicians for most Brazilian military bands and the wind sections of symphony orchestras. Its favorite and the most characteristic musical genre is the dobrado, which origins can be traced back to the European military music. Dobrados are usually in a 2/4 meter and formally organized in 3 main sections. In traditional dobrado writing, the tuba plays simple accompaniments, usually the bass notes of the chords in simple rhythms, emphasizing the pulses or the strong parts of the beat. Composer and conductor João Cavalcante (1902 1985), born in the State of Minas Gerais, the Brazilian state with the greatest number of retreta bands (FUNARTE, 2004; SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA DE MINAS GERAIS, 2004), developed a retreta band writing style in which he mixed popular and classical elements. In Seresteiro, Saudades and Pretensioso, three out of his 23 dobrados Cavalcante used unexpected harmonic schemes, symphonic traits (instrumentation, textures and counterpoint), in which the tuba receives a soloistic treatment and plays a central role. This study aims at identifying João Cavalcante´s musical style in these three retreta band dobrados, his idiomatic writing for the tuba and also presenting a catalogue of João Cavalcante´s dobrados.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMusica para bandaMusica para tubaJoão Cavalcantedobrados brasileirostubacatalogação musicalbanda de músicaanálise musicalA escrita idiomática para tuba nos dobrados seresteiro, saudades e pretensioso de João Cavalcanteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALrenato_dobrados_joao_cavalcante_capa_sumario_final.pdfapplication/pdf25227https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YQHJB/1/renato_dobrados_joao_cavalcante_capa_sumario_final.pdf3b615e06e20ca20e0cdf72158b5b6fc7MD51renato_dobrados_joao_cavalcante_final.pdfapplication/pdf456296https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YQHJB/2/renato_dobrados_joao_cavalcante_final.pdf1427544e5e48a2a4eeabd8d5476dfb99MD52TEXTrenato_dobrados_joao_cavalcante_capa_sumario_final.pdf.txtrenato_dobrados_joao_cavalcante_capa_sumario_final.pdf.txtExtracted texttext/plain11173https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YQHJB/3/renato_dobrados_joao_cavalcante_capa_sumario_final.pdf.txt9e6a34de1879ceb04a637e5f5e4c8d7fMD53renato_dobrados_joao_cavalcante_final.pdf.txtrenato_dobrados_joao_cavalcante_final.pdf.txtExtracted texttext/plain36226https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7YQHJB/4/renato_dobrados_joao_cavalcante_final.pdf.txtc8350d22ec65fa5cb0d3176c95b02649MD541843/AAGS-7YQHJB2019-11-14 04:49:59.545oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-7YQHJBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:49:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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