spelling |
Janice Helena Silva de R C MarinhoClecio dos Santos Bunzen JuniorMaria do Socorro Alencar Nunes MacedoDelaine Cafiero BicalhoGlaucia Muniz Proenca LaraElisabeth Goncalves de Souza2019-08-10T18:25:45Z2019-08-10T18:25:45Z2012-06-26http://hdl.handle.net/1843/LETR-8Y4QT2De que forma os livros didáticos de Língua Portuguesa adotados pelas escolas da Rede Pública Municipal de Barbacena (MG), para os alunos do 3° ao 5° anos do Ensino Fundamental, abordam a coesão textual? Este é o objetivo deste trabalho, descobrir, a partir da análise de 8 coleções de Língua Portuguesa, escolhidas pelos professores públicos municipais no Programa Nacional do Livro didático (PNLD)2010, como a coesão textual vem sendo abordada tendo em vista a importância desse princípio de textualidade para a leitura e escrita de textos. O presente trabalho oferece contribuição para as pesquisas acerca do estudo da coesão textual que, conforme verificado em consultas ao Portal da Capes, ainda é muito incipiente edialoga com as mais recentes diretrizes que orientam o ensino de língua portuguesa, quais sejam aquelas que apontam como objetivo principal contribuir para a formação de leitores e escritores competentes, numa perspectiva sócio-histórica que considerao aluno como sujeito do seu processo educativo. Partimos de uma abordagem histórica que resgata a trajetória do ensino de língua portuguesa no país e da análise das modificações do PNLD desde sua criação em 1994 até a edição de 2010. Tomamos como base teórica as discussões da Linguística Textual, em especial os trabalhos de Beaugrande & Dressler (1981, 1997), Costa Val (1991,1999, 2004), Marcuschi (1983, 1998, 2008), Koch (1988, 1996, 2000, 2002), Apotheloz (1995, 2003), Milner (2003), Cafiero (2002), dentre outros. Buscamos, nesta tese, investigar se e como os livros didáticos analisados contribuem para que os alunos percebam a importância dos elementos coesivos para a construção da cadeia referencial do texto.How is the textual cohesion approached in the didactic books adopted for students from the 3rd to 5th grades by the Municipal Public Schools in Barbacena (MG)? The purpose of this work is to answer this question, aiming the importance of the principle of textuality to reading and writing , departing from the analysis of 8 Portuguese didactic book collections, chosen by the municipal public teachers from the Programa Nacional do Livro didático (PNLD) 2010 - National Didactic book Program -.Thispaper offers contribution to the researches on the study of textual cohesion which, as it could be verified in the Capes portal, is still very incipient and dialogues with the most recently guidelines that direct the Portuguese teaching, especially the ones which aim to contribute to the formation of competent readers and writers, in a socialhistoricalperspective that considers the student as a subject of his /her educationprocess. We departed from a historical approach which rescues the Portuguese teaching trajectory and the analysis of the PNLD modifications since its creation in 1994 until the 2010 edition. We took as a theoretical basis the discussions of Textual Linguistics, especially the works by Beaugrande & Dressler (1981, 1997), Costa Val (1991, 1999, 2004), Marcuschi (1983, 1998, 2008), Koch (1988, 1996, 2000, 2002),Apotheloz (1995, 2003), Milner (2003), Cafiero (2002). In this thesis we tried to investigate if and how the didactic books analyzed contribute to lead the students to notice the importance of the cohesive elements to build the referential chain of the text.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLivros didáticos Avaliação BarbacenaCoesão (Lingüística)Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)Língua portuguesa (Ensino fundamental) Estudo e ensinolivro didáticoLíngua Portuguesacoesão textualA coesão textual em livros didáticos do PNLD/2010: análise dos livros didáticos adotados pela Rede Pública Municipal de Barbacenainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1316d.pdfapplication/pdf11816118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-8Y4QT2/1/1316d.pdfd310d0bbb992c4b3006e6ce849450058MD51TEXT1316d.pdf.txt1316d.pdf.txtExtracted texttext/plain460543https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-8Y4QT2/2/1316d.pdf.txt363b270165524bc275e3f18323de1e6dMD521843/LETR-8Y4QT22019-11-14 07:46:10.892oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-8Y4QT2Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:46:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|