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Anezia Moreira Faria MadeiraTorcata AmorimAmauri Gonçalves de Assis2019-08-10T04:29:38Z2019-08-10T04:29:38Z2012-02-25http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DUGU8O presente estudo trata-se de revisão integrativa da literatura; método que proporciona a síntese do conhecimento e a incorporação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática. O objetivo do trabalho foi refletir acerca da educação em saúde na Estratégia Saúde da Família. Utilizou-se para a seleção dos artigos as bases de dados online Scientific Eletronic Library Online(SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), inclusas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A população do estudo foi composta poronze artigos e a amostra constituiu-se de cinco artigos. A literatura mostra que as ações educativas desenvolvidas na atenção primária ainda estão focadas na cura da doença e na medicalização da saúde. A postura dos profissionais autoritária e prescrita, muitas vezes, leva ao esvaziamento das ações direcionadas para educação em saúde. Deve-se estimular nos sujeitos/usuários um olhar crítico acerca de seu processo saúde-doença, e com isso promover o autocuidado. Além disso, saber ouvir, dialogar, respeitar a realidade dos sujeitos são requisitos importantes para promover vínculo ao serviço de saúde. Sendo assim, esta revisão instiga a repensar as formas e maneiras como vem sendo conduzida a educação em saúde na ESF, que visa mudança de comportamento nos usuários. É necessário rever conceitos, quebrar paradigmas, construir e reconstruir caminhos para melhoria da qualidade do trabalho na atenção primária à saúde, calcado em práticas educativas que visem à promoção da saúde -um dos princípios finalísticos da Estratégia Saúde da Família.The present study deals with the integrative literature review, the synthesis methodthat provides the knowledge and the incorporation of the applicability of study results significant in practice. The objective was to reflect on health education in the Family Health Strategy. Was used for the selection of the articles online databases Scientific Electronic Library Online (SciELO), Latin American and Caribbean Health Sciences (Lilacs), included in the Virtual Health Library (VHL). The study population was composed of eleven articles and the sample consisted of five articles. The literatureshows that education is developed in primary care are still focused on curing the disease and the medicalization of health. The authoritarian attitude of the professionals and prescribed often leads to depletion of stocks targeted for health education. Should be encouraged in the subjects / users with a critical eye on their health-disease process and thereby promote self-care. Moreover, listening, dialogue, respect the reality of the subjects are important prerequisites for promoting ties to the health service. Therefore, this review urges a rethink of the ways and means as it is being conducted health education in the ESF, which aims to change behavior in users. It is necessary to review concepts, break paradigms, building and rebuilding roads to improve the quality of work in primary health care, based on educational practices aimed at promoting health -one of the principles of finalistics Family Health Strategy.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalEnfermagemEducação em saúdePrograma saúde da famíliaSaúde da famíliaEducação para saúdePromoção da saúdeEducação em saúde na estratégia saúde da família: revisão integrativa da literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_amauri_cefpepe.pdfapplication/pdf578885https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DUGU8/1/tcc_amauri_cefpepe.pdf38ef28f333fc199c4f5ad44ca2348bafMD51TEXTtcc_amauri_cefpepe.pdf.txttcc_amauri_cefpepe.pdf.txtExtracted texttext/plain43557https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DUGU8/2/tcc_amauri_cefpepe.pdf.txt52c4b57b0ee39cde9c2dd1b3c1220090MD521843/BUBD-9DUGU82019-11-14 04:02:20.391oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DUGU8Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:02:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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