O ideário de modernização e o projeto para ensino agrícola em Minas Gerais: de Fazenda-Escola a Escola Média de Agricultura de Florestal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9USRRE |
Resumo: | Esta dissertação foi construída com a proposta de abordar o ensino agrícola em Minas Gerais, no período de 1939 a 1955, pensado enquanto produto de políticas públicas imersas em um ideário específico de modernização. Tal recorte temporal e espacial se dá a partir de parte da trajetória de uma instituição que é inaugurada como Fazenda Escola de Florestal, em 26/04/1939, criada para ser modelar para o estado; depois, Escola Média de Agricultura até ser incorporada à Universidade Rural do Estado de Minas Gerais, em 05/12/1955. Busca-se compreender como as práticas pedagógicas desenvolvidas na instituição relacionavam-se com os delineamentos de projetos e possíveis disputas institucionais locais e/ou nacionais, apontando para uma tentativa de alinhamento das expressões em torno do ensino agrícola a um projeto maior de modernização, dimensionando agências e agentes presentes neste campo de forças, para entender a própria concepção de educação rural que estava sendo construída. Inserindo a problemática que envolve a educação rural mineira, o foco da análise aponta para o trabalho com fontes variadas localizadas nos acervos da referida instituição, arquivos e bibliotecas públicas, no Museu Histórico de Pará de Minas/MG e no Arquivo Histórico da Universidade Federal de Viçosa - UFV. |
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Bernardo Jefferson de OliveiraMilton Ramon Pires de OliveiraLuciano Mendes de Faria FilhoBruno Geraldo Alves2019-08-12T09:06:35Z2019-08-12T09:06:35Z2014-08-29http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9USRREEsta dissertação foi construída com a proposta de abordar o ensino agrícola em Minas Gerais, no período de 1939 a 1955, pensado enquanto produto de políticas públicas imersas em um ideário específico de modernização. Tal recorte temporal e espacial se dá a partir de parte da trajetória de uma instituição que é inaugurada como Fazenda Escola de Florestal, em 26/04/1939, criada para ser modelar para o estado; depois, Escola Média de Agricultura até ser incorporada à Universidade Rural do Estado de Minas Gerais, em 05/12/1955. Busca-se compreender como as práticas pedagógicas desenvolvidas na instituição relacionavam-se com os delineamentos de projetos e possíveis disputas institucionais locais e/ou nacionais, apontando para uma tentativa de alinhamento das expressões em torno do ensino agrícola a um projeto maior de modernização, dimensionando agências e agentes presentes neste campo de forças, para entender a própria concepção de educação rural que estava sendo construída. Inserindo a problemática que envolve a educação rural mineira, o foco da análise aponta para o trabalho com fontes variadas localizadas nos acervos da referida instituição, arquivos e bibliotecas públicas, no Museu Histórico de Pará de Minas/MG e no Arquivo Histórico da Universidade Federal de Viçosa - UFV.This dissertation was built with the proposed approach the agricultural teaching in the state of Minas Gerais, in the period of 1939 to 1955, thinking while product of public policies immersed in a particular thinking of modernization. Such a temporal and spatial clipping takes place from part of the trajectory of an institution which is inaugurated as Fazenda Escola de Florestal (Florestal School Farm), in April 24th 1939, created to be exemplary for the state; afterwards Escola Média de Agricultura (Agricultural Senior High School) till it was incorporated to the Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (Minas Gerais State Rural University), in December 5th 1955. it is aimed to understand how the pedagogical practices developed in the institution related to the designs of projects and possible local and/or national institutional, pointing to an attempt of lining of the expressions around agricultural teaching to a greater project of modernization, sizing both agencies and agents present in this force fields, to understand the very conception of rural education which was being constructed. Inserting the problematic which involves Minas Gerais rural education, the focus of the analysis which points to the work with diverse sources located in the archive of the above-quoted institution, files and public libraries in the Museu Histórico de Pará de Minas/MG (Pará de Minas Historic Museum/MG) and in the e no Arquivo Histórico da Universidade Federal de Viçosa UFV (Viçosa Federal University Historic File - UFV).Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação rural Minas GeraisEducação Historia Minas GeraisEvolução socialEscolas ruraisEducação Historia Minas GeraisEvolução socialEducação rural Minas GeraisEscolas ruraisO ideário de modernização e o projeto para ensino agrícola em Minas Gerais: de Fazenda-Escola a Escola Média de Agricultura de Florestalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_bruno_geraldo_alves__vers_o_final.pdfapplication/pdf2944750https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9USRRE/1/disserta__o_bruno_geraldo_alves__vers_o_final.pdfd887d2d53993998b0c22b4241affc3efMD511843/BUOS-9USRRE2019-08-12 06:06:35.662oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9USRRERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-12T09:06:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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