O feedback implícito-negativo na aquisição de segunda língua: modelos e recasts na aquisição da língua inglesa por aprendizes brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flavia Cristina de Azeredo Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/DAJR-8MLJLP
Resumo: O papel da correção de erro implícita na forma de recast foi amplamente investigado na literatura de aquisição de segunda língua. No entanto, os efeitos deste para a aquisição de estruturas linguísticas ainda é questão de debate. A presente pesquisa examinou os efeitos de duas formas de correção de erro, recast e modelo, para a aquisição de duas estruturas linguísticas da língua inglesa, a ordem de adjetivos e aformação de perguntas indiretas coencaixadas. Investigou-se também o papel que variáveis cognitivas de diferenças individuais, atenção, noticing e capacidade de memória de trabalho desempenham neste cenário. Assim, o objetivo principal desta pesquisa foi investigar o impacto que as variáveis de diferenças individuais têm na eficácia do recast. O estudo seguiu o desenho experimental pré-teste, pós-teste e pós-teste tardio e contou com a participação de 33 aprendizes brasileiros de inglês, os quais foram selecionados de forma aleatória em uma escola de línguas e divididos em seis grupos, sendo quatro para teste e dois para controle. Estes foram solicitados a realizar duas tarefas comunicativas durante três encontros. Durante as sessões, os participantes recebiam correção de erro, de acordo com o grupo experimental do qual faziam parte. Antes do início do estudo, osparticipantes foram pré-testados por meio de três conjuntos de testes de julgamento gramatical (JG) e descrição oral de figuras. Os mesmos foram pós-testados imediatamente após a última sessão e cinco diasapós foram pós-testados tardiamente. Todos os instrumentos empregados foram contrabalançados. Paralelamente, os participantes realizaram tarefas para acessar as seguintes variáveis: um teste de controle de atenção, testes de capacidade de memória de trabalho além de uma entrevista estimulada para acessar noticing. Os dados obtidos nesta pesquisa indicam que o recast e o modelo apresentaram resultados melhores do que o controle. Ambas as formas foram mais eficazes do que o controle para a ordem dos adjetivos. Esta tendência foi evidenciada em ambas as tarefas, JG e descrição oral de figuras. Para as perguntas indiretas coencaixadas, os resultados indicam que os participantes que estavam na condição recast tiveram um desenvolvimento maior do que os participantes dos grupos modelo e controle. Em relação aos fatores cognitivos, os resultados mostraram um cenário bastante complexo, visto que os dados oferecem suporteparcial para as hipóteses levantadas neste estudo. Em geral, os resultados sugerem que a atenção, dentre os outros fatores, é o componente cognitivo de maior relevância neste cenário.
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Assim, o objetivo principal desta pesquisa foi investigar o impacto que as variáveis de diferenças individuais têm na eficácia do recast. O estudo seguiu o desenho experimental pré-teste, pós-teste e pós-teste tardio e contou com a participação de 33 aprendizes brasileiros de inglês, os quais foram selecionados de forma aleatória em uma escola de línguas e divididos em seis grupos, sendo quatro para teste e dois para controle. Estes foram solicitados a realizar duas tarefas comunicativas durante três encontros. Durante as sessões, os participantes recebiam correção de erro, de acordo com o grupo experimental do qual faziam parte. Antes do início do estudo, osparticipantes foram pré-testados por meio de três conjuntos de testes de julgamento gramatical (JG) e descrição oral de figuras. Os mesmos foram pós-testados imediatamente após a última sessão e cinco diasapós foram pós-testados tardiamente. Todos os instrumentos empregados foram contrabalançados. Paralelamente, os participantes realizaram tarefas para acessar as seguintes variáveis: um teste de controle de atenção, testes de capacidade de memória de trabalho além de uma entrevista estimulada para acessar noticing. Os dados obtidos nesta pesquisa indicam que o recast e o modelo apresentaram resultados melhores do que o controle. Ambas as formas foram mais eficazes do que o controle para a ordem dos adjetivos. Esta tendência foi evidenciada em ambas as tarefas, JG e descrição oral de figuras. Para as perguntas indiretas coencaixadas, os resultados indicam que os participantes que estavam na condição recast tiveram um desenvolvimento maior do que os participantes dos grupos modelo e controle. Em relação aos fatores cognitivos, os resultados mostraram um cenário bastante complexo, visto que os dados oferecem suporteparcial para as hipóteses levantadas neste estudo. Em geral, os resultados sugerem que a atenção, dentre os outros fatores, é o componente cognitivo de maior relevância neste cenário.The role of implicit negative feedback in the form of recasts has been extensively investigated in the SLA field; however, the benefit to learners from this form of feedback is still an issue of debate. This experimental research aims to examine the role of focus attention, noticing and working memory capacity in the effectiveness of two corrective feedbacks, recasts and models on Brazilian learners of English acquiring two language structures - adjective word order and indirect (embedded) question formation. The present research followed the pre-test, pos-test, delayed pos-test, and control design. Thirty-three students were randomly selected from a local language course in Brazil to perform two communicative activities in three different sessions. During the activities, the participants received corrective feedback or no feedback according to the experimental condition they were assigned. Before starting the study, the participants were pre-tested by the means of three versions of two instruments: a grammaticality judgment test (GJ) and an oral picture description; they were pos-tested immediately after the last day of treatment; five days later, the participants were administered a delayed pos-test. All of the instruments and the conditions were counterbalanced. Along with the language activities, the participants also performedattention control tests, working memory tests and a stimulated recall test.The data analyses suggest that recasts and models were more effective than no feedback. Both forms were, as well, more effective for adjective word order than no corrective feedback - a tendency that is evidencedin both GJ test and oral picture description. Data of the indirect questions from the GJ and from the oral picture description task showed that participants who were in the recast condition had greater improvementthan those who were in the model and control conditions. As for the cognitive factors, the results showed a complex scenario. Overall, the data give partial support to the research hypotheses. In general, attentionseems to be the most relevant component of the cognitive variables contemplated on this research.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLíngua inglesa ErrosLíngua inglesa Estudo e ensino Falantes de português BrasilAquisição da segunda linguagemCogniçãoLíngua inglesa Métodos de ensino Falantes estrangeirosFoco de AtençãoMemória de TrabalhoNoticingModeloInteraçãoRecastO feedback implícito-negativo na aquisição de segunda língua: modelos e recasts na aquisição da língua inglesa por aprendizes brasileirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1583d.pdfapplication/pdf12817052https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/DAJR-8MLJLP/1/1583d.pdf6b1243053147b855496be40f0d816997MD51TEXT1583d.pdf.txt1583d.pdf.txtExtracted texttext/plain367529https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/DAJR-8MLJLP/2/1583d.pdf.txtc63555f6b27191f23056a2efeaf96165MD521843/DAJR-8MLJLP2019-11-14 07:34:47.316oai:repositorio.ufmg.br:1843/DAJR-8MLJLPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:34:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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