O ideário de modernização e o projeto para ensino agrícola em Minas Gerais: de Fazenda-Escola a Escola Média de Agricultura de Florestal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruno Geraldo Alves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9USRRE
Resumo: Esta dissertação foi construída com a proposta de abordar o ensino agrícola em Minas Gerais, no período de 1939 a 1955, pensado enquanto produto de políticas públicas imersas em um ideário específico de modernização. Tal recorte temporal e espacial se dá a partir de parte da trajetória de uma instituição que é inaugurada como Fazenda Escola de Florestal, em 26/04/1939, criada para ser modelar para o estado; depois, Escola Média de Agricultura até ser incorporada à Universidade Rural do Estado de Minas Gerais, em 05/12/1955. Busca-se compreender como as práticas pedagógicas desenvolvidas na instituição relacionavam-se com os delineamentos de projetos e possíveis disputas institucionais locais e/ou nacionais, apontando para uma tentativa de alinhamento das expressões em torno do ensino agrícola a um projeto maior de modernização, dimensionando agências e agentes presentes neste campo de forças, para entender a própria concepção de educação rural que estava sendo construída. Inserindo a problemática que envolve a educação rural mineira, o foco da análise aponta para o trabalho com fontes variadas localizadas nos acervos da referida instituição, arquivos e bibliotecas públicas, no Museu Histórico de Pará de Minas/MG e no Arquivo Histórico da Universidade Federal de Viçosa - UFV.
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