Desenvolvimento profissional de professores de História: estudo de caso de um grupo colaborativo mediado pelas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andreia de Assis Ferreira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8M4N4P
Resumo: Diversas pesquisas têm ressaltado o potencial das Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação (TICE) na formação inicial e continuada. Percebe-se, no entanto, que ainda permanecem pouco exploradas as abordagens que tratam da colaboração e do desenvolvimento profissional de professores. No caso específico do professor de História, estas pesquisas são quase inexistentes. Esta investigação, de cunho qualitativo, busca responder à seguinte questão diretriz: como a participação em um grupo de trabalho colaborativo, cujo foco são as TICE, pode contribuir para o desenvolvimento profissional de professores de História da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte (RME-BH)? Para respondê-la, foi constituído um grupo de trabalho colaborativo que envolveu, além da pesquisadora, professores de História de uma escola da rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais RME-BH, que tinham em comum o desejo de utilizar as TICE em sua prática docente. Os objetivos da pesquisa foram descrever e analisar o processo de criação e o desenvolvimento desse grupo e investigar como a participação no grupo colaborativo e o contato com as TICE contribuíram no desenvolvimento profissional dos professores. Uma análise qualitativa foi elaborada a partir dos depoimentos (verbal, escrito, presencial e em ambiente digital) dos participantes. Os dados foram coletados por meio da gravação e transcrição dos encontros do grupo, da aplicação de questionários, bem como da compilação de informações inerentes à interação digital (E-group, Webquest, Blogues). A análise dos dados revela que a participação no grupo colaborativo e o contato com as TICE efetivamente contribuíram para o desenvolvimento profissional dos professores de História. Alguns elementos que estiveram presentes com maior ou menor força em cada um dos movimentos de consolidação do grupo mostraram-se essenciais para que as mudanças observadas no grupo pudessem ocorrer. A nosso ver, esses elementos foram: a vivência de atividades no laboratório de informática, a motivação em conhecer as possibilidades do uso das TICE no Ensino de História, a própria temática inovadora, o relato das experiências compartilhadas pelo grupo, a reflexão sobre a prática docente e o clima de afetividade. Futuras investigações podem explorar com mais profundidade: investigar a criação e consolidação de uma rede social de professores de História da RME/BH mediada pelas TICE; investigar as potencialidades da construção de narrativas pelos professores e a sua leitura, análise e discussão, em contextos de formação contínua; investigar formas de se operacionalizar as dimensões que compõe o conceito de desenvolvimento profissional e analisar as interações verbais dos professores do grupo a luz da teoria de Bakhtin. Juntos, pesquisadora e professores produziram um contexto favorável à utilização das TICE no desenvolvimento profissional de todos os participantes do grupo. Foi possível avaliar o potencial do trabalho colaborativo no desenvolvimento profissional dos professores participantes.
id UFMG_d09d75ea7570757acefabe9752c63a9d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-8M4N4P
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Lana Mara de Castro SimanJunia Sales PereiraCarla Viana CoscarelliSonia Regina MirandaBENTO DUARTE DA SILVAAndreia de Assis Ferreira2019-08-12T03:55:46Z2019-08-12T03:55:46Z2010-08-06http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8M4N4PDiversas pesquisas têm ressaltado o potencial das Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação (TICE) na formação inicial e continuada. Percebe-se, no entanto, que ainda permanecem pouco exploradas as abordagens que tratam da colaboração e do desenvolvimento profissional de professores. No caso específico do professor de História, estas pesquisas são quase inexistentes. Esta investigação, de cunho qualitativo, busca responder à seguinte questão diretriz: como a participação em um grupo de trabalho colaborativo, cujo foco são as TICE, pode contribuir para o desenvolvimento profissional de professores de História da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte (RME-BH)? Para respondê-la, foi constituído um grupo de trabalho colaborativo que envolveu, além da pesquisadora, professores de História de uma escola da rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais RME-BH, que tinham em comum o desejo de utilizar as TICE em sua prática docente. Os objetivos da pesquisa foram descrever e analisar o processo de criação e o desenvolvimento desse grupo e investigar como a participação no grupo colaborativo e o contato com as TICE contribuíram no desenvolvimento profissional dos professores. Uma análise qualitativa foi elaborada a partir dos depoimentos (verbal, escrito, presencial e em ambiente digital) dos participantes. Os dados foram coletados por meio da gravação e transcrição dos encontros do grupo, da aplicação de questionários, bem como da compilação de informações inerentes à interação digital (E-group, Webquest, Blogues). A análise dos dados revela que a participação no grupo colaborativo e o contato com as TICE efetivamente contribuíram para o desenvolvimento profissional dos professores de História. Alguns elementos que estiveram presentes com maior ou menor força em cada um dos movimentos de consolidação do grupo mostraram-se essenciais para que as mudanças observadas no grupo pudessem ocorrer. A nosso ver, esses elementos foram: a vivência de atividades no laboratório de informática, a motivação em conhecer as possibilidades do uso das TICE no Ensino de História, a própria temática inovadora, o relato das experiências compartilhadas pelo grupo, a reflexão sobre a prática docente e o clima de afetividade. Futuras investigações podem explorar com mais profundidade: investigar a criação e consolidação de uma rede social de professores de História da RME/BH mediada pelas TICE; investigar as potencialidades da construção de narrativas pelos professores e a sua leitura, análise e discussão, em contextos de formação contínua; investigar formas de se operacionalizar as dimensões que compõe o conceito de desenvolvimento profissional e analisar as interações verbais dos professores do grupo a luz da teoria de Bakhtin. Juntos, pesquisadora e professores produziram um contexto favorável à utilização das TICE no desenvolvimento profissional de todos os participantes do grupo. Foi possível avaliar o potencial do trabalho colaborativo no desenvolvimento profissional dos professores participantes.Several studies have emphasized the potential of Information and Communication Technologies applied to Education (TICE) in initial and continuing training. It is clear, however; still remain unexplored approaches which deal with collaboration and professional development of teachers. In the specific case of a professor of history, these surveys are almost nonexistent. This research, a qualitative, aims to answer the following question guideline: as participation in a collaborative working group, whose focus is TICE, can contribute to the professional development of teachers of History Municipal School of Belo Horizonte (RME/BH)? To answer it, a group was formed collaborative work involving, besides the researcher, history teachers in a public school education in the State of Minas Gerais - RME-BH, which had in common the desire to use the TICE in their teaching practice. The research objectives were to describe and analyze the process of creating and developing this group and to investigate how participation in the collaborative group and the contact with TICE contributed to the professional development of teachers. A qualitative analysis was drawn from the testimony (verbal, written, and presence in the digital environment) of the participants. Data were collected by means of recording and transcription of group meetings, the use of questionnaires, and compilation of data inherent in digital interaction (E-group, Webquest and Blogs). Data analysis reveals that participation in the collaborative group and the contact with TICE effectively contributed to the professional development of teachers of history. Some elements that were present with greater or lesser strength in each movement of consolidation of the group were shown to be essential for the changes observed in the group could occur. In our view, these elements were: the experience of activities in the computer lab, the motivation to understand the possibilities of the use of TICE in History Education, the very innovative subject, the story of the experiences shared by the group, reflection on practice teaching and a climate of affection. Future investigations may explore in more depth: to investigate the creation and consolidation of a social network of history teachers of RME / BH mediated TICE; investigate the potential construction of narratives by teachers and their reading, analysis and discussion at training contexts continuous; investigate ways to operationalize the dimensions that comprise the concept of professional development and to analyze the verbal interactions of teachers on the group's theory of Bakhtin. Together, teacher and researcher produced an environment conducive to the use of TICE in the professional development of all group participants. It was possible to evaluate the potential of collaborative work in the professional development of participating teachers.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoProfessores FormaçãoHistoria Estudo e ensinogrupo de trabalho colaborativotecnologias de informação e comunicação aplicadas à educaçãodesenvolvimento profissional do professor de HistóriaDesenvolvimento profissional de professores de História: estudo de caso de um grupo colaborativo mediado pelas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_andreia_assis_ferreira.pdfapplication/pdf1610731https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8M4N4P/1/tese_andreia_assis_ferreira.pdf30f58d723de49a6def4322f8ec9b92bcMD51TEXTtese_andreia_assis_ferreira.pdf.txttese_andreia_assis_ferreira.pdf.txtExtracted texttext/plain717764https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8M4N4P/2/tese_andreia_assis_ferreira.pdf.txt516fffe7ac393819bb4397b9f4da579bMD521843/FAEC-8M4N4P2019-11-14 10:17:48.316oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-8M4N4PRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:17:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento profissional de professores de História: estudo de caso de um grupo colaborativo mediado pelas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação
title Desenvolvimento profissional de professores de História: estudo de caso de um grupo colaborativo mediado pelas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação
spellingShingle Desenvolvimento profissional de professores de História: estudo de caso de um grupo colaborativo mediado pelas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação
Andreia de Assis Ferreira
grupo de trabalho colaborativo
tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação
desenvolvimento profissional do professor de História
Educação
Professores Formação
Historia Estudo e ensino
title_short Desenvolvimento profissional de professores de História: estudo de caso de um grupo colaborativo mediado pelas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação
title_full Desenvolvimento profissional de professores de História: estudo de caso de um grupo colaborativo mediado pelas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação
title_fullStr Desenvolvimento profissional de professores de História: estudo de caso de um grupo colaborativo mediado pelas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação
title_full_unstemmed Desenvolvimento profissional de professores de História: estudo de caso de um grupo colaborativo mediado pelas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação
title_sort Desenvolvimento profissional de professores de História: estudo de caso de um grupo colaborativo mediado pelas tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação
author Andreia de Assis Ferreira
author_facet Andreia de Assis Ferreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lana Mara de Castro Siman
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Junia Sales Pereira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Carla Viana Coscarelli
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Sonia Regina Miranda
dc.contributor.referee4.fl_str_mv BENTO DUARTE DA SILVA
dc.contributor.author.fl_str_mv Andreia de Assis Ferreira
contributor_str_mv Lana Mara de Castro Siman
Junia Sales Pereira
Carla Viana Coscarelli
Sonia Regina Miranda
BENTO DUARTE DA SILVA
dc.subject.por.fl_str_mv grupo de trabalho colaborativo
tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação
desenvolvimento profissional do professor de História
topic grupo de trabalho colaborativo
tecnologias de informação e comunicação aplicadas à educação
desenvolvimento profissional do professor de História
Educação
Professores Formação
Historia Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Professores Formação
Historia Estudo e ensino
description Diversas pesquisas têm ressaltado o potencial das Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação (TICE) na formação inicial e continuada. Percebe-se, no entanto, que ainda permanecem pouco exploradas as abordagens que tratam da colaboração e do desenvolvimento profissional de professores. No caso específico do professor de História, estas pesquisas são quase inexistentes. Esta investigação, de cunho qualitativo, busca responder à seguinte questão diretriz: como a participação em um grupo de trabalho colaborativo, cujo foco são as TICE, pode contribuir para o desenvolvimento profissional de professores de História da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte (RME-BH)? Para respondê-la, foi constituído um grupo de trabalho colaborativo que envolveu, além da pesquisadora, professores de História de uma escola da rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais RME-BH, que tinham em comum o desejo de utilizar as TICE em sua prática docente. Os objetivos da pesquisa foram descrever e analisar o processo de criação e o desenvolvimento desse grupo e investigar como a participação no grupo colaborativo e o contato com as TICE contribuíram no desenvolvimento profissional dos professores. Uma análise qualitativa foi elaborada a partir dos depoimentos (verbal, escrito, presencial e em ambiente digital) dos participantes. Os dados foram coletados por meio da gravação e transcrição dos encontros do grupo, da aplicação de questionários, bem como da compilação de informações inerentes à interação digital (E-group, Webquest, Blogues). A análise dos dados revela que a participação no grupo colaborativo e o contato com as TICE efetivamente contribuíram para o desenvolvimento profissional dos professores de História. Alguns elementos que estiveram presentes com maior ou menor força em cada um dos movimentos de consolidação do grupo mostraram-se essenciais para que as mudanças observadas no grupo pudessem ocorrer. A nosso ver, esses elementos foram: a vivência de atividades no laboratório de informática, a motivação em conhecer as possibilidades do uso das TICE no Ensino de História, a própria temática inovadora, o relato das experiências compartilhadas pelo grupo, a reflexão sobre a prática docente e o clima de afetividade. Futuras investigações podem explorar com mais profundidade: investigar a criação e consolidação de uma rede social de professores de História da RME/BH mediada pelas TICE; investigar as potencialidades da construção de narrativas pelos professores e a sua leitura, análise e discussão, em contextos de formação contínua; investigar formas de se operacionalizar as dimensões que compõe o conceito de desenvolvimento profissional e analisar as interações verbais dos professores do grupo a luz da teoria de Bakhtin. Juntos, pesquisadora e professores produziram um contexto favorável à utilização das TICE no desenvolvimento profissional de todos os participantes do grupo. Foi possível avaliar o potencial do trabalho colaborativo no desenvolvimento profissional dos professores participantes.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-08-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T03:55:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T03:55:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8M4N4P
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8M4N4P
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8M4N4P/1/tese_andreia_assis_ferreira.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8M4N4P/2/tese_andreia_assis_ferreira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 30f58d723de49a6def4322f8ec9b92bc
516fffe7ac393819bb4397b9f4da579b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589378291793920