Cenário acadêmico institucional dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia do Brasil

Bibliographic Details
Main Author: Gabrielle Francinne de Souza Carvalho
Publication Date: 2013
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFMG
Download full: http://hdl.handle.net/1843/ECIC-9BXF7S
Summary: A Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia são campos científicos que possuem trajetórias de formação e configurações acadêmico-institucionais diferentes. Desta forma, partiu-se do pressuposto de que estes campos, permeados pelas relações de poder, podem sofrer influências das localizações de cada curso, bem como o fato de estarem próximos e/ou afastados uns dos outros, e da pós-graduação em Ciência da Informação. Assim, objetivou-se analisar a influência acadêmico-institucional nos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia do Brasil. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados o plano de ensino das disciplinas teóricas específicas e um questionário composto de cinco questões abertas que foi enviado aos professores dessas disciplinas. Identificou-se ainda a formação acadêmica (graduação,mestrado e doutorado) desses professores a fim de analisar a influência de suas formações no ensino daqueles cursos. No primeiro momento, realizou-se a análise desses planos de ensino por meio do método bibliométrico, da análise de citações das referências e, no segundo momento, analisou-se o questionário utilizando a Análise deConteúdo, para categorização das respostas, e da Análise do Discurso, para interpretação dos discursos em seus contextos. Para a realização da pesquisa fez-se necessário agrupar os cursos em seis categorias, as quais correspondem à proximidade entre os cursos em uma mesma instituição de ensino superior. A leitura de Bourdieu e Foucault subsidiou a interpretação dos planos de ensino e questionários. As referências foram tabuladas a fim de obter as obras, os autores mais citados, o perfil dessas obras segundo a tipologia, a idade e o idioma referenciado nos planos de ensino e questionário. Os resultados desta pesquisa apontaram que prevaleceu nas disciplinas a citação de livros, datados da década de 2000 e em português. A influência acadêmicoinstitucional advinda da análise das referências pode ser percebida em todos os cursos pertencentes às seis categorias. Quanto às outras perguntas do questionário, detectou-se que os professores consideraram a formação acadêmica como o fator que mais influencia nas suas escolhas, seguido da proximidade em relação aos cursos de pósgraduação e, por último, a vinculação acadêmico-institucional e a proximidade entre os cursos de graduação. Sobre as relações entre Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia foi possível perceber que a maioria dos professores consideraram haver pontos de contatos entre esses campos.
id UFMG_ceefe6bab6609ffebd42dc5139e1a495
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECIC-9BXF7S
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Carlos Alberto Avila AraujoLeticia JuliaoAna Maria Pereira CardosoAdalson de Oliveira NascimentoGabrielle Francinne de Souza Carvalho2019-08-10T04:48:15Z2019-08-10T04:48:15Z2013-06-25http://hdl.handle.net/1843/ECIC-9BXF7SA Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia são campos científicos que possuem trajetórias de formação e configurações acadêmico-institucionais diferentes. Desta forma, partiu-se do pressuposto de que estes campos, permeados pelas relações de poder, podem sofrer influências das localizações de cada curso, bem como o fato de estarem próximos e/ou afastados uns dos outros, e da pós-graduação em Ciência da Informação. Assim, objetivou-se analisar a influência acadêmico-institucional nos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia do Brasil. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados o plano de ensino das disciplinas teóricas específicas e um questionário composto de cinco questões abertas que foi enviado aos professores dessas disciplinas. Identificou-se ainda a formação acadêmica (graduação,mestrado e doutorado) desses professores a fim de analisar a influência de suas formações no ensino daqueles cursos. No primeiro momento, realizou-se a análise desses planos de ensino por meio do método bibliométrico, da análise de citações das referências e, no segundo momento, analisou-se o questionário utilizando a Análise deConteúdo, para categorização das respostas, e da Análise do Discurso, para interpretação dos discursos em seus contextos. Para a realização da pesquisa fez-se necessário agrupar os cursos em seis categorias, as quais correspondem à proximidade entre os cursos em uma mesma instituição de ensino superior. A leitura de Bourdieu e Foucault subsidiou a interpretação dos planos de ensino e questionários. As referências foram tabuladas a fim de obter as obras, os autores mais citados, o perfil dessas obras segundo a tipologia, a idade e o idioma referenciado nos planos de ensino e questionário. Os resultados desta pesquisa apontaram que prevaleceu nas disciplinas a citação de livros, datados da década de 2000 e em português. A influência acadêmicoinstitucional advinda da análise das referências pode ser percebida em todos os cursos pertencentes às seis categorias. Quanto às outras perguntas do questionário, detectou-se que os professores consideraram a formação acadêmica como o fator que mais influencia nas suas escolhas, seguido da proximidade em relação aos cursos de pósgraduação e, por último, a vinculação acadêmico-institucional e a proximidade entre os cursos de graduação. Sobre as relações entre Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia foi possível perceber que a maioria dos professores consideraram haver pontos de contatos entre esses campos.The Archival Science, Library Science and Museology are scientific fields that have got different training trajectories and academic-institutional settings. Thus, we started with the assumption that these fields, permeated by power relations, can be influenced by theplace where each course is located, as well as the fact that they could be near and / or far from each other and also from the Information Science post-graduation course. The objective was to analyze the academic-institutional influence on Archival Science, Library Science and Museology in Brazil. Therefore, the teaching class planning of specific theoretical subjects and a questionnaire with five open questions that was sent to these teachers were used as an instrument for data collection. It was also identified the degree of each teacher in order to analyze the influence of their training choices in the references cited in their class planning. At first, we carried out the analysis of these educational plans through bibliometric method of citation analysis,after the questionnaire was analyzed using the Content Analysis Method to categorize the responses and then the Discourse Analysis Method to interpret the speeches in their contexts. It was necessary for the research to group the courses into six categories, which correspond to the proximity among them on the same education institution.Reading Bourdieu and Foucault supported the interpretation of the teaching class planning and questionnaire. References were tabulated in order to get the most cited authors, the works and also the profile of these works by type, age and language referenced in the teaching plans and the questionnaire. The results of this research showed that prevails in the disciplines the cited books, dating from the 2000s and inPortuguese. The influence of the academic-institutional analysis comes from the references and it can be seen as belonging to all six categories courses. As for the other questions in the questionnaire, it was found that teachers considered their academic formation as the most influenced factor in their choices, followed by the proximity of the post-graduate courses and lastly, the academic-institutional linking and proximityamong the undergraduate courses. Concerning Archival Science, Library Science and Museology it was possible to notice that most teachers have found links among these fields.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArquivologiaBiblioteconomiaCiência da informaçãoMuseologiaCampo científicoArquivologiaepistemologiaBiblioteconomiaCiência da Informaçãoconfiguração acadêmico-institucionalMuseologiaCenário acadêmico institucional dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o._gabrielle_tanus.2013.pdfapplication/pdf2218333https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECIC-9BXF7S/1/disserta__o._gabrielle_tanus.2013.pdf4333c259edbf9f1c1c98a76f30512933MD511843/ECIC-9BXF7S2019-08-10 01:48:15.105oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECIC-9BXF7SRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-10T04:48:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cenário acadêmico institucional dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia do Brasil
title Cenário acadêmico institucional dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia do Brasil
spellingShingle Cenário acadêmico institucional dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia do Brasil
Gabrielle Francinne de Souza Carvalho
Campo científico
Arquivologia
epistemologia
Biblioteconomia
Ciência da Informação
configuração acadêmico-institucional
Museologia
Arquivologia
Biblioteconomia
Ciência da informação
Museologia
title_short Cenário acadêmico institucional dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia do Brasil
title_full Cenário acadêmico institucional dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia do Brasil
title_fullStr Cenário acadêmico institucional dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia do Brasil
title_full_unstemmed Cenário acadêmico institucional dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia do Brasil
title_sort Cenário acadêmico institucional dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia do Brasil
author Gabrielle Francinne de Souza Carvalho
author_facet Gabrielle Francinne de Souza Carvalho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carlos Alberto Avila Araujo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Leticia Juliao
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Maria Pereira Cardoso
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Adalson de Oliveira Nascimento
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabrielle Francinne de Souza Carvalho
contributor_str_mv Carlos Alberto Avila Araujo
Leticia Juliao
Ana Maria Pereira Cardoso
Adalson de Oliveira Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Campo científico
Arquivologia
epistemologia
Biblioteconomia
Ciência da Informação
configuração acadêmico-institucional
Museologia
topic Campo científico
Arquivologia
epistemologia
Biblioteconomia
Ciência da Informação
configuração acadêmico-institucional
Museologia
Arquivologia
Biblioteconomia
Ciência da informação
Museologia
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Arquivologia
Biblioteconomia
Ciência da informação
Museologia
description A Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia são campos científicos que possuem trajetórias de formação e configurações acadêmico-institucionais diferentes. Desta forma, partiu-se do pressuposto de que estes campos, permeados pelas relações de poder, podem sofrer influências das localizações de cada curso, bem como o fato de estarem próximos e/ou afastados uns dos outros, e da pós-graduação em Ciência da Informação. Assim, objetivou-se analisar a influência acadêmico-institucional nos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia do Brasil. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados o plano de ensino das disciplinas teóricas específicas e um questionário composto de cinco questões abertas que foi enviado aos professores dessas disciplinas. Identificou-se ainda a formação acadêmica (graduação,mestrado e doutorado) desses professores a fim de analisar a influência de suas formações no ensino daqueles cursos. No primeiro momento, realizou-se a análise desses planos de ensino por meio do método bibliométrico, da análise de citações das referências e, no segundo momento, analisou-se o questionário utilizando a Análise deConteúdo, para categorização das respostas, e da Análise do Discurso, para interpretação dos discursos em seus contextos. Para a realização da pesquisa fez-se necessário agrupar os cursos em seis categorias, as quais correspondem à proximidade entre os cursos em uma mesma instituição de ensino superior. A leitura de Bourdieu e Foucault subsidiou a interpretação dos planos de ensino e questionários. As referências foram tabuladas a fim de obter as obras, os autores mais citados, o perfil dessas obras segundo a tipologia, a idade e o idioma referenciado nos planos de ensino e questionário. Os resultados desta pesquisa apontaram que prevaleceu nas disciplinas a citação de livros, datados da década de 2000 e em português. A influência acadêmicoinstitucional advinda da análise das referências pode ser percebida em todos os cursos pertencentes às seis categorias. Quanto às outras perguntas do questionário, detectou-se que os professores consideraram a formação acadêmica como o fator que mais influencia nas suas escolhas, seguido da proximidade em relação aos cursos de pósgraduação e, por último, a vinculação acadêmico-institucional e a proximidade entre os cursos de graduação. Sobre as relações entre Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia foi possível perceber que a maioria dos professores consideraram haver pontos de contatos entre esses campos.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T04:48:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T04:48:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ECIC-9BXF7S
url http://hdl.handle.net/1843/ECIC-9BXF7S
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECIC-9BXF7S/1/disserta__o._gabrielle_tanus.2013.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4333c259edbf9f1c1c98a76f30512933
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676884242595840