Aura e reprodutibilidade técnica no pensamento estético de Walter Benjamin
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-967GU6 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar o fenômeno descrito por Walter Benjamin como o declínio da aura da obra de arte na modernidade fazendo uma articulação com sua Teoria da Experiência. Segundo o autor, a extinção do elemento tradicional na sociedade moderna, em última instância, será responsável pela perda da capacidade humana de experienciar. Tal situação, por sua vez, atinge o próprio modo de recepção do objeto artístico pelo público, visto que, o enfraquecimento das experiências humanas tende a dificultar e, em alguns casos, até mesmo a impossibilitar a recepção das artes. Tendo em vista a concepção de nosso filósofo acerca do papel da memória e da tradição para história da arte e da sua influência sobre o modo de existência do homem em sociedade, este trabalho irá prender-se, sobretudo, na relação entre quatro textos: Pequena História da Fotografia (1931) e A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica (1936), O Narrador (1935) e Sobre Alguns Temas em Baudelaire (1939). Para nós, a relação entre esses ensaios é, ao mesmo tempo, complementar e conflituosa, já que cada dupla se relaciona de modo a esclarecer pontos obscuros deixados isoladamente em um ou em outro texto, porém, confrontadas, nos fornece força argumentativa para afirmar a existência de certa oscilação na posição do filósofo em relação ao declínio da aura da obra de arte. |
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Rodrigo Antonio de Paiva DuarteImaculada Maria Guimarães KangussuRomero Alves de FreitasSoraya Aguiar Ventura2019-08-14T09:24:22Z2019-08-14T09:24:22Z2007-03-23http://hdl.handle.net/1843/BUOS-967GU6O objetivo deste trabalho é analisar o fenômeno descrito por Walter Benjamin como o declínio da aura da obra de arte na modernidade fazendo uma articulação com sua Teoria da Experiência. Segundo o autor, a extinção do elemento tradicional na sociedade moderna, em última instância, será responsável pela perda da capacidade humana de experienciar. Tal situação, por sua vez, atinge o próprio modo de recepção do objeto artístico pelo público, visto que, o enfraquecimento das experiências humanas tende a dificultar e, em alguns casos, até mesmo a impossibilitar a recepção das artes. Tendo em vista a concepção de nosso filósofo acerca do papel da memória e da tradição para história da arte e da sua influência sobre o modo de existência do homem em sociedade, este trabalho irá prender-se, sobretudo, na relação entre quatro textos: Pequena História da Fotografia (1931) e A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica (1936), O Narrador (1935) e Sobre Alguns Temas em Baudelaire (1939). Para nós, a relação entre esses ensaios é, ao mesmo tempo, complementar e conflituosa, já que cada dupla se relaciona de modo a esclarecer pontos obscuros deixados isoladamente em um ou em outro texto, porém, confrontadas, nos fornece força argumentativa para afirmar a existência de certa oscilação na posição do filósofo em relação ao declínio da aura da obra de arte.The objective of this dissertation is to examine the phenomenon described by Walter Benjamin as the the declining aura of art in the modernity and articulating his emphasis on the Theory of Experience. According to Benja min, the extinction of traditional elements in the modern society has ultimately diminished the capability of human experiences. This situation is implicit in the treatment of public artwork, which reduces the human experience by limiting, and sometimes, completely blocking any possibility of experiential contact with art. Keeping in mind the Benjamins concept of relating the function of memory and the tradition to art history to the direction human existence in society, this text will to deepen, in particular, the relationship between four of his texts: Small History of Photography (1931) e The Artwork in the Age of Mechanical Reproduction (1935), The Narrator (1936) e About Some Motives in Baudelaire (1939). For us, the relationship between these texts is as complementary and at the same time, conflicting, seeing that each volume interacts helping us clarify obscures points. Yet, individually they sometimes confront us with an ambiguous argument, which affirms Benjamins thoughts about the declining aura of art.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBenjamin, Walter, 1892-1940FotografiaFilosofiaAuraArteTecnologiaMemóriaSociedadeExperiênciaTradiçãoAuraObra de arteAura e reprodutibilidade técnica no pensamento estético de Walter Benjamininfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_corrigida.pdfapplication/pdf624149https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-967GU6/1/disserta__o_corrigida.pdf3219f09927e0b3440c0955cf1a0e5f01MD51TEXTdisserta__o_corrigida.pdf.txtdisserta__o_corrigida.pdf.txtExtracted texttext/plain257014https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-967GU6/2/disserta__o_corrigida.pdf.txt0927fff6a3fdec4bd8a9f73670b9e7adMD521843/BUOS-967GU62019-11-14 16:55:33.583oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-967GU6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:55:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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