spelling |
Sergio Freire GarciaLeonardo Alvares VidigalJalver Machado BethonicoLuíza Beatriz Amorim Melo AlvimDeyvid Willian Martins2019-08-11T07:04:21Z2019-08-11T07:04:21Z2018-10-19http://hdl.handle.net/1843/AAGS-B6KLVVEste trabalho se propôs a investigar as contribuições da música e dos sons para o enriquecimento narrativo do ciclo fílmico Decálogo, de Krzysztof Kieslowski. O recorte de alguns sons da banda sonora, selecionados por suas reincidências, ou por suscitar questões a respeito de sua coerência no sincronismo com a imagem, permite-nos acreditar que esses elementos atuem a favor do fortalecimento de um estilo kieslowskiano, amplificando um cenário de ambiguidades e de diálogos com uma esfera metafísica. Também buscamos apontar o protagonismo da música, que atua em paralelo ao desenvolvimento da narrativa e amplia as possibilidades de leitura por parte dos espectadores. Para viabilizar as análises, lançamos mão de alguns renomados teóricos do som e música no cinema, que contribuíram com suas terminologias e procedimentos metodológicos na análise do audiovisual.This work deals with the contributions of music and sounds to the narrative enrichment of the film cycle Decalogue, by Krzysztof Kieslowski. The choice of some sounds in the soundtrack, selected by their recurrence, or by issues regarding their synchronization with the image, allows us to believe that these elements act in favor of strengthening a Kieslowskian style, and of amplifying a scenario of ambiguities and of dialogues with a metaphysical sphere. We also sought to point out the protagonism of music, acting in parallel to the development of the narrative, and enlarging the interpretative possibilities of the audience. In order to make the analyzes viable, we used some renowned theorists of film sound and film music, who contributed with their terminologies and methodological procedures for the audiovisual analysis.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMusicaDecalogosound designKrzysztof Kieslowskianálise audiovisualUma pequena escuta do decálogo: sons e música no ciclo fílmico de Kieslowskiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_deyvid_martins.pdfapplication/pdf3281352https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-B6KLVV/1/disserta__o_deyvid_martins.pdf74ce066d41f31e0f0db1b8e66b489bbcMD51TEXTdisserta__o_deyvid_martins.pdf.txtdisserta__o_deyvid_martins.pdf.txtExtracted texttext/plain345118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-B6KLVV/2/disserta__o_deyvid_martins.pdf.txtf6fbffb8e4303c70a09157d0870f91f6MD521843/AAGS-B6KLVV2019-11-14 04:48:44.173oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-B6KLVVRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:48:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|