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Oto Neri BorgesAntonio Tarciso BorgesOrlando Gomes de Aguiar JuniorNelson Fiedler Ferrara JúniorPaulo Cezar Santos VenturaAdelson Fernandes Moreira2019-08-14T17:37:36Z2019-08-14T17:37:36Z2003-07-10http://hdl.handle.net/1843/EJRA-5SFJ2RAtividades com simulações, exercícios com lápis e papel, e experimentação foram combinados para proporcionar aos alunos ambientes de aprendizagem diferenciados. As interações de alguns grupos de alunos foram gravadas, em áudio e vídeo, e analisadas. Ao compará-las, destacamos e analisamos episódios nos quais as interações vivenciadas, nos diferentes ambientes, contribuíam com os dois focos da pesquisa: Identificação e descrição de procedimentos característicos de uma sala de aula, entendida como um local, no qual ocorre uma prática social específica; Identificação e compreensão de aspectos das práticas de interpretação dos alunos, em atividades envolvendo representações de modelos físicos. Nossos estudos sobre cognição situada, fenomenologia e fundamentos biológicos da cognição direcionaram a análise para a percepção e como ela participa da ação de interpretar. Conduziram também, juntamente com a etnometodologia, a uma abordagem descritiva da sala de aula, realizada através da elaboração de narrativas de situações destacadas durante a observação dos registros em áudio e vídeo. Essas narrativas se constituíram em dados de segunda ordem, base para a delimitação de episódios, com vistas a uma análise mais aprofundada. Trechos dessas narrativas foram transformados, também, em núcleos de descrição, a partir dos quais refletimos sobre a ação de professor e alunos nas salas de aula pesquisadas. Destacamos a percepção como um aspecto essencial do interpretar e do aprender. Salientamos o processo de realimentação mútua entre perceber, conceituar e agir. Chamamos atenção para os aspectos imanentes da percepção e de como, através de estratégias de ensino, recortamos a experiência vivida pelos alunos trazendo à sua consciência elementos perceptuais, que compõem de forma imanente essa experiência. Caracterizamos a sala de aula como uma comunidade de prática e sintetizamos elementos de descrição dessa comunidade. Discutimos, finalmente, as conseqüências dessa abordagem, especialmente, os obstáculos à transposição de aspectos de uma prática científica autêntica para o interior da sala de aula.Activities based on computer simulations, pencil and paper exercises, as well as laboratory practices were combined to give students opportunity to experience different learning environments. The interactions between students group were first audio- and video- recorded, then compared. By doing so, we identified and analyzed episodes in which the interactions contributed to the two research foci: Identification and description of distinguishing procedures of a classroom place where a specific social practice takes place. Identification and comprehension of aspects of students interpretative practices when those are engrossed in activities involving representations of models in Physics. Studying situated cognition, phenomenology and biological foundations of cognition, we were directed towards the analyses of perception and the role it plays in the interpretative act. These theoretical studies were combined with a study of ethno-methodology. That lead us to a descriptive approach to the classroom. We wrote vignettes of situations as we listened to the recordings. These vignettes constituted second order data, which were used to delimitate episodes for further and deeper analyses. Excerpts of such vignettes became the heart of the description, a basis for our reflection on teachers and students actions in the classroom. We take the perception as an essential aspect of the interpreting and the learning acts. We emphasize the feedback process interplayed by perception, conceptualization and action. We also discuss the immanent aspects of perception, highlight the way we framed the experiences students have gone through, and draw attention to how those teaching strategies bring perceptual elements to students consciousness perceptual elements which compound, in an immanent way, their experience. The classroom environment is treated as a specific practice community and description elements of the communities investigated are presented. Finally, we discuss the consequences of treating classrooms as venue for specific social practices to evolve, giving special attention to factors that hinder the development of an authentic scientific practice within such venues.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMetodos de simulaçãoEducaçãoAtividade escolarFisica Estudo e ensinoAprendizagem Ensino programadoAmbientes de aprendizagemAtividades práticasSimulaçõesEnsino de físicaPráticas de interpretaçãoPráticas de interpretação em ambientes de aprendizagem de físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_adelson.pdfapplication/pdf1430766https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EJRA-5SFJ2R/1/tese_adelson.pdf47f8cca2cebcaef534a234ec63b54ea7MD51TEXTtese_adelson.pdf.txttese_adelson.pdf.txtExtracted texttext/plain381247https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EJRA-5SFJ2R/2/tese_adelson.pdf.txtbbe373bb503569c883b99ad01007fdbcMD521843/EJRA-5SFJ2R2019-11-14 14:51:48.839oai:repositorio.ufmg.br:1843/EJRA-5SFJ2RRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:51:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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