Aura e reprodutibilidade técnica no pensamento estético de Walter Benjamin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soraya Aguiar Ventura
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-967GU6
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o fenômeno descrito por Walter Benjamin como o declínio da aura da obra de arte na modernidade fazendo uma articulação com sua Teoria da Experiência. Segundo o autor, a extinção do elemento tradicional na sociedade moderna, em última instância, será responsável pela perda da capacidade humana de experienciar. Tal situação, por sua vez, atinge o próprio modo de recepção do objeto artístico pelo público, visto que, o enfraquecimento das experiências humanas tende a dificultar e, em alguns casos, até mesmo a impossibilitar a recepção das artes. Tendo em vista a concepção de nosso filósofo acerca do papel da memória e da tradição para história da arte e da sua influência sobre o modo de existência do homem em sociedade, este trabalho irá prender-se, sobretudo, na relação entre quatro textos: Pequena História da Fotografia (1931) e A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica (1936), O Narrador (1935) e Sobre Alguns Temas em Baudelaire (1939). Para nós, a relação entre esses ensaios é, ao mesmo tempo, complementar e conflituosa, já que cada dupla se relaciona de modo a esclarecer pontos obscuros deixados isoladamente em um ou em outro texto, porém, confrontadas, nos fornece força argumentativa para afirmar a existência de certa oscilação na posição do filósofo em relação ao declínio da aura da obra de arte.
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