Dramaturgia elástica de Millôr Fernandes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/66921 |
Resumo: | Esta tese se concentra em investigar a Dramaturgia Elástica de Millôr Fernandes, um conjunto formado por dezoito obras teatrais produzidas entre as décadas de 1950 e 1990. As análises se dedicam a observar, sobretudo, como A necessidade torna o raciocínio elástico nas montagens do dramaturgo carioca. Inicialmente, se desenvolve uma visão panorâmica sobre os dispositivos principais de Uma mulher em três atos [1954], Do tamanho de um defunto [1955], Bonito como um Deus [1955], Pigmaleoa [1955], A Gaivota [1959], Um elefante no caos [1960], Liberdade, liberdade [1965], Vidigal [1966], A viúva imortal [1967], O homem do princípio ao fim [1967], Computa, Computador, Computa [1972], A história é uma istória [1976], É… [1977], Bons tempos, hein?! [1979], Os Órfãos de Jânio [1980], Duas Tábuas e Uma Paixão [1982], Flávia, cabeça, tronco e membros [1985] e Kaos [1995]. E também se apresentam reflexões de alguns críticos sobre o teatro brasileiro, de uma maneira ampla, e sobre o teatro milloriano, de um jeito mais restrito. Depois, são buscados nas interações entre os personagens de cada uma das fábulas realçadas significados possíveis para os segmentos a necessidade, torna, o raciocínio e elástico. Por último, este trabalho evidencia detalhadamente as configurações formais dos dezoito textos dramáticos mencionados e, a partir de nuances relativas aos tempos, aos espaços e aos gêneros literários, ressalta quatro grandes grupos de estruturas: forma dramática convencional; cena em narração; tramas lírica e epicamente mediadas; e colagens elásticas. |
id |
UFMG_d10edd74bae40ef5e177127a02d432e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/66921 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Tereza Virgínia Ribeiro Barbosahttp://lattes.cnpq.br/9710472636673874Elen de MedeirosMarcos Antonio AlexandreWilberth Claython Ferreira SalgueiroAndré Luís Gomeshttp://lattes.cnpq.br/8439558259461553Alice Carvalho Diniz Leite2024-04-09T00:48:43Z2024-04-09T00:48:43Z2023-01-01http://hdl.handle.net/1843/66921Esta tese se concentra em investigar a Dramaturgia Elástica de Millôr Fernandes, um conjunto formado por dezoito obras teatrais produzidas entre as décadas de 1950 e 1990. As análises se dedicam a observar, sobretudo, como A necessidade torna o raciocínio elástico nas montagens do dramaturgo carioca. Inicialmente, se desenvolve uma visão panorâmica sobre os dispositivos principais de Uma mulher em três atos [1954], Do tamanho de um defunto [1955], Bonito como um Deus [1955], Pigmaleoa [1955], A Gaivota [1959], Um elefante no caos [1960], Liberdade, liberdade [1965], Vidigal [1966], A viúva imortal [1967], O homem do princípio ao fim [1967], Computa, Computador, Computa [1972], A história é uma istória [1976], É… [1977], Bons tempos, hein?! [1979], Os Órfãos de Jânio [1980], Duas Tábuas e Uma Paixão [1982], Flávia, cabeça, tronco e membros [1985] e Kaos [1995]. E também se apresentam reflexões de alguns críticos sobre o teatro brasileiro, de uma maneira ampla, e sobre o teatro milloriano, de um jeito mais restrito. Depois, são buscados nas interações entre os personagens de cada uma das fábulas realçadas significados possíveis para os segmentos a necessidade, torna, o raciocínio e elástico. Por último, este trabalho evidencia detalhadamente as configurações formais dos dezoito textos dramáticos mencionados e, a partir de nuances relativas aos tempos, aos espaços e aos gêneros literários, ressalta quatro grandes grupos de estruturas: forma dramática convencional; cena em narração; tramas lírica e epicamente mediadas; e colagens elásticas.This thesis focuses on investigating Dramaturgia Elástica de Millôr Fernandes [Millôr Fernandes’ Elastic Theater]; an amalgamation of eighteen plays penned by Fernandes between the 1950s and 1990s. My analysis observes and discusses how A necessidade torna o raciocínio elástico [Reasoning becomes elastic through necessity] inside the Brazilian playwright’s work. First, I propose a panoramic study of the main theatrical devices present in the plays A Woman in Three Acts [1954], The Deceased’s Measures [1955], As Graceful as a God [1955], Pigmaleoa [1955], The Seagull [1959], An Elephant in the Chaos [1960], Freedom, Freedom [1965], Vidigal [1966], The Undying Widow [1967], Man from Head to Toe [1967], Compute, Computer, Compute [1972], History is a Story [1976], It is… [1977], What a Heck of a Time, huh!? [1979], Janio’s Orphans [1980], Two Clapboards and One Love [1982], Flávia, Head, Trunk and Members [1985] e Kaos [1995]. Secondly, this thesis juxtaposes some general reflections on dramaturgy by Brazilian critics in contrast to distinct criticism on Fernandes’ style. Thirdly, this thesis inspects specific interactions among some characters in order to evince the possible meanings for the following concepts: a necessidade [necessity], torna [becoming], o raciocínio [reasoning] e elástico [elastic]. To conclude, this thesis fastidiously identifies the formal features that belong to the eighteen aforementioned plays and, from nuances intertwined to time, space, and the literary genres, emphasizes four main structural aspects: conventional drama composition; narrative scene; lyrically-epically mediated plots; and elastic performance.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Estudos LiteráriosUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRAS. Fernandes, Millôr, 1924-2012 – Crítica e interpretaçãoTeatro brasileiro – História e críticaTeatro (Literatura) – TécnicaMillôr FernandesDramaturgiaTeatro BrasileiroForma dramáticaDramaturgia elástica de Millôr Fernandesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDramaturgia Elástica de Millôr Fernandes - Alice Carvalho Diniz Leite.pdfDramaturgia Elástica de Millôr Fernandes - Alice Carvalho Diniz Leite.pdfapplication/pdf1516493https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/66921/1/Dramaturgia%20El%c3%a1stica%20de%20Mill%c3%b4r%20Fernandes%20-%20Alice%20Carvalho%20Diniz%20Leite.pdf06914314b13f5615a91283a18fbbd7c8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/66921/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/669212024-04-08 21:48:44.483oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2024-04-09T00:48:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dramaturgia elástica de Millôr Fernandes |
title |
Dramaturgia elástica de Millôr Fernandes |
spellingShingle |
Dramaturgia elástica de Millôr Fernandes Alice Carvalho Diniz Leite Millôr Fernandes Dramaturgia Teatro Brasileiro Forma dramática . Fernandes, Millôr, 1924-2012 – Crítica e interpretação Teatro brasileiro – História e crítica Teatro (Literatura) – Técnica |
title_short |
Dramaturgia elástica de Millôr Fernandes |
title_full |
Dramaturgia elástica de Millôr Fernandes |
title_fullStr |
Dramaturgia elástica de Millôr Fernandes |
title_full_unstemmed |
Dramaturgia elástica de Millôr Fernandes |
title_sort |
Dramaturgia elástica de Millôr Fernandes |
author |
Alice Carvalho Diniz Leite |
author_facet |
Alice Carvalho Diniz Leite |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9710472636673874 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Elen de Medeiros |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Marcos Antonio Alexandre |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Wilberth Claython Ferreira Salgueiro |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
André Luís Gomes |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8439558259461553 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alice Carvalho Diniz Leite |
contributor_str_mv |
Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa Elen de Medeiros Marcos Antonio Alexandre Wilberth Claython Ferreira Salgueiro André Luís Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Millôr Fernandes Dramaturgia Teatro Brasileiro Forma dramática |
topic |
Millôr Fernandes Dramaturgia Teatro Brasileiro Forma dramática . Fernandes, Millôr, 1924-2012 – Crítica e interpretação Teatro brasileiro – História e crítica Teatro (Literatura) – Técnica |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
. Fernandes, Millôr, 1924-2012 – Crítica e interpretação Teatro brasileiro – História e crítica Teatro (Literatura) – Técnica |
description |
Esta tese se concentra em investigar a Dramaturgia Elástica de Millôr Fernandes, um conjunto formado por dezoito obras teatrais produzidas entre as décadas de 1950 e 1990. As análises se dedicam a observar, sobretudo, como A necessidade torna o raciocínio elástico nas montagens do dramaturgo carioca. Inicialmente, se desenvolve uma visão panorâmica sobre os dispositivos principais de Uma mulher em três atos [1954], Do tamanho de um defunto [1955], Bonito como um Deus [1955], Pigmaleoa [1955], A Gaivota [1959], Um elefante no caos [1960], Liberdade, liberdade [1965], Vidigal [1966], A viúva imortal [1967], O homem do princípio ao fim [1967], Computa, Computador, Computa [1972], A história é uma istória [1976], É… [1977], Bons tempos, hein?! [1979], Os Órfãos de Jânio [1980], Duas Tábuas e Uma Paixão [1982], Flávia, cabeça, tronco e membros [1985] e Kaos [1995]. E também se apresentam reflexões de alguns críticos sobre o teatro brasileiro, de uma maneira ampla, e sobre o teatro milloriano, de um jeito mais restrito. Depois, são buscados nas interações entre os personagens de cada uma das fábulas realçadas significados possíveis para os segmentos a necessidade, torna, o raciocínio e elástico. Por último, este trabalho evidencia detalhadamente as configurações formais dos dezoito textos dramáticos mencionados e, a partir de nuances relativas aos tempos, aos espaços e aos gêneros literários, ressalta quatro grandes grupos de estruturas: forma dramática convencional; cena em narração; tramas lírica e epicamente mediadas; e colagens elásticas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-01-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-04-09T00:48:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-04-09T00:48:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/66921 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/66921 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FALE - FACULDADE DE LETRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/66921/1/Dramaturgia%20El%c3%a1stica%20de%20Mill%c3%b4r%20Fernandes%20-%20Alice%20Carvalho%20Diniz%20Leite.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/66921/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
06914314b13f5615a91283a18fbbd7c8 cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589441304920064 |