A contribuição das tecnologias contemporâneas para o ensino/aprendizagem de Arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AE6PCV |
Resumo: | O presente trabalho trata de um relato de experiência de uma produção audiovisual desenvolvida em uma escola pública na cidade de São João Del Rey. Apresenta uma reflexão sobre a importância do ensino/aprendizagem de Arte para jovens/adolescentes no Ensino Médio a partir de alguns questionamentos sobre uma aparente falta de interesse dos educandos em relação ao componente curricular. Uma das estratégias utilizadas para a reflexão sobre o processo de ensino/aprendizagem de Arte foi a utilização das tecnologias contemporâneas, especificamente, da produção de um audiovisual desenvolvido por meio de um programa gratuito. Durante o desenvolvimento dessa produção foi possível constatar que no processo ensino/aprendizagem, os educadores necessitam lançar mão de alguns recursos para potencializar a aprendizagem, fazendo com que tenha significado para o educando. |
id |
UFMG_c96e841f37af69e6abf4a9e3f62c19d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AE6PCV |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Claudia Regina dos AnjosVerona Campos SegantiniVanessa Renata dos Santos Nunes2019-08-14T09:06:17Z2019-08-14T09:06:17Z2015-12-19http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AE6PCVO presente trabalho trata de um relato de experiência de uma produção audiovisual desenvolvida em uma escola pública na cidade de São João Del Rey. Apresenta uma reflexão sobre a importância do ensino/aprendizagem de Arte para jovens/adolescentes no Ensino Médio a partir de alguns questionamentos sobre uma aparente falta de interesse dos educandos em relação ao componente curricular. Uma das estratégias utilizadas para a reflexão sobre o processo de ensino/aprendizagem de Arte foi a utilização das tecnologias contemporâneas, especificamente, da produção de um audiovisual desenvolvido por meio de um programa gratuito. Durante o desenvolvimento dessa produção foi possível constatar que no processo ensino/aprendizagem, os educadores necessitam lançar mão de alguns recursos para potencializar a aprendizagem, fazendo com que tenha significado para o educando.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArtesEnsino de ArteProdução audiovisualTecnologias contemporâneasA contribuição das tecnologias contemporâneas para o ensino/aprendizagem de Arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_ufmg_vanessa01_05.pdfapplication/pdf651300https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AE6PCV/1/monografia_ufmg_vanessa01_05.pdfabefe6cbb8940c1e4effe94a281f2ebdMD51TEXTmonografia_ufmg_vanessa01_05.pdf.txtmonografia_ufmg_vanessa01_05.pdf.txtExtracted texttext/plain44103https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AE6PCV/2/monografia_ufmg_vanessa01_05.pdf.txt1279308118350d0ccb95a868d31977a8MD521843/BUOS-AE6PCV2019-11-14 16:35:24.688oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AE6PCVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:35:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A contribuição das tecnologias contemporâneas para o ensino/aprendizagem de Arte |
title |
A contribuição das tecnologias contemporâneas para o ensino/aprendizagem de Arte |
spellingShingle |
A contribuição das tecnologias contemporâneas para o ensino/aprendizagem de Arte Vanessa Renata dos Santos Nunes Ensino de Arte Produção audiovisual Tecnologias contemporâneas Artes |
title_short |
A contribuição das tecnologias contemporâneas para o ensino/aprendizagem de Arte |
title_full |
A contribuição das tecnologias contemporâneas para o ensino/aprendizagem de Arte |
title_fullStr |
A contribuição das tecnologias contemporâneas para o ensino/aprendizagem de Arte |
title_full_unstemmed |
A contribuição das tecnologias contemporâneas para o ensino/aprendizagem de Arte |
title_sort |
A contribuição das tecnologias contemporâneas para o ensino/aprendizagem de Arte |
author |
Vanessa Renata dos Santos Nunes |
author_facet |
Vanessa Renata dos Santos Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Claudia Regina dos Anjos |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Verona Campos Segantini |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vanessa Renata dos Santos Nunes |
contributor_str_mv |
Claudia Regina dos Anjos Verona Campos Segantini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Arte Produção audiovisual Tecnologias contemporâneas |
topic |
Ensino de Arte Produção audiovisual Tecnologias contemporâneas Artes |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Artes |
description |
O presente trabalho trata de um relato de experiência de uma produção audiovisual desenvolvida em uma escola pública na cidade de São João Del Rey. Apresenta uma reflexão sobre a importância do ensino/aprendizagem de Arte para jovens/adolescentes no Ensino Médio a partir de alguns questionamentos sobre uma aparente falta de interesse dos educandos em relação ao componente curricular. Uma das estratégias utilizadas para a reflexão sobre o processo de ensino/aprendizagem de Arte foi a utilização das tecnologias contemporâneas, especificamente, da produção de um audiovisual desenvolvido por meio de um programa gratuito. Durante o desenvolvimento dessa produção foi possível constatar que no processo ensino/aprendizagem, os educadores necessitam lançar mão de alguns recursos para potencializar a aprendizagem, fazendo com que tenha significado para o educando. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-12-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T09:06:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T09:06:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AE6PCV |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AE6PCV |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AE6PCV/1/monografia_ufmg_vanessa01_05.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AE6PCV/2/monografia_ufmg_vanessa01_05.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
abefe6cbb8940c1e4effe94a281f2ebd 1279308118350d0ccb95a868d31977a8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589529113722880 |