Os projetos de iniciação na docência: um olhar para o professor-supervisor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p349 http://hdl.handle.net/1843/55373 https://orcid.org/0000-0001-9175-7604 https://orcid.org/0000-0001-8464-5823 |
Resumo: | Uma vez que a construção dos conhecimentos profissionais é evolutiva e progressiva, a inserção de professores em um processo de formação continuada é essencial para a melhoria da prática docente. Os projetos de interação Universidade-Escola contam com a participação do professor-supervisor, mas as investigações envolvendo esse sujeito ainda estão pouco presentes na literatura. Desenvolvemos este trabalho com o objetivo de analisar as ações e o discurso desses professores e, ainda, a possível influência do projeto PIBID/Química na prática de uma amostra de professores. Para isso, selecionamos duas professoras, analisamos as aulas que desenvolvem nas escolas e realizamos entrevista. Observamos práticas embasadas em saberes da experiência, contradições entre os enunciados que fizeram e as ações que desenvolveram em sala de aula, tensões entre o normativo e o subjetivo e, ainda, possibilidades de tornar as contribuições oriundas da participação no projeto PIBID ainda mais significativas. |
id |
UFMG_ce9b28773a013b4e6840edfbdeaea594 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/55373 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Os projetos de iniciação na docência: um olhar para o professor-supervisorThe teaching initiation project: a look at supervisor teacherFormação de professoresFormação continuadaProjetos de iniciação na docênciaInteração Universidade-EscolaProfessores - FormaçãoLivre-docência.Uma vez que a construção dos conhecimentos profissionais é evolutiva e progressiva, a inserção de professores em um processo de formação continuada é essencial para a melhoria da prática docente. Os projetos de interação Universidade-Escola contam com a participação do professor-supervisor, mas as investigações envolvendo esse sujeito ainda estão pouco presentes na literatura. Desenvolvemos este trabalho com o objetivo de analisar as ações e o discurso desses professores e, ainda, a possível influência do projeto PIBID/Química na prática de uma amostra de professores. Para isso, selecionamos duas professoras, analisamos as aulas que desenvolvem nas escolas e realizamos entrevista. Observamos práticas embasadas em saberes da experiência, contradições entre os enunciados que fizeram e as ações que desenvolveram em sala de aula, tensões entre o normativo e o subjetivo e, ainda, possibilidades de tornar as contribuições oriundas da participação no projeto PIBID ainda mais significativas.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICAUFMG2023-06-26T20:52:12Z2023-06-26T20:52:12Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdfhttps://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p3491982-5153http://hdl.handle.net/1843/55373https://orcid.org/0000-0001-9175-7604https://orcid.org/0000-0001-8464-5823porAlexandria: Revista de Educação em Ciência e TecnologiaFranciane Cristina Toledo DuarteAna Luiza de Quadrosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-06-26T20:52:12Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/55373Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-06-26T20:52:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os projetos de iniciação na docência: um olhar para o professor-supervisor The teaching initiation project: a look at supervisor teacher |
title |
Os projetos de iniciação na docência: um olhar para o professor-supervisor |
spellingShingle |
Os projetos de iniciação na docência: um olhar para o professor-supervisor Franciane Cristina Toledo Duarte Formação de professores Formação continuada Projetos de iniciação na docência Interação Universidade-Escola Professores - Formação Livre-docência. |
title_short |
Os projetos de iniciação na docência: um olhar para o professor-supervisor |
title_full |
Os projetos de iniciação na docência: um olhar para o professor-supervisor |
title_fullStr |
Os projetos de iniciação na docência: um olhar para o professor-supervisor |
title_full_unstemmed |
Os projetos de iniciação na docência: um olhar para o professor-supervisor |
title_sort |
Os projetos de iniciação na docência: um olhar para o professor-supervisor |
author |
Franciane Cristina Toledo Duarte |
author_facet |
Franciane Cristina Toledo Duarte Ana Luiza de Quadros |
author_role |
author |
author2 |
Ana Luiza de Quadros |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franciane Cristina Toledo Duarte Ana Luiza de Quadros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Formação continuada Projetos de iniciação na docência Interação Universidade-Escola Professores - Formação Livre-docência. |
topic |
Formação de professores Formação continuada Projetos de iniciação na docência Interação Universidade-Escola Professores - Formação Livre-docência. |
description |
Uma vez que a construção dos conhecimentos profissionais é evolutiva e progressiva, a inserção de professores em um processo de formação continuada é essencial para a melhoria da prática docente. Os projetos de interação Universidade-Escola contam com a participação do professor-supervisor, mas as investigações envolvendo esse sujeito ainda estão pouco presentes na literatura. Desenvolvemos este trabalho com o objetivo de analisar as ações e o discurso desses professores e, ainda, a possível influência do projeto PIBID/Química na prática de uma amostra de professores. Para isso, selecionamos duas professoras, analisamos as aulas que desenvolvem nas escolas e realizamos entrevista. Observamos práticas embasadas em saberes da experiência, contradições entre os enunciados que fizeram e as ações que desenvolveram em sala de aula, tensões entre o normativo e o subjetivo e, ainda, possibilidades de tornar as contribuições oriundas da participação no projeto PIBID ainda mais significativas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2023-06-26T20:52:12Z 2023-06-26T20:52:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p349 1982-5153 http://hdl.handle.net/1843/55373 https://orcid.org/0000-0001-9175-7604 https://orcid.org/0000-0001-8464-5823 |
url |
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p349 http://hdl.handle.net/1843/55373 https://orcid.org/0000-0001-9175-7604 https://orcid.org/0000-0001-8464-5823 |
identifier_str_mv |
1982-5153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1823248242897321984 |