Dramaturgia elástica de Millôr Fernandes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alice Carvalho Diniz Leite
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/66921
Resumo: Esta tese se concentra em investigar a Dramaturgia Elástica de Millôr Fernandes, um conjunto formado por dezoito obras teatrais produzidas entre as décadas de 1950 e 1990. As análises se dedicam a observar, sobretudo, como A necessidade torna o raciocínio elástico nas montagens do dramaturgo carioca. Inicialmente, se desenvolve uma visão panorâmica sobre os dispositivos principais de Uma mulher em três atos [1954], Do tamanho de um defunto [1955], Bonito como um Deus [1955], Pigmaleoa [1955], A Gaivota [1959], Um elefante no caos [1960], Liberdade, liberdade [1965], Vidigal [1966], A viúva imortal [1967], O homem do princípio ao fim [1967], Computa, Computador, Computa [1972], A história é uma istória [1976], É… [1977], Bons tempos, hein?! [1979], Os Órfãos de Jânio [1980], Duas Tábuas e Uma Paixão [1982], Flávia, cabeça, tronco e membros [1985] e Kaos [1995]. E também se apresentam reflexões de alguns críticos sobre o teatro brasileiro, de uma maneira ampla, e sobre o teatro milloriano, de um jeito mais restrito. Depois, são buscados nas interações entre os personagens de cada uma das fábulas realçadas significados possíveis para os segmentos a necessidade, torna, o raciocínio e elástico. Por último, este trabalho evidencia detalhadamente as configurações formais dos dezoito textos dramáticos mencionados e, a partir de nuances relativas aos tempos, aos espaços e aos gêneros literários, ressalta quatro grandes grupos de estruturas: forma dramática convencional; cena em narração; tramas lírica e epicamente mediadas; e colagens elásticas.
id UFMG_d10edd74bae40ef5e177127a02d432e3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/66921
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Tereza Virgínia Ribeiro Barbosahttp://lattes.cnpq.br/9710472636673874Elen de MedeirosMarcos Antonio AlexandreWilberth Claython Ferreira SalgueiroAndré Luís Gomeshttp://lattes.cnpq.br/8439558259461553Alice Carvalho Diniz Leite2024-04-09T00:48:43Z2024-04-09T00:48:43Z2023-01-01http://hdl.handle.net/1843/66921Esta tese se concentra em investigar a Dramaturgia Elástica de Millôr Fernandes, um conjunto formado por dezoito obras teatrais produzidas entre as décadas de 1950 e 1990. As análises se dedicam a observar, sobretudo, como A necessidade torna o raciocínio elástico nas montagens do dramaturgo carioca. Inicialmente, se desenvolve uma visão panorâmica sobre os dispositivos principais de Uma mulher em três atos [1954], Do tamanho de um defunto [1955], Bonito como um Deus [1955], Pigmaleoa [1955], A Gaivota [1959], Um elefante no caos [1960], Liberdade, liberdade [1965], Vidigal [1966], A viúva imortal [1967], O homem do princípio ao fim [1967], Computa, Computador, Computa [1972], A história é uma istória [1976], É… [1977], Bons tempos, hein?! [1979], Os Órfãos de Jânio [1980], Duas Tábuas e Uma Paixão [1982], Flávia, cabeça, tronco e membros [1985] e Kaos [1995]. E também se apresentam reflexões de alguns críticos sobre o teatro brasileiro, de uma maneira ampla, e sobre o teatro milloriano, de um jeito mais restrito. Depois, são buscados nas interações entre os personagens de cada uma das fábulas realçadas significados possíveis para os segmentos a necessidade, torna, o raciocínio e elástico. Por último, este trabalho evidencia detalhadamente as configurações formais dos dezoito textos dramáticos mencionados e, a partir de nuances relativas aos tempos, aos espaços e aos gêneros literários, ressalta quatro grandes grupos de estruturas: forma dramática convencional; cena em narração; tramas lírica e epicamente mediadas; e colagens elásticas.This thesis focuses on investigating Dramaturgia Elástica de Millôr Fernandes [Millôr Fernandes’ Elastic Theater]; an amalgamation of eighteen plays penned by Fernandes between the 1950s and 1990s. My analysis observes and discusses how A necessidade torna o raciocínio elástico [Reasoning becomes elastic through necessity] inside the Brazilian playwright’s work. First, I propose a panoramic study of the main theatrical devices present in the plays A Woman in Three Acts [1954], The Deceased’s Measures [1955], As Graceful as a God [1955], Pigmaleoa [1955], The Seagull [1959], An Elephant in the Chaos [1960], Freedom, Freedom [1965], Vidigal [1966], The Undying Widow [1967], Man from Head to Toe [1967], Compute, Computer, Compute [1972], History is a Story [1976], It is… [1977], What a Heck of a Time, huh!? [1979], Janio’s Orphans [1980], Two Clapboards and One Love [1982], Flávia, Head, Trunk and Members [1985] e Kaos [1995]. Secondly, this thesis juxtaposes some general reflections on dramaturgy by Brazilian critics in contrast to distinct criticism on Fernandes’ style. Thirdly, this thesis inspects specific interactions among some characters in order to evince the possible meanings for the following concepts: a necessidade [necessity], torna [becoming], o raciocínio [reasoning] e elástico [elastic]. To conclude, this thesis fastidiously identifies the formal features that belong to the eighteen aforementioned plays and, from nuances intertwined to time, space, and the literary genres, emphasizes four main structural aspects: conventional drama composition; narrative scene; lyrically-epically mediated plots; and elastic performance.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Estudos LiteráriosUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRAS. Fernandes, Millôr, 1924-2012 – Crítica e interpretaçãoTeatro brasileiro – História e críticaTeatro (Literatura) – TécnicaMillôr FernandesDramaturgiaTeatro BrasileiroForma dramáticaDramaturgia elástica de Millôr Fernandesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDramaturgia Elástica de Millôr Fernandes - Alice Carvalho Diniz Leite.pdfDramaturgia Elástica de Millôr Fernandes - Alice Carvalho Diniz Leite.pdfapplication/pdf1516493https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/66921/1/Dramaturgia%20El%c3%a1stica%20de%20Mill%c3%b4r%20Fernandes%20-%20Alice%20Carvalho%20Diniz%20Leite.pdf06914314b13f5615a91283a18fbbd7c8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/66921/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/669212024-04-08 21:48:44.483oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2024-04-09T00:48:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dramaturgia elástica de Millôr Fernandes
title Dramaturgia elástica de Millôr Fernandes
spellingShingle Dramaturgia elástica de Millôr Fernandes
Alice Carvalho Diniz Leite
Millôr Fernandes
Dramaturgia
Teatro Brasileiro
Forma dramática
. Fernandes, Millôr, 1924-2012 – Crítica e interpretação
Teatro brasileiro – História e crítica
Teatro (Literatura) – Técnica
title_short Dramaturgia elástica de Millôr Fernandes
title_full Dramaturgia elástica de Millôr Fernandes
title_fullStr Dramaturgia elástica de Millôr Fernandes
title_full_unstemmed Dramaturgia elástica de Millôr Fernandes
title_sort Dramaturgia elástica de Millôr Fernandes
author Alice Carvalho Diniz Leite
author_facet Alice Carvalho Diniz Leite
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9710472636673874
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Elen de Medeiros
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marcos Antonio Alexandre
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Wilberth Claython Ferreira Salgueiro
dc.contributor.referee4.fl_str_mv André Luís Gomes
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8439558259461553
dc.contributor.author.fl_str_mv Alice Carvalho Diniz Leite
contributor_str_mv Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa
Elen de Medeiros
Marcos Antonio Alexandre
Wilberth Claython Ferreira Salgueiro
André Luís Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Millôr Fernandes
Dramaturgia
Teatro Brasileiro
Forma dramática
topic Millôr Fernandes
Dramaturgia
Teatro Brasileiro
Forma dramática
. Fernandes, Millôr, 1924-2012 – Crítica e interpretação
Teatro brasileiro – História e crítica
Teatro (Literatura) – Técnica
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv . Fernandes, Millôr, 1924-2012 – Crítica e interpretação
Teatro brasileiro – História e crítica
Teatro (Literatura) – Técnica
description Esta tese se concentra em investigar a Dramaturgia Elástica de Millôr Fernandes, um conjunto formado por dezoito obras teatrais produzidas entre as décadas de 1950 e 1990. As análises se dedicam a observar, sobretudo, como A necessidade torna o raciocínio elástico nas montagens do dramaturgo carioca. Inicialmente, se desenvolve uma visão panorâmica sobre os dispositivos principais de Uma mulher em três atos [1954], Do tamanho de um defunto [1955], Bonito como um Deus [1955], Pigmaleoa [1955], A Gaivota [1959], Um elefante no caos [1960], Liberdade, liberdade [1965], Vidigal [1966], A viúva imortal [1967], O homem do princípio ao fim [1967], Computa, Computador, Computa [1972], A história é uma istória [1976], É… [1977], Bons tempos, hein?! [1979], Os Órfãos de Jânio [1980], Duas Tábuas e Uma Paixão [1982], Flávia, cabeça, tronco e membros [1985] e Kaos [1995]. E também se apresentam reflexões de alguns críticos sobre o teatro brasileiro, de uma maneira ampla, e sobre o teatro milloriano, de um jeito mais restrito. Depois, são buscados nas interações entre os personagens de cada uma das fábulas realçadas significados possíveis para os segmentos a necessidade, torna, o raciocínio e elástico. Por último, este trabalho evidencia detalhadamente as configurações formais dos dezoito textos dramáticos mencionados e, a partir de nuances relativas aos tempos, aos espaços e aos gêneros literários, ressalta quatro grandes grupos de estruturas: forma dramática convencional; cena em narração; tramas lírica e epicamente mediadas; e colagens elásticas.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-01-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-09T00:48:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-09T00:48:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/66921
url http://hdl.handle.net/1843/66921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FALE - FACULDADE DE LETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/66921/1/Dramaturgia%20El%c3%a1stica%20de%20Mill%c3%b4r%20Fernandes%20-%20Alice%20Carvalho%20Diniz%20Leite.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/66921/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 06914314b13f5615a91283a18fbbd7c8
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589441304920064