Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Manuela Lustosa DinizRejane Barbosa Lopes2019-08-12T01:16:03Z2019-08-12T01:16:03Z2015-03-07http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9YHN5LO local de ensino onde o professor desenvolve sua aula pode ter certa contribuição no aprendizado do aluno. O espaço de educação continuada de crianças e adultos e suas dependências físicas é denominado espaço formal de ensino, e o espaço fora do ambiente escolar é, por sua vez, o espaço não formal de ensino. A metodologia investigativa de ensino é uma estratégia didática, entre outras, no qual o educador pode se fazer valer para aprimorar sua prática escolar. Preceitua que o aluno é também formador do conhecimento, sendo parte integrante do processo de ensino aprendizagem. O presente trabalho analisou, por meio de aplicação de questionário aos professores de Ciências do ensino médio, a frequência com que aulas de Química, Física e Biologia são realizadas em espaços não formais de ensino, na cidade de Governador Valadares, e se os professores aplica(ra)m em suas aulas algum traço da metodologia investigativa de ensino. Foi revelado pelos questionários que os professores de Biologia utilizam mais os espaços não formais e não institucionalizados; os professores de Física utilizam os espaços não formais institucionalizados; os professores de Química utilizam os espaços formais. Todos os professores que utilizaram espaços não formais afirmaram obter êxito em suas aulas e resultados mais satisfatórios.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPrática de ensino  Educação permanente  CiênciaPlanejamento educacional  Metodologia investigativaInstitucionalizadoNão institucionalizadoEspaços não formaisEspaços não formais para o ensino de ciências nas séries do ensino médio: uma abordagem investigativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_final.pdfapplication/pdf306950https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9YHN5L/1/monografia_final.pdf6b27274e4abdd90034a29839f0918ceaMD51TEXTmonografia_final.pdf.txtmonografia_final.pdf.txtExtracted texttext/plain48073https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9YHN5L/2/monografia_final.pdf.txtc7414cf6361b16d19709b46bc324ad7aMD521843/BUBD-9YHN5L2019-11-14 08:41:56.498oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9YHN5LRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:41:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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