Práticas de criação cênica e estratégias de convivência na cidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rogério Lopes da Silva Paulino
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/38499
https://orcid.org/0000-0002-4529-0772
Resumo: A dimensão extensionista do teatro está comumente associada à apresentação de obras artísticas acabadas ou à realização de oficinas, contudo nesta comunicação pretendo abordar processos de criação que não só se dão quase que inteiramente com a presença de público, mas que dependem da participação da comunidade em que são desenvolvidos para se efetivarem, uma vez que a rua e os demais espaços públicos e privados, como a residência de moradores e estabelecimentos locais são convertidos pelos atores em espaços de experimentação criativa. Esta temática será abordada a partir do trabalho desenvolvido pelo grupo Teatro&Cidade - Núcleo de Pesquisa Cênica do Teatro Universitário da UFMG. Com suas criações o grupo procura reforçar que a rua, assim como a cidade e seus espaços, não são vistos, do ponto de vista teatral, como locais de apresentação de obras acabadas. Antes de tudo, são locais de convivência para serem ocupados das mais variadas formas e ocasiões. Propõe um teatro que aconteça junto com a cidade, sem que seja preciso fechar ruas ou montar palcos. As principais referências para abordar a relação do teatro e a cidade, tema central do trabalho do grupo, são retiradas do diálogo com elementos oriundos das manifestações tradicionais da cultura popular brasileira, que tem a rua e os espaços públicos como locais privilegiados de atuação. São utilizados procedimentos cênicos inspirados especialmente em manifestações em que se encontram a ocorrência de máscaras e mascarados, como nas folias de reis, nos reisados, nas cavalhadas e etc. Nesta comunicação será abordada os resultados da criação da Trilogia Andarilha, composta por três “manifestações teatrais” de rua em que grupos de mascarados se deslocam livremente pela cidade instaurando imagens poéticas e grotescas em meio ao cotidiano. São elas: “Intermitentes ou vai e vem”, “Trinca-matraca: uma mascarada de rua” e “Seis Personagens a Procura de um Lugar”.
id UFMG_cf78192bd6264fca3a7852355bc6660f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/38499
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2021-10-26T11:23:14Z2021-10-26T11:23:14Z2018813711383http://hdl.handle.net/1843/38499https://orcid.org/0000-0002-4529-0772A dimensão extensionista do teatro está comumente associada à apresentação de obras artísticas acabadas ou à realização de oficinas, contudo nesta comunicação pretendo abordar processos de criação que não só se dão quase que inteiramente com a presença de público, mas que dependem da participação da comunidade em que são desenvolvidos para se efetivarem, uma vez que a rua e os demais espaços públicos e privados, como a residência de moradores e estabelecimentos locais são convertidos pelos atores em espaços de experimentação criativa. Esta temática será abordada a partir do trabalho desenvolvido pelo grupo Teatro&Cidade - Núcleo de Pesquisa Cênica do Teatro Universitário da UFMG. Com suas criações o grupo procura reforçar que a rua, assim como a cidade e seus espaços, não são vistos, do ponto de vista teatral, como locais de apresentação de obras acabadas. Antes de tudo, são locais de convivência para serem ocupados das mais variadas formas e ocasiões. Propõe um teatro que aconteça junto com a cidade, sem que seja preciso fechar ruas ou montar palcos. As principais referências para abordar a relação do teatro e a cidade, tema central do trabalho do grupo, são retiradas do diálogo com elementos oriundos das manifestações tradicionais da cultura popular brasileira, que tem a rua e os espaços públicos como locais privilegiados de atuação. São utilizados procedimentos cênicos inspirados especialmente em manifestações em que se encontram a ocorrência de máscaras e mascarados, como nas folias de reis, nos reisados, nas cavalhadas e etc. Nesta comunicação será abordada os resultados da criação da Trilogia Andarilha, composta por três “manifestações teatrais” de rua em que grupos de mascarados se deslocam livremente pela cidade instaurando imagens poéticas e grotescas em meio ao cotidiano. São elas: “Intermitentes ou vai e vem”, “Trinca-matraca: uma mascarada de rua” e “Seis Personagens a Procura de um Lugar”.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilTU - TEATRO UNIVERSITARIO PEXCongresso Brasileiro de Extensão UniversitáriaTeatro de ruaTeatro de máscarasTeatro e sociedadeTeatro de ruaIntervenção urbanaMáscaras teatraisPráticas de criação cênica e estratégias de convivência na cidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttps://sigeventos.ufrn.br/evento/CBEU2018/documentos/viewRogério Lopes da Silva Paulinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38499/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALPráticas de criação cênica e estratégias de convivência na cidade.pdfPráticas de criação cênica e estratégias de convivência na cidade.pdfapplication/pdf628235https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38499/2/Pr%c3%a1ticas%20de%20cria%c3%a7%c3%a3o%20c%c3%aanica%20e%20estrat%c3%a9gias%20de%20conviv%c3%aancia%20na%20cidade.pdfc2d032c89727dbd394275e9ae067c757MD521843/384992021-10-26 08:23:14.564oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-10-26T11:23:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas de criação cênica e estratégias de convivência na cidade
title Práticas de criação cênica e estratégias de convivência na cidade
spellingShingle Práticas de criação cênica e estratégias de convivência na cidade
Rogério Lopes da Silva Paulino
Teatro de rua
Intervenção urbana
Máscaras teatrais
Teatro de rua
Teatro de máscaras
Teatro e sociedade
title_short Práticas de criação cênica e estratégias de convivência na cidade
title_full Práticas de criação cênica e estratégias de convivência na cidade
title_fullStr Práticas de criação cênica e estratégias de convivência na cidade
title_full_unstemmed Práticas de criação cênica e estratégias de convivência na cidade
title_sort Práticas de criação cênica e estratégias de convivência na cidade
author Rogério Lopes da Silva Paulino
author_facet Rogério Lopes da Silva Paulino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rogério Lopes da Silva Paulino
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro de rua
Intervenção urbana
Máscaras teatrais
topic Teatro de rua
Intervenção urbana
Máscaras teatrais
Teatro de rua
Teatro de máscaras
Teatro e sociedade
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Teatro de rua
Teatro de máscaras
Teatro e sociedade
description A dimensão extensionista do teatro está comumente associada à apresentação de obras artísticas acabadas ou à realização de oficinas, contudo nesta comunicação pretendo abordar processos de criação que não só se dão quase que inteiramente com a presença de público, mas que dependem da participação da comunidade em que são desenvolvidos para se efetivarem, uma vez que a rua e os demais espaços públicos e privados, como a residência de moradores e estabelecimentos locais são convertidos pelos atores em espaços de experimentação criativa. Esta temática será abordada a partir do trabalho desenvolvido pelo grupo Teatro&Cidade - Núcleo de Pesquisa Cênica do Teatro Universitário da UFMG. Com suas criações o grupo procura reforçar que a rua, assim como a cidade e seus espaços, não são vistos, do ponto de vista teatral, como locais de apresentação de obras acabadas. Antes de tudo, são locais de convivência para serem ocupados das mais variadas formas e ocasiões. Propõe um teatro que aconteça junto com a cidade, sem que seja preciso fechar ruas ou montar palcos. As principais referências para abordar a relação do teatro e a cidade, tema central do trabalho do grupo, são retiradas do diálogo com elementos oriundos das manifestações tradicionais da cultura popular brasileira, que tem a rua e os espaços públicos como locais privilegiados de atuação. São utilizados procedimentos cênicos inspirados especialmente em manifestações em que se encontram a ocorrência de máscaras e mascarados, como nas folias de reis, nos reisados, nas cavalhadas e etc. Nesta comunicação será abordada os resultados da criação da Trilogia Andarilha, composta por três “manifestações teatrais” de rua em que grupos de mascarados se deslocam livremente pela cidade instaurando imagens poéticas e grotescas em meio ao cotidiano. São elas: “Intermitentes ou vai e vem”, “Trinca-matraca: uma mascarada de rua” e “Seis Personagens a Procura de um Lugar”.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-26T11:23:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-26T11:23:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/38499
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4529-0772
url http://hdl.handle.net/1843/38499
https://orcid.org/0000-0002-4529-0772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Congresso Brasileiro de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv TU - TEATRO UNIVERSITARIO PEX
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38499/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38499/2/Pr%c3%a1ticas%20de%20cria%c3%a7%c3%a3o%20c%c3%aanica%20e%20estrat%c3%a9gias%20de%20conviv%c3%aancia%20na%20cidade.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
c2d032c89727dbd394275e9ae067c757
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589490207358976