La Traviata à brasileira: diálogos culturais na sambópera de Augusto Boal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9EHH37 |
Resumo: | No ano de 1999 o dramaturgo Augusto Boal inaugura sua mais nova criação, a sambópera, que consiste na releitura de obras operísticas da tradição clássico-romântica, contextualizando-as culturalmente. Esta releitura, além de uma crítica social, problematiza a questão do multiculturalismo no seio da sociedade brasileira. Tomando como objeto de investigação A Traviata: A Metáfora do Desejo (2002), o presente trabalho pretende, portanto, discutir as características que fundamentam a sambópera e identificar os elementos que a conceituam como um gênero multicultural, colocando em perspectiva conceitos como hibridismo, identidade e a concepção da ópera como teatro-musical. Partimos do pressuposto de que a sambópera é um gênero intercultural, resultado da experiência de Boal no exílio, e que faz parte das manifestações artísticas construídas no contexto da pós-modernidade, sinalizando para o plural, para a multiplicidade. Sob o ponto de vista metodológico procuramos confrontar as fontes documentais com as fontes audiovisuais, buscando identificar a forma como Boal, juntamente com Marcos Leite, Jayme Vignoli e Celso Branco, desenvolvem o multiculturalismo na construção da sambópera. |
id |
UFMG_c9b4b6b5efed458c039f9f747a37dafd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-9EHH37 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Ana Claudia de AssisErnani de Castro MalettaFlavio Terrigno BarbeitasHellem Pimentel Santos2019-08-09T17:55:55Z2019-08-09T17:55:55Z2011-09-16http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9EHH37No ano de 1999 o dramaturgo Augusto Boal inaugura sua mais nova criação, a sambópera, que consiste na releitura de obras operísticas da tradição clássico-romântica, contextualizando-as culturalmente. Esta releitura, além de uma crítica social, problematiza a questão do multiculturalismo no seio da sociedade brasileira. Tomando como objeto de investigação A Traviata: A Metáfora do Desejo (2002), o presente trabalho pretende, portanto, discutir as características que fundamentam a sambópera e identificar os elementos que a conceituam como um gênero multicultural, colocando em perspectiva conceitos como hibridismo, identidade e a concepção da ópera como teatro-musical. Partimos do pressuposto de que a sambópera é um gênero intercultural, resultado da experiência de Boal no exílio, e que faz parte das manifestações artísticas construídas no contexto da pós-modernidade, sinalizando para o plural, para a multiplicidade. Sob o ponto de vista metodológico procuramos confrontar as fontes documentais com as fontes audiovisuais, buscando identificar a forma como Boal, juntamente com Marcos Leite, Jayme Vignoli e Celso Branco, desenvolvem o multiculturalismo na construção da sambópera.The aim of this paper is to present a study showing the characteristics that underlie the gender created by Augusto Boal in 1999 called sambópera and identify the elements that conceptualize it as a multicultural gender, putting into perspective such concepts as hybridity, identity and the concept of opera as musical theater. Sambópera consists in rereading operas of classic-romantic tradition, contextualizing them culturally. This rereading, besides being a social critic, discusses the issue of multiculturalism within the Brazilian society. Taking as an object of research the work "A Traviata: A Metáfora do Desejo (2002), we assume that sambópera is a cultural gender, result of Boal experience in exile, and that is part of the artistic context built in post-modernity, signaling to the plural, for multiplicity. From the methodological point of view we related the documentary sources with the audio-visual sources, in order to identify how Boal, along with Marcos Leite, Jayme Vignoli and Celso Branco have developed multiculturalism in the creation of sambópera.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBoal, Augusto, 1931-2009MúsicaÓperas Análise e apreciaçãoA TraviataAugusto BoalÓperaMulticulturalismoHibridismoSambóperaIdentidadeLa Traviata à brasileira: diálogos culturais na sambópera de Augusto Boalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALhellem_pimentel.pdfapplication/pdf7759957https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9EHH37/1/hellem_pimentel.pdf1da2c31f1ed9d1a5fe0dce499b519ce2MD51TEXThellem_pimentel.pdf.txthellem_pimentel.pdf.txtExtracted texttext/plain206856https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9EHH37/2/hellem_pimentel.pdf.txtbf5b3b83e76221ce03dda95824375455MD521843/AAGS-9EHH372019-11-14 09:04:50.019oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-9EHH37Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:04:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
La Traviata à brasileira: diálogos culturais na sambópera de Augusto Boal |
title |
La Traviata à brasileira: diálogos culturais na sambópera de Augusto Boal |
spellingShingle |
La Traviata à brasileira: diálogos culturais na sambópera de Augusto Boal Hellem Pimentel Santos A Traviata Augusto Boal Ópera Multiculturalismo Hibridismo Sambópera Identidade Boal, Augusto, 1931-2009 Música Óperas Análise e apreciação |
title_short |
La Traviata à brasileira: diálogos culturais na sambópera de Augusto Boal |
title_full |
La Traviata à brasileira: diálogos culturais na sambópera de Augusto Boal |
title_fullStr |
La Traviata à brasileira: diálogos culturais na sambópera de Augusto Boal |
title_full_unstemmed |
La Traviata à brasileira: diálogos culturais na sambópera de Augusto Boal |
title_sort |
La Traviata à brasileira: diálogos culturais na sambópera de Augusto Boal |
author |
Hellem Pimentel Santos |
author_facet |
Hellem Pimentel Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ana Claudia de Assis |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ernani de Castro Maletta |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Flavio Terrigno Barbeitas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hellem Pimentel Santos |
contributor_str_mv |
Ana Claudia de Assis Ernani de Castro Maletta Flavio Terrigno Barbeitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
A Traviata Augusto Boal Ópera Multiculturalismo Hibridismo Sambópera Identidade |
topic |
A Traviata Augusto Boal Ópera Multiculturalismo Hibridismo Sambópera Identidade Boal, Augusto, 1931-2009 Música Óperas Análise e apreciação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Boal, Augusto, 1931-2009 Música Óperas Análise e apreciação |
description |
No ano de 1999 o dramaturgo Augusto Boal inaugura sua mais nova criação, a sambópera, que consiste na releitura de obras operísticas da tradição clássico-romântica, contextualizando-as culturalmente. Esta releitura, além de uma crítica social, problematiza a questão do multiculturalismo no seio da sociedade brasileira. Tomando como objeto de investigação A Traviata: A Metáfora do Desejo (2002), o presente trabalho pretende, portanto, discutir as características que fundamentam a sambópera e identificar os elementos que a conceituam como um gênero multicultural, colocando em perspectiva conceitos como hibridismo, identidade e a concepção da ópera como teatro-musical. Partimos do pressuposto de que a sambópera é um gênero intercultural, resultado da experiência de Boal no exílio, e que faz parte das manifestações artísticas construídas no contexto da pós-modernidade, sinalizando para o plural, para a multiplicidade. Sob o ponto de vista metodológico procuramos confrontar as fontes documentais com as fontes audiovisuais, buscando identificar a forma como Boal, juntamente com Marcos Leite, Jayme Vignoli e Celso Branco, desenvolvem o multiculturalismo na construção da sambópera. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-09-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T17:55:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T17:55:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9EHH37 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9EHH37 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9EHH37/1/hellem_pimentel.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9EHH37/2/hellem_pimentel.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1da2c31f1ed9d1a5fe0dce499b519ce2 bf5b3b83e76221ce03dda95824375455 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589573560762368 |