Acolhimento aos pacientes da saúde bucal, na Unidade Básica de Saúde - São Geraldo - regional Leste - Belo Horizonte - MG
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-97JJPK |
Resumo: | O presente trabalho visa analisar os dispositivos que orientam o acolhimento aos pacientes que necessitem de atendimento em atenção primária, em saúde bucal, nas unidades básicas de saúde de Belo Horizonte, em especial a UBS São Geraldo, na região leste desta capital. Entendendo que o acolhimento é a porta de entrada para atendimento dos usuários da rede pública de saúde, consideramos, portanto, o grau de resolutividade, de cobertura local, de nível de demanda de acolhimento, em seus variados tipos (ativa, espontânea, provocada dentre outras), atenção aos pacientes, em especial, aos da atenção primária. A metodologia adotada foi quantitativa, através de um questionário, aplicado aos usuários que estão registrados nos prontuários eletrônicos, advindos de cadastros regionalizados pelos agentes comunitários de saúde, da região limítrofe ao bairro São Geraldo. O principal objetivo é avaliar a atual forma de acolhimento, pela ótica do usuário, nesta UBS, revisar através da literatura as experiências na implantação do acolhimento SUS e propor diretrizes e estratégias para melhor implantação e implementação do acolhimento, nesta referida unidade de saúde. Os resultados mostraram que a procura por atendimento odontológico é expressiva, que os usuários são bem assistidos e acolhidos pela equipe de saúde bucal, havendo poucas reclamações como: demora para consultas em outros níveis de atenção (endodontia, periodontia, próteses) e sobre a estrutura física da UBS. Conclui-se que a acessibilidade aos bens e serviços de saúde bucal foi bem avaliada pelos usuários, respeitando desta forma aos princípios basilares do Sistema Único de Saúde, a integralidade, a equidade e a universalidade no atendimento, que estes usuários são bem acolhidos e assistidos e encaminhados conforme a necessidade individual de cada demanda. |
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Andrea Maria Duarte VargasRicardo José Nazar2019-08-13T14:10:01Z2019-08-13T14:10:01Z2009-11-28http://hdl.handle.net/1843/BUBD-97JJPKO presente trabalho visa analisar os dispositivos que orientam o acolhimento aos pacientes que necessitem de atendimento em atenção primária, em saúde bucal, nas unidades básicas de saúde de Belo Horizonte, em especial a UBS São Geraldo, na região leste desta capital. Entendendo que o acolhimento é a porta de entrada para atendimento dos usuários da rede pública de saúde, consideramos, portanto, o grau de resolutividade, de cobertura local, de nível de demanda de acolhimento, em seus variados tipos (ativa, espontânea, provocada dentre outras), atenção aos pacientes, em especial, aos da atenção primária. A metodologia adotada foi quantitativa, através de um questionário, aplicado aos usuários que estão registrados nos prontuários eletrônicos, advindos de cadastros regionalizados pelos agentes comunitários de saúde, da região limítrofe ao bairro São Geraldo. O principal objetivo é avaliar a atual forma de acolhimento, pela ótica do usuário, nesta UBS, revisar através da literatura as experiências na implantação do acolhimento SUS e propor diretrizes e estratégias para melhor implantação e implementação do acolhimento, nesta referida unidade de saúde. Os resultados mostraram que a procura por atendimento odontológico é expressiva, que os usuários são bem assistidos e acolhidos pela equipe de saúde bucal, havendo poucas reclamações como: demora para consultas em outros níveis de atenção (endodontia, periodontia, próteses) e sobre a estrutura física da UBS. Conclui-se que a acessibilidade aos bens e serviços de saúde bucal foi bem avaliada pelos usuários, respeitando desta forma aos princípios basilares do Sistema Único de Saúde, a integralidade, a equidade e a universalidade no atendimento, que estes usuários são bem acolhidos e assistidos e encaminhados conforme a necessidade individual de cada demanda.This study (work) aims to analyze the apparatus which orientate the patients welcoming, mainly the ones who are searching for a special assistance in oral health in the Belo Horizontes Basic Health Units, called Unidades Básicas de Saúde (USBs), in special the one located in São Geraldos district, in the East side of the capital.Understanding that this welcoming is the entrance door to meet the special needs of Dental Health Units patients, we consider the resolution degree of a total coverage, at a welcoming level, in their kinds (active, spontaneous, provocative, among others) attention to patients, in special the primary attention. The adopted methodology was quantitative, evaluated through a questionnaire fulfilled by patients registered in our USB electronic system. These data were collected by our Health Care Assistants (Agents) in the São Geraldos district. The main objective was to evaluate the welcoming actual policy adopted by this USB, through the patients point of view and to revise through literature, the experiences observed during the implantation of the welcoming program and, also, to propose guidelines and strategies to improve implantation and implementation of this program in this Health Care Unit.The results showed that the search for dental care is very expressive, and the patients are very well assisted and welcomed by the oral health team, with few claims as of: delay for other dental specialties (endodontics, periodontics, prothesis) and the USBs local structure.We concluded that the accessibility to the oral health care was well evaluated by the patients, respecting this way, the Sistema Unico de Saudes rationale, the integrity, equity and attending universalities, and these patients (users) are very well welcomed, assisted and referred according to their individual needs.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSaúde públicaCentros de saúdeAcolhimentoSaúde bucalAtenção primária à saúdePromoção da saúdeOdontologia em Saúde ColetivaAcolhimento aos pacientes da saúde bucal, na Unidade Básica de Saúde - São Geraldo - regional Leste - Belo Horizonte - MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALricardo_jos__nazar.pdfapplication/pdf94601https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-97JJPK/1/ricardo_jos__nazar.pdf4d63c4bc35f448686222c99ba79467ddMD51TEXTricardo_jos__nazar.pdf.txtricardo_jos__nazar.pdf.txtExtracted texttext/plain51330https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-97JJPK/2/ricardo_jos__nazar.pdf.txtd5c157d2eea7d6ac9b22d7bc0d6c0aa6MD521843/BUBD-97JJPK2019-11-14 23:22:12.321oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-97JJPKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T02:22:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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