Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_d09d75ea7570757acefabe9752c63a9d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-8M4N4P
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Lana Mara de Castro SimanJunia Sales PereiraCarla Viana CoscarelliSonia Regina MirandaBENTO DUARTE DA SILVAAndreia de Assis Ferreira2019-08-12T03:55:46Z2019-08-12T03:55:46Z2010-08-06http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8M4N4PDiversas pesquisas têm ressaltado o potencial das Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação (TICE) na formação inicial e continuada. Percebe-se, no entanto, que ainda permanecem pouco exploradas as abordagens que tratam da colaboração e do desenvolvimento profissional de professores. No caso específico do professor de História, estas pesquisas são quase inexistentes. Esta investigação, de cunho qualitativo, busca responder à seguinte questão diretriz: como a participação em um grupo de trabalho colaborativo, cujo foco são as TICE, pode contribuir para o desenvolvimento profissional de professores de História da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte (RME-BH)? Para respondê-la, foi constituído um grupo de trabalho colaborativo que envolveu, além da pesquisadora, professores de História de uma escola da rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais RME-BH, que tinham em comum o desejo de utilizar as TICE em sua prática docente. Os objetivos da pesquisa foram descrever e analisar o processo de criação e o desenvolvimento desse grupo e investigar como a participação no grupo colaborativo e o contato com as TICE contribuíram no desenvolvimento profissional dos professores. Uma análise qualitativa foi elaborada a partir dos depoimentos (verbal, escrito, presencial e em ambiente digital) dos participantes. Os dados foram coletados por meio da gravação e transcrição dos encontros do grupo, da aplicação de questionários, bem como da compilação de informações inerentes à interação digital (E-group, Webquest, Blogues). A análise dos dados revela que a participação no grupo colaborativo e o contato com as TICE efetivamente contribuíram para o desenvolvimento profissional dos professores de História. Alguns elementos que estiveram presentes com maior ou menor força em cada um dos movimentos de consolidação do grupo mostraram-se essenciais para que as mudanças observadas no grupo pudessem ocorrer. A nosso ver, esses elementos foram: a vivência de atividades no laboratório de informática, a motivação em conhecer as possibilidades do uso das TICE no Ensino de História, a própria temática inovadora, o relato das experiências compartilhadas pelo grupo, a reflexão sobre a prática docente e o clima de afetividade. Futuras investigações podem explorar com mais profundidade: investigar a criação e consolidação de uma rede social de professores de História da RME/BH mediada pelas TICE; investigar as potencialidades da construção de narrativas pelos professores e a sua leitura, análise e discussão, em contextos de formação contínua; investigar formas de se operacionalizar as dimensões que compõe o conceito de desenvolvimento profissional e analisar as interações verbais dos professores do grupo a luz da teoria de Bakhtin. Juntos, pesquisadora e professores produziram um contexto favorável à utilização das TICE no desenvolvimento profissional de todos os participantes do grupo. Foi possível avaliar o potencial do trabalho colaborativo no desenvolvimento profissional dos professores participantes.Several studies have emphasized the potential of Information and Communication Technologies applied to Education (TICE) in initial and continuing training. It is clear, however; still remain unexplored approaches which deal with collaboration and professional development of teachers. In the specific case of a professor of history, these surveys are almost nonexistent. This research, a qualitative, aims to answer the following question guideline: as participation in a collaborative working group, whose focus is TICE, can contribute to the professional development of teachers of History Municipal School of Belo Horizonte (RME/BH)? To answer it, a group was formed collaborative work involving, besides the researcher, history teachers in a public school education in the State of Minas Gerais - RME-BH, which had in common the desire to use the TICE in their teaching practice. The research objectives were to describe and analyze the process of creating and developing this group and to investigate how participation in the collaborative group and the contact with TICE contributed to the professional development of teachers. A qualitative analysis was drawn from the testimony (verbal, written, and presence in the digital environment) of the participants. Data were collected by means of recording and transcription of group meetings, the use of questionnaires, and compilation of data inherent in digital interaction (E-group, Webquest and Blogs). Data analysis reveals that participation in the collaborative group and the contact with TICE effectively contributed to the professional development of teachers of history. Some elements that were present with greater or lesser strength in each movement of consolidation of the group were shown to be essential for the changes observed in the group could occur. In our view, these elements were: the experience of activities in the computer lab, the motivation to understand the possibilities of the use of TICE in History Education, the very innovative subject, the story of the experiences shared by the group, reflection on practice teaching and a climate of affection. Future investigations may explore in more depth: to investigate the creation and consolidation of a social network of history teachers of RME / BH mediated TICE; investigate the potential construction of narratives by teachers and their reading, analysis and discussion at training contexts continuous; investigate ways to operationalize the dimensions that comprise the concept of professional development and to analyze the verbal interactions of teachers on the group's theory of Bakhtin. Together, teacher and researcher produced an environment conducive to the use of TICE in the professional development of all group participants. It was possible to evaluate the potential of collaborative work in the professional development of participating teachers.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoProfessores FormaçãoHistoria Estudo e ensinogrupo de trabalho colaborativotecnologias de informação e comunicação aplicadas à educaçãodesenvolvimento profissional do professor de HistóriaDesenvolvimento profissional de professores de História: estudo de caso de um grupo colaborativo mediado pelas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_andreia_assis_ferreira.pdfapplication/pdf1610731https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8M4N4P/1/tese_andreia_assis_ferreira.pdf30f58d723de49a6def4322f8ec9b92bcMD51TEXTtese_andreia_assis_ferreira.pdf.txttese_andreia_assis_ferreira.pdf.txtExtracted texttext/plain717764https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8M4N4P/2/tese_andreia_assis_ferreira.pdf.txt516fffe7ac393819bb4397b9f4da579bMD521843/FAEC-8M4N4P2019-11-14 10:17:48.316oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-8M4N4PRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:17:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547901022896128