Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_d1b4261519646ba90a26b96327e3ad86
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-7D6P4E
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Ana Lucia AmaralMaria Alice de Lima Gomes NogueiraBenigna Maria de Freitas Villas BoasSandra AzziMaria de Lourdes Rocha de LimaMaria Lucia CastanheiraSuzana Maria Barrios Luis2019-08-11T15:05:24Z2019-08-11T15:05:24Z2007-08-06http://hdl.handle.net/1843/FAEC-7D6P4EEsta pesquisa foi realizada com professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental público do DF que escreveram diários reflexivos sobre suas práticas avaliativas. A pesquisa teve um caráter colaborativo e analisou as práticas avaliativas evidenciadas a partir dos registros, das falas das professoras (entrevistas) e de observações de aula e como se deu o próprio processo de escrita. Nossos objetivos eram analisar os processos e as referências sobre os quais o professor desenvolve um saber próprio da avaliação; compreender os esquemas de análise que utiliza ao registrar suas práticas avaliativas e contribuir para o seu processo de desenvolvimento profissional. Os dados mostraram, em termos dos significados que a escrita dos diários teve, que: (a) são múltiplas as referências que as professoras utilizavam como argumentação sobre o saber avaliar, como referências pessoais, práticas, teóricas e institucionais de suas experiências profissionais; (b) os diários contribuíram para desenvolvimento docente, pois esse processo reflexivo se constituiu numa ocasião singular de aprimoramento e auto-elucidação da docência; (c) os diários permitiram que as práticas avaliativas das professoras fossem identificadas a partir de seus próprios pontos de vista, apreendendo também seus questionamentos, preocupações e emoções; (d) os próprios diários se constituíram registros avaliativos para as professoras, pois os utilizaram para colocar suas observações a respeito das aprendizagens dos alunos, assim como avaliação de suas práticas, ocupando um lugar mais significativo do que os diários de classe formais. No que se refere às práticas avaliativas, nossos dados revelaram que: (a) há uma predominância da avaliação formativa no exercício profissional das professoras; (b) há uma variabilidade e privilégio a práticas avaliativas significativas; (c) as professoras acreditavam na capacidade dos alunos e os avaliavam de forma mais positiva do que negativa; (d) é dada grande importância à avaliação de valores e atitudes sócio-afetivas; (e) a avaliação é um processo amplo, pois havia a preocupação com a avaliação da prática pedagógica com um todo (auto e meta-avaliação), das atividades desenvolvidas, da participação da família e da escola; (f) há uma relação entre avaliação e desenvolvimento profissional, pelo seu papel reflexivo e de auto-questionamento.Cette recherche a été réalisé avec des institutrices des séries iniciales de lenseignement fondamentale du DF, lesquelles ont écrit des journaux sur leurs pratiques dévaluations. La recherche a eu un caráctère collaboratif: a analysé les pratiques dévaluation a partir des registres, des paroles des institutrices (interviews), des observations des cours et, aussi, comment a eu place le processus même de l écriture. Nous avons analisé les processus et les références sur lesqueles linstituteur développe un savoir sur lévaluation; comprendre les schémas danalyse quil utilize pour lenregistrement de ses pratiques évaluatives et contribuer à son développement professionnel. Les donnés ont montré, ayant en compte les sens que lécriture des journaux ont eu, que (a) sont multiples les références que les institutrices utilisaient como argumentation sur le savoir-évaluer: références personnelles, pratiques, théoriques et institutionnelles; (b) les journaux ont contribué au perfectionnement des institutrices, car ce processus réflexive a eu lieu dans un moment singulier d´auto-élucidation; (c) les journaux ont montré que les pratiques évaluatives peuvent se faire avec ses propres points de vie, ses questionnements, inquiétudes et émotions; (d) les journaux se sont constitués comme registres évaluatives pour les institutrices, car elles les utilisaient avec leurs anotations, observations sur lapprentissage de leurs étudiants et lévaluation de leurs pratiques, ayant, donc, une place plus significative que celui des classes formales. Par rapport aux pratiques évaluatives, nos données nous ont montré que: (a) il y a une prépondérence de lévaluation formative; (b) il y a une variabilité et privilége des pratiques évaluatives significatives; (c) les institutrices croiaient dans la capacite de eleves et les évalueiant de façon plus positive que négative; (d) a été donné une grande importance à lévaluation des valeurs et d´atitudes socio-afectives; (e) lévaluation est un processus large, car il y avait une attention à lévaluation de la pratique pédagogique como um tout (auto et meta-évaluation), des activités dévéloppées, inclue la participation de la famille e de l`école; (f) il y a une relation parmi lévaluation et le dévéloppement professionnel a cause de son rôle réflexive et dauto-questionnement.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoAvaliação escolarEscrita AprendizagemDesenvolvimento profissionalAvaliação escolarEscrita reflexivaEscrevendo a avaliação: a escrita de diários como exercício avaliativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL2000000129.pdfapplication/pdf1435325https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-7D6P4E/1/2000000129.pdf12414f13e1c4bb661c1ed88052a6d7efMD51TEXT2000000129.pdf.txt2000000129.pdf.txtExtracted texttext/plain639473https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-7D6P4E/2/2000000129.pdf.txtd0c97f44a6efcb9d7b231f052e501f5dMD521843/FAEC-7D6P4E2019-11-14 03:19:33.022oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-7D6P4ERepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:19:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547847013892096