Treinamento de pais em grupo para tratamento de sintomas externalizantes em crianças com TDAH: eficácia e preditores psicopatológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciana Carla Araujo Pimenta
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3NQMJ
Resumo: Introdução: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) frequentemente está associado a sintomas externalizantes, levando a problemas pessoais, familiares, sociais e acadêmicos. A abordagem terapêutica do TDAH deve incluir psicofármacos, psicoterapia ou associação entre ambos. O Treinamento de Pais (TP) é uma psicoterapia comportamental que tem sua eficácia amplamente descrita para crianças com sintomas externalizantes. O TP almeja ajudar pais a desenvolver habilidades a fim de lidar com problemas comportamentais dos filhos. Objetivos: Avaliar a eficácia do TP em grupo no tratamento de crianças com TDAH e sintomas externalizantes em uma amostra de crianças proveniente do Ambulatório de Psiquiatria da Infância e Adolescência do HC-UFMG. Identificar possíveis fatores psicopatológicos e demográficos preditores da eficácia do TP. Método: Crianças de 6 a 10 anos com TDAH e sintomas externalizantes encaminhadas para o TP foram alocadas em grupo controle (15 crianças) ou grupo tratamento (16 crianças). Os pais do grupo tratamento participaram do TP. O programa utilizado foi uma adaptação do programa descrito por Barkley, com duração de 3 meses. Os pais do grupo tratamento responderam escalas de avaliação dos sintomas dos filhos em três tempos (pré tratamento: T1; pós tratamento: T2; e um mês após término). Os pais do grupo controle responderam em dois tempos (T1 e T2) com intervalo de três meses. O teste de Wilcoxon foi aplicado para analisar a eficácia do tratamento. As crianças e os pais que participaram da terapia foram submetidas à avaliação psiquiátrica. Os dados de vinte e duas crianças que participaram da terapia foram utilizados para o cálculo de preditores. Foi realizado regressões lineares múltiplas com o objetivo de avaliar os preditores de resposta relacionado aos sintomas de desatenção, hiperatividade/impulsividade e desafio/oposição. Resultados: O grupo tratamento apresentou diferença estatisticamente significativa entre os escores pré e pós tratamento com melhora dos sintomas. O grupo controle não apresentou diferença significativa entre T1 e T2. No seguimento de um mês houve pequena perda de eficácia, sem significado estatístico. Um maior Ä de melhora dos sintomas de desatenção foi previsto pela gravidade do sintoma hiperatividade em T1. Um maior Ä de melhora dos sintomas de hiperatividade/impulsividade foi previsto pela etnia, pela gravidade da desatenção em T1, pela idade e sexo da criança. E um maior Ä de melhora dos sintomas de desafio/oposição foi previsto pelo número de comorbidades na criança, etnia, e gravidade dos sintomas externalizantes em T1. Conclusão: TP é eficaz em reduzir sintomas de desatenção, hiperatividade/impulsividade e oposição/desafio em crianças com TDAH. A gravidade dos sintomas foi preditor de melhor resposta ao tratamento. O número de comorbidades da criança, ser menina, ser caucasiano, e a idade da criança (mais velhas) foram preditores de pior resposta.
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spelling Arthur Melo e KummerLeandro Fernandes Malloy DinizLuciana Carla Araujo Pimenta2019-08-13T12:32:58Z2019-08-13T12:32:58Z2014-02-20http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3NQMJIntrodução: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) frequentemente está associado a sintomas externalizantes, levando a problemas pessoais, familiares, sociais e acadêmicos. A abordagem terapêutica do TDAH deve incluir psicofármacos, psicoterapia ou associação entre ambos. O Treinamento de Pais (TP) é uma psicoterapia comportamental que tem sua eficácia amplamente descrita para crianças com sintomas externalizantes. O TP almeja ajudar pais a desenvolver habilidades a fim de lidar com problemas comportamentais dos filhos. Objetivos: Avaliar a eficácia do TP em grupo no tratamento de crianças com TDAH e sintomas externalizantes em uma amostra de crianças proveniente do Ambulatório de Psiquiatria da Infância e Adolescência do HC-UFMG. Identificar possíveis fatores psicopatológicos e demográficos preditores da eficácia do TP. Método: Crianças de 6 a 10 anos com TDAH e sintomas externalizantes encaminhadas para o TP foram alocadas em grupo controle (15 crianças) ou grupo tratamento (16 crianças). Os pais do grupo tratamento participaram do TP. O programa utilizado foi uma adaptação do programa descrito por Barkley, com duração de 3 meses. Os pais do grupo tratamento responderam escalas de avaliação dos sintomas dos filhos em três tempos (pré tratamento: T1; pós tratamento: T2; e um mês após término). Os pais do grupo controle responderam em dois tempos (T1 e T2) com intervalo de três meses. O teste de Wilcoxon foi aplicado para analisar a eficácia do tratamento. As crianças e os pais que participaram da terapia foram submetidas à avaliação psiquiátrica. Os dados de vinte e duas crianças que participaram da terapia foram utilizados para o cálculo de preditores. Foi realizado regressões lineares múltiplas com o objetivo de avaliar os preditores de resposta relacionado aos sintomas de desatenção, hiperatividade/impulsividade e desafio/oposição. Resultados: O grupo tratamento apresentou diferença estatisticamente significativa entre os escores pré e pós tratamento com melhora dos sintomas. O grupo controle não apresentou diferença significativa entre T1 e T2. No seguimento de um mês houve pequena perda de eficácia, sem significado estatístico. Um maior Ä de melhora dos sintomas de desatenção foi previsto pela gravidade do sintoma hiperatividade em T1. Um maior Ä de melhora dos sintomas de hiperatividade/impulsividade foi previsto pela etnia, pela gravidade da desatenção em T1, pela idade e sexo da criança. E um maior Ä de melhora dos sintomas de desafio/oposição foi previsto pelo número de comorbidades na criança, etnia, e gravidade dos sintomas externalizantes em T1. Conclusão: TP é eficaz em reduzir sintomas de desatenção, hiperatividade/impulsividade e oposição/desafio em crianças com TDAH. A gravidade dos sintomas foi preditor de melhor resposta ao tratamento. O número de comorbidades da criança, ser menina, ser caucasiano, e a idade da criança (mais velhas) foram preditores de pior resposta.Introduction: The Attention Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) is often associated to externalizing symptoms, resulting in personal, family, social and academic problems. The therapeutic approach to ADHD must include psychiatric drugs, psychotherapy, or the association of both. The efficacy of Parent Training (PT), a behavioral psychotherapy, is broadly described for children with externalizing symptoms. PT aims at helping parents to develop skills to deal with behavioral issues of their children. Objectives: To assess the efficacy of group-based PT for children with ADHD and externalizing symptoms in a sample of children attended at the Children and Youth Psychiatric Ambulatory of the HC-UFMG. To identify possible psychopathological and demographic predictors of the PT efficacy. Method: Children ranging from 6 to 10 years old with ADHD and externalizing symptoms referred to PT were assigned to a control group (15 children) or to a treatment group (16 children). Parents of the treatment group participated in the PT. The program used was an adaptation of the program described by Barkley, during 3 months. Parents of the treatment group answered scales of assessment of their childrens symptoms in three times (pre-treatment: T1; post-treatment: T2; and a month after completion). The parents of the control group answered in two times (T1 and T2) with intervals of three months. The Wilcoxon test was performed to analyze the efficacy of the treatment. The children and parents that participated in the therapy underwent a psychiatric assessment. The data of twenty-two children that participated in the therapy were used in the analysis of predictors of PT efficacy. Multiple linear regressions were carried out with the objective to assess the predictors of the response related to the inattention, hyperactivity/impulsivity and defiant/oppositional symptoms. Results: The treatment group presented a statistically significant difference between the pre- and post-treatment scores with the improvement of symptoms. The control group did not present any significant difference between T1 and T2. In the subsequent month, a little loss of efficacy was registered, without statistical significance. An increased improvement of the inattention symptoms was predicted by the severity of the hyperactivity symptom in T1. An increased of improvement of the hyperactivity/impulsivity symptoms was predicted by ethnicity severity of inattention in T1, by the childs age and gender. An increased of improvement of the defiant/oppositional symptoms was predicted by the number of the childs comorbidities, ethnics and severity of the externalizing symptoms in T1. CONCLUSION: PT is effective in reducing symptoms of inattention, hyperactivity/impulsivity and oppositionality/defiance in children with ADHD proven. The severity of the symptoms was predictor of a better response to treatment. The number of comorbidities of the child, being a girl, being Caucasian, and older age were predictors of the worse response.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGNeurociênciasTreinamento de paisTDAHTranstorno de Déficit de Atenção e HiperatividadeAnálise do comportamentoSintomas externalizantesTerapia comportamentalPreditores de eficáciaComportamento disruptivoTreinamento de pais em grupo para tratamento de sintomas externalizantes em crianças com TDAH: eficácia e preditores psicopatológicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_luciana_carla_a_pimenta.pdfapplication/pdf2937436https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A3NQMJ/1/disserta__o_luciana_carla_a_pimenta.pdf948fac0dbab1ed0a09c01d98053904b8MD51TEXTdisserta__o_luciana_carla_a_pimenta.pdf.txtdisserta__o_luciana_carla_a_pimenta.pdf.txtExtracted texttext/plain142400https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A3NQMJ/2/disserta__o_luciana_carla_a_pimenta.pdf.txt72e435d270ad26646fd431fbd8ca478fMD521843/BUBD-A3NQMJ2019-11-14 22:59:02.173oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A3NQMJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:59:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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