Os projetos de iniciação na docência: um olhar para o professor-supervisor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franciane Cristina Toledo Duarte
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ana Luiza de Quadros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p349
http://hdl.handle.net/1843/55373
https://orcid.org/0000-0001-9175-7604
https://orcid.org/0000-0001-8464-5823
Resumo: Uma vez que a construção dos conhecimentos profissionais é evolutiva e progressiva, a inserção de professores em um processo de formação continuada é essencial para a melhoria da prática docente. Os projetos de interação Universidade-Escola contam com a participação do professor-supervisor, mas as investigações envolvendo esse sujeito ainda estão pouco presentes na literatura. Desenvolvemos este trabalho com o objetivo de analisar as ações e o discurso desses professores e, ainda, a possível influência do projeto PIBID/Química na prática de uma amostra de professores. Para isso, selecionamos duas professoras, analisamos as aulas que desenvolvem nas escolas e realizamos entrevista. Observamos práticas embasadas em saberes da experiência, contradições entre os enunciados que fizeram e as ações que desenvolveram em sala de aula, tensões entre o normativo e o subjetivo e, ainda, possibilidades de tornar as contribuições oriundas da participação no projeto PIBID ainda mais significativas.
id UFMG_ce9b28773a013b4e6840edfbdeaea594
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/55373
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Os projetos de iniciação na docência: um olhar para o professor-supervisorThe teaching initiation project: a look at supervisor teacherFormação de professoresFormação continuadaProjetos de iniciação na docênciaInteração Universidade-EscolaProfessores - FormaçãoLivre-docência.Uma vez que a construção dos conhecimentos profissionais é evolutiva e progressiva, a inserção de professores em um processo de formação continuada é essencial para a melhoria da prática docente. Os projetos de interação Universidade-Escola contam com a participação do professor-supervisor, mas as investigações envolvendo esse sujeito ainda estão pouco presentes na literatura. Desenvolvemos este trabalho com o objetivo de analisar as ações e o discurso desses professores e, ainda, a possível influência do projeto PIBID/Química na prática de uma amostra de professores. Para isso, selecionamos duas professoras, analisamos as aulas que desenvolvem nas escolas e realizamos entrevista. Observamos práticas embasadas em saberes da experiência, contradições entre os enunciados que fizeram e as ações que desenvolveram em sala de aula, tensões entre o normativo e o subjetivo e, ainda, possibilidades de tornar as contribuições oriundas da participação no projeto PIBID ainda mais significativas.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICAUFMG2023-06-26T20:52:12Z2023-06-26T20:52:12Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdfhttps://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p3491982-5153http://hdl.handle.net/1843/55373https://orcid.org/0000-0001-9175-7604https://orcid.org/0000-0001-8464-5823porAlexandria: Revista de Educação em Ciência e TecnologiaFranciane Cristina Toledo DuarteAna Luiza de Quadrosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-06-26T20:52:12Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/55373Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-06-26T20:52:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os projetos de iniciação na docência: um olhar para o professor-supervisor
The teaching initiation project: a look at supervisor teacher
title Os projetos de iniciação na docência: um olhar para o professor-supervisor
spellingShingle Os projetos de iniciação na docência: um olhar para o professor-supervisor
Franciane Cristina Toledo Duarte
Formação de professores
Formação continuada
Projetos de iniciação na docência
Interação Universidade-Escola
Professores - Formação
Livre-docência.
title_short Os projetos de iniciação na docência: um olhar para o professor-supervisor
title_full Os projetos de iniciação na docência: um olhar para o professor-supervisor
title_fullStr Os projetos de iniciação na docência: um olhar para o professor-supervisor
title_full_unstemmed Os projetos de iniciação na docência: um olhar para o professor-supervisor
title_sort Os projetos de iniciação na docência: um olhar para o professor-supervisor
author Franciane Cristina Toledo Duarte
author_facet Franciane Cristina Toledo Duarte
Ana Luiza de Quadros
author_role author
author2 Ana Luiza de Quadros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franciane Cristina Toledo Duarte
Ana Luiza de Quadros
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Formação continuada
Projetos de iniciação na docência
Interação Universidade-Escola
Professores - Formação
Livre-docência.
topic Formação de professores
Formação continuada
Projetos de iniciação na docência
Interação Universidade-Escola
Professores - Formação
Livre-docência.
description Uma vez que a construção dos conhecimentos profissionais é evolutiva e progressiva, a inserção de professores em um processo de formação continuada é essencial para a melhoria da prática docente. Os projetos de interação Universidade-Escola contam com a participação do professor-supervisor, mas as investigações envolvendo esse sujeito ainda estão pouco presentes na literatura. Desenvolvemos este trabalho com o objetivo de analisar as ações e o discurso desses professores e, ainda, a possível influência do projeto PIBID/Química na prática de uma amostra de professores. Para isso, selecionamos duas professoras, analisamos as aulas que desenvolvem nas escolas e realizamos entrevista. Observamos práticas embasadas em saberes da experiência, contradições entre os enunciados que fizeram e as ações que desenvolveram em sala de aula, tensões entre o normativo e o subjetivo e, ainda, possibilidades de tornar as contribuições oriundas da participação no projeto PIBID ainda mais significativas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2023-06-26T20:52:12Z
2023-06-26T20:52:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p349
1982-5153
http://hdl.handle.net/1843/55373
https://orcid.org/0000-0001-9175-7604
https://orcid.org/0000-0001-8464-5823
url https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p349
http://hdl.handle.net/1843/55373
https://orcid.org/0000-0001-9175-7604
https://orcid.org/0000-0001-8464-5823
identifier_str_mv 1982-5153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1823248242897321984