Acolhimento aos pacientes da saúde bucal, na Unidade Básica de Saúde - São Geraldo - regional Leste - Belo Horizonte - MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo José Nazar
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-97JJPK
Resumo: O presente trabalho visa analisar os dispositivos que orientam o acolhimento aos pacientes que necessitem de atendimento em atenção primária, em saúde bucal, nas unidades básicas de saúde de Belo Horizonte, em especial a UBS São Geraldo, na região leste desta capital. Entendendo que o acolhimento é a porta de entrada para atendimento dos usuários da rede pública de saúde, consideramos, portanto, o grau de resolutividade, de cobertura local, de nível de demanda de acolhimento, em seus variados tipos (ativa, espontânea, provocada dentre outras), atenção aos pacientes, em especial, aos da atenção primária. A metodologia adotada foi quantitativa, através de um questionário, aplicado aos usuários que estão registrados nos prontuários eletrônicos, advindos de cadastros regionalizados pelos agentes comunitários de saúde, da região limítrofe ao bairro São Geraldo. O principal objetivo é avaliar a atual forma de acolhimento, pela ótica do usuário, nesta UBS, revisar através da literatura as experiências na implantação do acolhimento SUS e propor diretrizes e estratégias para melhor implantação e implementação do acolhimento, nesta referida unidade de saúde. Os resultados mostraram que a procura por atendimento odontológico é expressiva, que os usuários são bem assistidos e acolhidos pela equipe de saúde bucal, havendo poucas reclamações como: demora para consultas em outros níveis de atenção (endodontia, periodontia, próteses) e sobre a estrutura física da UBS. Conclui-se que a acessibilidade aos bens e serviços de saúde bucal foi bem avaliada pelos usuários, respeitando desta forma aos princípios basilares do Sistema Único de Saúde, a integralidade, a equidade e a universalidade no atendimento, que estes usuários são bem acolhidos e assistidos e encaminhados conforme a necessidade individual de cada demanda.
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