O Som do Spotify BR: dimensões do consumo de música digital no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/31936 https://orcid.org/0000-0002-3323-8635 |
Resumo: | As inovações tecnológicas, comumente associadas ao desenvolvimento econômico, também possuem significativo impacto nas práticas sociais e no comportamento dos indivíduos. Nesse sentido, as práticas culturais se inserem no contexto da digitalização e modificam as formas de consumo dos bens culturais, alterando a percepção das múltiplas manifestações culturais e do gosto dos indivíduos. Historicamente, dentre os segmentos culturais que mais se adaptam e inovam, a música assume um papel de destaque. Nas últimas décadas, várias mudanças foram observadas devido ao crescimento do mercado digital, o que se tornou ainda mais evidente com a recente ascensão dos serviços de streaming. Essa dissertação busca identificar, dimensionar e analisar o consumo da música digital no Brasil. O objetivo é mostrar tendências e gostos dos indivíduos, levando em consideração os gêneros musicais e incorporando a noção de espaço e tempo do consumo. Como metodologia, foram utilizados dados da plataforma de streaming Spotify, coletados via scripts de leitura e coleta em domínios da web (Spotify Charts e Every Place at Once) e de informações na API (Application Programming Interface) do próprio serviço. Os resultados apontam que os gêneros sertanejo universitário e pop internacional possuem grande alcance nacional, configurando-se como os estilos musicais mais consumidos na atualidade. Porém, outros gêneros nacionais, em parte, secundários ou marginalizados pelo mercado e pelas mídias tradicionais, obtêm demanda relevante e distinta em algumas cidades brasileiras. Assim, há municípios que apresentam gosto específico por determinados gêneros, enquanto, em outros, o consumo se mostra mais diversificado. Dentre as contribuições dessa pesquisa, se encontra a evidência de uma regionalização do gosto musical no Brasil, o que sugere um potencial de nichos musicais quando inseridos no contexto do mercado digital. |
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Ana Flávia Machadohttp://lattes.cnpq.br/9625562877284120Sibelle Cornélio DinizNísio Antônio Teixeira Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/4047493730400438Gabriel Borges Vaz de Melo2020-01-16T17:58:16Z2020-01-16T17:58:16Z2017-09-01http://hdl.handle.net/1843/31936https://orcid.org/0000-0002-3323-8635As inovações tecnológicas, comumente associadas ao desenvolvimento econômico, também possuem significativo impacto nas práticas sociais e no comportamento dos indivíduos. Nesse sentido, as práticas culturais se inserem no contexto da digitalização e modificam as formas de consumo dos bens culturais, alterando a percepção das múltiplas manifestações culturais e do gosto dos indivíduos. Historicamente, dentre os segmentos culturais que mais se adaptam e inovam, a música assume um papel de destaque. Nas últimas décadas, várias mudanças foram observadas devido ao crescimento do mercado digital, o que se tornou ainda mais evidente com a recente ascensão dos serviços de streaming. Essa dissertação busca identificar, dimensionar e analisar o consumo da música digital no Brasil. O objetivo é mostrar tendências e gostos dos indivíduos, levando em consideração os gêneros musicais e incorporando a noção de espaço e tempo do consumo. Como metodologia, foram utilizados dados da plataforma de streaming Spotify, coletados via scripts de leitura e coleta em domínios da web (Spotify Charts e Every Place at Once) e de informações na API (Application Programming Interface) do próprio serviço. Os resultados apontam que os gêneros sertanejo universitário e pop internacional possuem grande alcance nacional, configurando-se como os estilos musicais mais consumidos na atualidade. Porém, outros gêneros nacionais, em parte, secundários ou marginalizados pelo mercado e pelas mídias tradicionais, obtêm demanda relevante e distinta em algumas cidades brasileiras. Assim, há municípios que apresentam gosto específico por determinados gêneros, enquanto, em outros, o consumo se mostra mais diversificado. Dentre as contribuições dessa pesquisa, se encontra a evidência de uma regionalização do gosto musical no Brasil, o que sugere um potencial de nichos musicais quando inseridos no contexto do mercado digital.Technological innovations, commonly associated with economic development, also have a significant impact on social practices and individual behavior. Therefore, the cultural practices are inserted in the context of digitalization and modify the forms of consumption of cultural goods, altering the perception of the multiple cultural manifestations and the taste of individuals. Historically, among the cultural segments that most adapt and innovate, music plays a prominent role. In recent decades, a number of changes have been observed due to the growth of digital market, which has become even more evident with the recent rise of streaming services. This dissertation seeks to identify, seize and analyze the consumption of digital music in Brazil. The purpose is to show trends and tastes of individuals, taking into account musical genres and incorporating the notion of space and time of consumption. As for the methodology, it was used data from the Spotify streaming platform, collected through reading and collecting scripts in web domains (Spotify Charts and Every Place at Once) and information in the application programming interface (API) of the service itself. The results show that the genres sertanejo universitário and international pop have a great national reach, configuring the most consumed musical styles nowadays. However, other national genres, partly secondary or marginalized by the market and traditional media, obtain relevant and distinct demand in some Brazilian cities. Thus, there are places with specific taste for certain genres, while others, the consumption is more diversified. Amongst the contributions of this study is the evidence of a regionalization of musical taste in Brazil, which suggests potential musical niches when inserted in the context of digital market.FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em EconomiaUFMGBrasilFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessMúsica por computadorConsumoMúsicaConsumoMúsica digitalGêneroSpotifyO Som do Spotify BR: dimensões do consumo de música digital no BrasilThe sound of Spotify BR: consumption dimensions of digital music in Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_o_som_do_spotify_BR_2018_gabriel_vaz_de_melo_fa.pdfdissertacao_o_som_do_spotify_BR_2018_gabriel_vaz_de_melo_fa.pdfdissertacao_o_som_do_spotify_BR_2018_gabriel_vaz_de_meloapplication/pdf6073737https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31936/1/dissertacao_o_som_do_spotify_BR_2018_gabriel_vaz_de_melo_fa.pdfe4617fcd306e278339c05a0628d8cc32MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81037https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31936/2/license_rdfd434b2e45b27c6ef831461f4412a9d4eMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31936/3/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD53TEXTdissertacao_o_som_do_spotify_BR_2018_gabriel_vaz_de_melo_fa.pdf.txtdissertacao_o_som_do_spotify_BR_2018_gabriel_vaz_de_melo_fa.pdf.txtExtracted texttext/plain179103https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31936/4/dissertacao_o_som_do_spotify_BR_2018_gabriel_vaz_de_melo_fa.pdf.txt9c59103cdadcfe0613e51e6244863329MD541843/319362020-01-17 03:29:04.256oai:repositorio.ufmg.br:1843/31936TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgRE8gUkVQT1NJVMOTUklPIElOU1RJVFVDSU9OQUwgREEgVUZNRwoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZSBpcnJldm9nw6F2ZWwgZGUgcmVwcm9kdXppciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGEgcG9sw610aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBQVUJMSUNBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KCg==Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-17T06:29:04Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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