CONSERVAÇÃO E VALORES DAS PAISAGENS CULTURAIS MUNDIAIS: A trajetória da preservação do Conjunto Moderno da Pampulha, de patrimônio histórico e artístico nacional à paisagem cultural mundial (1947 - 2016)
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Data de Publicação: | 2021 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/38899 https://orcid.org/ 0000-0002-1145-6789 |
Resumo: | A complexidade da tipologia paisagem cultural como um sistema dinâmico, principalmente em cidades e regiões metropolitanas, traz grandes desafios ao campo da preservação do patrimônio, pois as teorias e normativas ocidentais de conservação estiveram por muito tempo focadas nos valores históricos e artísticos, nos atributos de autenticidade e integridade, com uma visão restrita da significância cultural. As teorias e abordagens contemporâneas da conservação do patrimônio cultural, tais como a teoria baseada em valores, e a metodologia proposta pela Carta de Burra, que tem como premissa a significância cultural dos lugares, apontam caminhos possíveis para lidar com a complexidade da conservação da tipologia paisagem cultural como patrimônio. No caso das paisagens culturais inscritas na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, deve-se garantir a preservação do “valor universal excepcional”. A pesquisa investiga o conceito de paisagem cultural no campo do patrimônio, sua utilização como uma tipologia no âmbito do patrimônio mundial, e as diversas abordagens para a sua conservação, especificamente a Recomendação da Paisagem Histórica Urbana (HUL – Historic Urban Landscape) do Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO para as paisagens culturais mundiais. A pesquisa também aponta perspectivas para a conservação das paisagens culturais mundiais com abordagens mais flexíveis, capazes de abarcar as mudanças, e não a conservação estática da “cidade-monumento” como fora no passado. Elege-se o estudo de caso do Conjunto Moderno da Pampulha situado em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Mediante o estudo pretende-se elucidar o processo de sua patrimonialização nacional e universal que ilustra e representa a ampliação do conceito de patrimônio, bem como as transformações do campo das políticas de preservação do patrimônio cultural no Brasil, e no Mundo, e culmina com a sua inscrição como Paisagem Cultural na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A hipótese que se apresenta nesta pesquisa é de que há uma desconexão conceitual entre o bem candidato “Conjunto Moderno da Pampulha” apresentado no dossiê de candidatura e o bem inscrito como Paisagem Cultural na Lista do Patrimônio Mundial. O bem patrimonializado sob a tipologia Paisagem Cultural no âmbito universal extrapola o bem candidato circunscrito como “conjunto urbano” do patrimônio moderno no processo de candidatura. Pretende-se comprovar tal hipótese mediante a análise crítica dos documentos chave do processo de patrimonialização do bem. O recorte temporal da pesquisa inicia-se no ano de 1947, tendo como marco o tombamento federal da Igreja de São Francisco de Assis pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e vai até o ano de 2016, data da inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha na Lista do Patrimônio Mundial. Mediante a análise dos processos de tombamento do Conjunto Moderno da Pampulha nas esferas federal, estadual, municipal e de sua candidatura e inscrição na Lista do Patrimônio Mundial, pretende-se revelar as diversas camadas e temporalidades - da atribuição dos valores e significados - superpostas da patrimonialização do Conjunto Moderno da Pampulha como um palimpsesto. |
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As teorias e abordagens contemporâneas da conservação do patrimônio cultural, tais como a teoria baseada em valores, e a metodologia proposta pela Carta de Burra, que tem como premissa a significância cultural dos lugares, apontam caminhos possíveis para lidar com a complexidade da conservação da tipologia paisagem cultural como patrimônio. No caso das paisagens culturais inscritas na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, deve-se garantir a preservação do “valor universal excepcional”. A pesquisa investiga o conceito de paisagem cultural no campo do patrimônio, sua utilização como uma tipologia no âmbito do patrimônio mundial, e as diversas abordagens para a sua conservação, especificamente a Recomendação da Paisagem Histórica Urbana (HUL – Historic Urban Landscape) do Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO para as paisagens culturais mundiais. A pesquisa também aponta perspectivas para a conservação das paisagens culturais mundiais com abordagens mais flexíveis, capazes de abarcar as mudanças, e não a conservação estática da “cidade-monumento” como fora no passado. Elege-se o estudo de caso do Conjunto Moderno da Pampulha situado em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Mediante o estudo pretende-se elucidar o processo de sua patrimonialização nacional e universal que ilustra e representa a ampliação do conceito de patrimônio, bem como as transformações do campo das políticas de preservação do patrimônio cultural no Brasil, e no Mundo, e culmina com a sua inscrição como Paisagem Cultural na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A hipótese que se apresenta nesta pesquisa é de que há uma desconexão conceitual entre o bem candidato “Conjunto Moderno da Pampulha” apresentado no dossiê de candidatura e o bem inscrito como Paisagem Cultural na Lista do Patrimônio Mundial. O bem patrimonializado sob a tipologia Paisagem Cultural no âmbito universal extrapola o bem candidato circunscrito como “conjunto urbano” do patrimônio moderno no processo de candidatura. Pretende-se comprovar tal hipótese mediante a análise crítica dos documentos chave do processo de patrimonialização do bem. O recorte temporal da pesquisa inicia-se no ano de 1947, tendo como marco o tombamento federal da Igreja de São Francisco de Assis pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e vai até o ano de 2016, data da inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha na Lista do Patrimônio Mundial. Mediante a análise dos processos de tombamento do Conjunto Moderno da Pampulha nas esferas federal, estadual, municipal e de sua candidatura e inscrição na Lista do Patrimônio Mundial, pretende-se revelar as diversas camadas e temporalidades - da atribuição dos valores e significados - superpostas da patrimonialização do Conjunto Moderno da Pampulha como um palimpsesto.The complexity of the cultural landscape typology as a dynamic system, especially in cities and metropolitan regions, brings great challenges to the field of heritage preservation, because Western conservation theories and norms have long been focused on historical and artistic values, on the attributes of authenticity and integrity, with a narrow view of cultural significance. Contemporary theories and approaches to the conservation of cultural heritage, such as the values-based theory, and the methodology proposed by the Burra Charter, which is premised on the cultural significance of places, point to possible ways to deal with the complexity of the conservation of the cultural landscape typology as heritage. In the case of cultural landscapes inscribed on the UNESCO World Heritage List, the preservation of the "outstanding universal value" should be ensured. The research investigates the concept of cultural landscape in the field of heritage, its use as a typology within the world heritage, and the various approaches to its conservation, specifically the Recommendation on the Historic Urban Landscape – HUL of the UNESCO World Heritage Center for the world heritage cultural landscapes. The research also points to perspectives for the conservation of the world heritage cultural landscapes with more flexible approaches, capable of embodying changes, and not the static conservation of the "monument city" as in the past. The case study of the Pampulha Modern Ensemble located in Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil, is elected. Through the study, it is intended to elucidate the process of its national and universal patrimonialization that illustrates and represents the expansion of the concept of heritage, as well as the transformations of the field of policies for the preservation of cultural heritage in Brazil, and in the World, and culminates with its inscription as a cultural landscape in the UNESCO World Heritage List (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization). The hypothesis presented in this research is that there is a conceptual disconnection between the candidate asset "Pampulha Modern Ensemble" presented in the nomination dossier and the site inscribed as a Cultural Landscape in the World Heritage List. The heritage site inscribed under the Cultural Landscape typology at the universal level extrapolates the candidate asset circumscribed as the "urban ensemble" of modern heritage in the nomination process. It is intended to prove this hypothesis through the critical analysis of the key documents of the process of patrimonialization of the property. The time frame of the research begins in 1947, taking as a milestone the federal listing of the Church of São Francisco de Assis by IPHAN – National Institute of Historical and Artistic Heritage, and runs until the year 2016, date of the inscription of the Pampulha Modern Ensemble in the World Heritage List. Through the analysis of the processes of listing the Pampulha Modern Ensemble at the federal, state, municipal levels and its candidacy and inscription on the World Heritage List, it is intended to reveal the various layers and temporalities - the attribution of values and meanings - superimposed on the patrimonialization of the Pampulha Modern Ensemble as a palimpsest.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio SustentávelUFMGBrasilARQ - ESCOLA DE ARQUITETURAPrograma Institucional de Internacionalização – CAPES - PrInthttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessConservaçãoPatrimônio culturalPaisagem cultural mundialConjunto Moderno da PampulhaConservação baseada em ValoresPaisagem Histórica UrbanaCONSERVAÇÃO E VALORES DAS PAISAGENS CULTURAIS MUNDIAIS: A trajetória da preservação do Conjunto Moderno da Pampulha, de patrimônio histórico e artístico nacional à paisagem cultural mundial (1947 - 2016)Conservation and Values of World Heritage Cultural Landscapes: The trajectory of the preservation of the Pampulha Modern Ensemble, from national historic and artistic heritage to world heritage cultural landscape (1947-2016)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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A complexidade da tipologia paisagem cultural como um sistema dinâmico, principalmente em cidades e regiões metropolitanas, traz grandes desafios ao campo da preservação do patrimônio, pois as teorias e normativas ocidentais de conservação estiveram por muito tempo focadas nos valores históricos e artísticos, nos atributos de autenticidade e integridade, com uma visão restrita da significância cultural. As teorias e abordagens contemporâneas da conservação do patrimônio cultural, tais como a teoria baseada em valores, e a metodologia proposta pela Carta de Burra, que tem como premissa a significância cultural dos lugares, apontam caminhos possíveis para lidar com a complexidade da conservação da tipologia paisagem cultural como patrimônio. No caso das paisagens culturais inscritas na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, deve-se garantir a preservação do “valor universal excepcional”. A pesquisa investiga o conceito de paisagem cultural no campo do patrimônio, sua utilização como uma tipologia no âmbito do patrimônio mundial, e as diversas abordagens para a sua conservação, especificamente a Recomendação da Paisagem Histórica Urbana (HUL – Historic Urban Landscape) do Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO para as paisagens culturais mundiais. A pesquisa também aponta perspectivas para a conservação das paisagens culturais mundiais com abordagens mais flexíveis, capazes de abarcar as mudanças, e não a conservação estática da “cidade-monumento” como fora no passado. Elege-se o estudo de caso do Conjunto Moderno da Pampulha situado em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Mediante o estudo pretende-se elucidar o processo de sua patrimonialização nacional e universal que ilustra e representa a ampliação do conceito de patrimônio, bem como as transformações do campo das políticas de preservação do patrimônio cultural no Brasil, e no Mundo, e culmina com a sua inscrição como Paisagem Cultural na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A hipótese que se apresenta nesta pesquisa é de que há uma desconexão conceitual entre o bem candidato “Conjunto Moderno da Pampulha” apresentado no dossiê de candidatura e o bem inscrito como Paisagem Cultural na Lista do Patrimônio Mundial. O bem patrimonializado sob a tipologia Paisagem Cultural no âmbito universal extrapola o bem candidato circunscrito como “conjunto urbano” do patrimônio moderno no processo de candidatura. Pretende-se comprovar tal hipótese mediante a análise crítica dos documentos chave do processo de patrimonialização do bem. O recorte temporal da pesquisa inicia-se no ano de 1947, tendo como marco o tombamento federal da Igreja de São Francisco de Assis pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e vai até o ano de 2016, data da inscrição do Conjunto Moderno da Pampulha na Lista do Patrimônio Mundial. Mediante a análise dos processos de tombamento do Conjunto Moderno da Pampulha nas esferas federal, estadual, municipal e de sua candidatura e inscrição na Lista do Patrimônio Mundial, pretende-se revelar as diversas camadas e temporalidades - da atribuição dos valores e significados - superpostas da patrimonialização do Conjunto Moderno da Pampulha como um palimpsesto. |
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