O pensamento crítico do estudante de psicologia sobre sua formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henrique Pereira Aquino
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9G3JBK
Resumo: O presente trabalho nasceu a partir do interesse em realizar um estudo sobre a formação em psicologia. O objetivo principal foi investigar se o estudante de psicologia possui um pensamento crítico sobre a formação que está recebendo. Nesse percurso, foi traçado um panorama acerca dos conhecimentos produzidos sobre a formação do psicólogo no Brasil. Foram apresentadas discussões acerca da identidade de profissional do psicólogo, da formação do psicólogo brasileiro e do mercado e, por último, das Diretrizes Curriculares para os cursos de psicologia no país. A fenomenologia foi o referencial metodológico utilizado na coleta e compreensão dos dados obtidos. A partir de entrevistas semi-estruturadas com três estudantes do último ano do curso de psicologia da UFMG, foi possível conhecer os significados expressos de suas experiências frente à formação. Observou-se que os ideais dos estudantes entrevistados sobre o curso de psicologia oferecido pela UFMG, bem como o porte dessa instituição de reconhecimento nacional, atravessam de forma contundente as avaliações feitas sobre a formação que estão recebendo. No presente estudo, entendeu-se que o pensamento crítico do estudante de psicologia seria aquela capacidade de empreender uma discussão racional sobre o percurso da formação, refletir sobre os conhecimentos adquiridos/produzidos, reconhecendo a amplitude e a diversidade da psicologia enquanto ciência, bem como a natureza da prática profissional e, finalmente, os limites e as possibilidades da formação do psicólogo durante o período da graduação. Assim, de posse dessa referência e com base nos depoimentos colhidos considerou-se que, de forma geral, os estudantes não realizaram uma crítica da formação no sentido da criação de espírito crítico.
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