Intencionalidade e consciência pura : a constituição do resíduo fenomenológico como acesso ao mundo na fenomenologia transcendental de Husserl

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliana Torres Madureira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/62163
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar a correlação entre consciência pura e mundo de coisas na fenomenologia de Edmund Husserl, e entender a partir desta correlação o que é denominado por ele de resíduo fenomenológico. Num primeiro momento, em Investigações Lógicas (1900/01), procuramos delinear a concepção de consciência pura tendo em vista a intencionalidade. A partir desta foi possível delimitar os fenômenos das vivências intuitivas e a possibilidade de variação eidética proporcionada pelos diversos graus de intuição. Num segundo momento, a partir de A ideia da Fenomenologia (1907) e Ideias I (Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica: Introdução geral à fenomenologia pura, 1913), buscamos compreender a passagem às reduções fenomenológicas e como elas asseguram um método específico para a análise reflexiva da consciência pura. Na distinção da atitude fenomenológica perante a atitude natural tentamos elucidar o tipo de descrição eidética que abarca o horizonte da Umwelt (mundo circundante) e o aparato egológico. Ainda neste segundo momento circunscrevemos a temporalidade fenomenológica por meio da análise do fluxo da consciência e mostramos o cume das reduções na fundamentação da fenomenologia transcendental em Husserl. Em seguida examinamos a estrutura da intencionalidade como guia transcendental das análises constitutivas. Encontramos o que conduz à base constitutiva revelada nos modos de doação e na unidade intencional, ambos contemplados pela orientação noético-noemática. Enfim, exploramos os desdobramentos da fenomenologia transcendental husserliana por intermédio do que remanesce na consciência como resíduo fenomenológico e, na medida do possível, também pincelamos este tema presente em obras mais tardias de Husserl. Detectamos que o enfoque dado à co-implicação entre as reduções fenomenológicas e a constituição transcendental é indispensável para depreender a correlação entre consciência e mundo de coisas. Com esta correlação argumentamos que o resíduo fenomenológico não resulta do apagamento do mundo, mas sim de uma consciência que se constitui com o mundo.
id UFMG_d2032b7d72d73d3f8040d986410cc5ff
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/62163
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Alice Mara Serrahttp://lattes.cnpq.br/6251667363100903Mario Ariel González PortaEduardo Soares Neves Silvahttps://lattes.cnpq.br/2587636819455519Juliana Torres Madureira2023-12-26T13:10:24Z2023-12-26T13:10:24Z2017-06-08http://hdl.handle.net/1843/621630000-0001-7430-1808O objetivo deste trabalho é investigar a correlação entre consciência pura e mundo de coisas na fenomenologia de Edmund Husserl, e entender a partir desta correlação o que é denominado por ele de resíduo fenomenológico. Num primeiro momento, em Investigações Lógicas (1900/01), procuramos delinear a concepção de consciência pura tendo em vista a intencionalidade. A partir desta foi possível delimitar os fenômenos das vivências intuitivas e a possibilidade de variação eidética proporcionada pelos diversos graus de intuição. Num segundo momento, a partir de A ideia da Fenomenologia (1907) e Ideias I (Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica: Introdução geral à fenomenologia pura, 1913), buscamos compreender a passagem às reduções fenomenológicas e como elas asseguram um método específico para a análise reflexiva da consciência pura. Na distinção da atitude fenomenológica perante a atitude natural tentamos elucidar o tipo de descrição eidética que abarca o horizonte da Umwelt (mundo circundante) e o aparato egológico. Ainda neste segundo momento circunscrevemos a temporalidade fenomenológica por meio da análise do fluxo da consciência e mostramos o cume das reduções na fundamentação da fenomenologia transcendental em Husserl. Em seguida examinamos a estrutura da intencionalidade como guia transcendental das análises constitutivas. Encontramos o que conduz à base constitutiva revelada nos modos de doação e na unidade intencional, ambos contemplados pela orientação noético-noemática. Enfim, exploramos os desdobramentos da fenomenologia transcendental husserliana por intermédio do que remanesce na consciência como resíduo fenomenológico e, na medida do possível, também pincelamos este tema presente em obras mais tardias de Husserl. Detectamos que o enfoque dado à co-implicação entre as reduções fenomenológicas e a constituição transcendental é indispensável para depreender a correlação entre consciência e mundo de coisas. Com esta correlação argumentamos que o resíduo fenomenológico não resulta do apagamento do mundo, mas sim de uma consciência que se constitui com o mundo.The purpose of this research is investigate the correlation between pure consciousness and the world of things in the phenomenology of Edmund Husserl, and understand from this correlation what is termed by him the phenomenological residue. At first, in Logical Investigations (1900/01), we try to delineate the conception of pure consciousness in view of intentionality. From this it was possible to delimit the phenomena of the intuitive experiences and the possibility of eidetic variation provided by the different degrees of intuition. Secondly, from The Idea of Phenomenology (1907) and Ideas I (Ideas for a Pure Phenomenology and for a Phenomenological Philosophy: General Introduction to Pure Phenomenology, 1913), we seek to understand the passage to phenomenological reductions and how they ensure a specific method for the reflexive analysis of pure consciousness. In distinguishing the phenomenological attitude from the natural attitude we try to elucidate the type of eidetic description that encompasses the horizon of the Umwelt (surrounding world) and the egological apparatus. Even in this second moment we circunscribe phenomenological temporality through the analysis of the flow of consciousness and show the summit of reductions in the foundation of transcendental phenomenology by Husserl. Next, we examine the structure of intentionality as the transcendental guide of constitutive analyzes. We find what leads to the constitutive basis revealed in the modes of bestowal and intentional unity, both contemplated by the noetic-noematic orientation. Finally, we explore the unfolding of Husserl's transcendental phenomenology through what remains in consciousness as a phenomenological residue and, as far as possible, we also indicate this theme present in later Husserl works. We have found that the focus on co-implication between phenomenological reductions and the transcendental constitution is indispensable to uncover the correlation between consciousness and the world of things. With this correlation we argue that the phenomenological residue does not result from the erasure of the world, but from a consciousness that is constituted with the world.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessFilosofia - TesesIntencionalidade (Filosofia) - TesesConsciência - TesesFenomenologia - TesesIntencionalidadeConsciência puraReduções fenomenológicasFenomenologia transcendentalIntencionalidade e consciência pura : a constituição do resíduo fenomenológico como acesso ao mundo na fenomenologia transcendental de Husserlinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALJuliana_Torres_Dissertação_definitiva_modelo_bibliotecapdf.pdfJuliana_Torres_Dissertação_definitiva_modelo_bibliotecapdf.pdfapplication/pdf1294134https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62163/1/Juliana_Torres_Dissertac%cc%a7a%cc%83o_definitiva_modelo_bibliotecapdf.pdf4e86435d04e8909aab2374e1c556f8f5MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62163/2/license_rdf00e5e6a57d5512d202d12cb48704dfd6MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62163/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/621632023-12-26 10:10:25.185oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-12-26T13:10:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Intencionalidade e consciência pura : a constituição do resíduo fenomenológico como acesso ao mundo na fenomenologia transcendental de Husserl
title Intencionalidade e consciência pura : a constituição do resíduo fenomenológico como acesso ao mundo na fenomenologia transcendental de Husserl
spellingShingle Intencionalidade e consciência pura : a constituição do resíduo fenomenológico como acesso ao mundo na fenomenologia transcendental de Husserl
Juliana Torres Madureira
Intencionalidade
Consciência pura
Reduções fenomenológicas
Fenomenologia transcendental
Filosofia - Teses
Intencionalidade (Filosofia) - Teses
Consciência - Teses
Fenomenologia - Teses
title_short Intencionalidade e consciência pura : a constituição do resíduo fenomenológico como acesso ao mundo na fenomenologia transcendental de Husserl
title_full Intencionalidade e consciência pura : a constituição do resíduo fenomenológico como acesso ao mundo na fenomenologia transcendental de Husserl
title_fullStr Intencionalidade e consciência pura : a constituição do resíduo fenomenológico como acesso ao mundo na fenomenologia transcendental de Husserl
title_full_unstemmed Intencionalidade e consciência pura : a constituição do resíduo fenomenológico como acesso ao mundo na fenomenologia transcendental de Husserl
title_sort Intencionalidade e consciência pura : a constituição do resíduo fenomenológico como acesso ao mundo na fenomenologia transcendental de Husserl
author Juliana Torres Madureira
author_facet Juliana Torres Madureira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alice Mara Serra
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6251667363100903
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mario Ariel González Porta
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Eduardo Soares Neves Silva
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv https://lattes.cnpq.br/2587636819455519
dc.contributor.author.fl_str_mv Juliana Torres Madureira
contributor_str_mv Alice Mara Serra
Mario Ariel González Porta
Eduardo Soares Neves Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Intencionalidade
Consciência pura
Reduções fenomenológicas
Fenomenologia transcendental
topic Intencionalidade
Consciência pura
Reduções fenomenológicas
Fenomenologia transcendental
Filosofia - Teses
Intencionalidade (Filosofia) - Teses
Consciência - Teses
Fenomenologia - Teses
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Filosofia - Teses
Intencionalidade (Filosofia) - Teses
Consciência - Teses
Fenomenologia - Teses
description O objetivo deste trabalho é investigar a correlação entre consciência pura e mundo de coisas na fenomenologia de Edmund Husserl, e entender a partir desta correlação o que é denominado por ele de resíduo fenomenológico. Num primeiro momento, em Investigações Lógicas (1900/01), procuramos delinear a concepção de consciência pura tendo em vista a intencionalidade. A partir desta foi possível delimitar os fenômenos das vivências intuitivas e a possibilidade de variação eidética proporcionada pelos diversos graus de intuição. Num segundo momento, a partir de A ideia da Fenomenologia (1907) e Ideias I (Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica: Introdução geral à fenomenologia pura, 1913), buscamos compreender a passagem às reduções fenomenológicas e como elas asseguram um método específico para a análise reflexiva da consciência pura. Na distinção da atitude fenomenológica perante a atitude natural tentamos elucidar o tipo de descrição eidética que abarca o horizonte da Umwelt (mundo circundante) e o aparato egológico. Ainda neste segundo momento circunscrevemos a temporalidade fenomenológica por meio da análise do fluxo da consciência e mostramos o cume das reduções na fundamentação da fenomenologia transcendental em Husserl. Em seguida examinamos a estrutura da intencionalidade como guia transcendental das análises constitutivas. Encontramos o que conduz à base constitutiva revelada nos modos de doação e na unidade intencional, ambos contemplados pela orientação noético-noemática. Enfim, exploramos os desdobramentos da fenomenologia transcendental husserliana por intermédio do que remanesce na consciência como resíduo fenomenológico e, na medida do possível, também pincelamos este tema presente em obras mais tardias de Husserl. Detectamos que o enfoque dado à co-implicação entre as reduções fenomenológicas e a constituição transcendental é indispensável para depreender a correlação entre consciência e mundo de coisas. Com esta correlação argumentamos que o resíduo fenomenológico não resulta do apagamento do mundo, mas sim de uma consciência que se constitui com o mundo.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-06-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-26T13:10:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-26T13:10:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/62163
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv 0000-0001-7430-1808
url http://hdl.handle.net/1843/62163
identifier_str_mv 0000-0001-7430-1808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Filosofia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62163/1/Juliana_Torres_Dissertac%cc%a7a%cc%83o_definitiva_modelo_bibliotecapdf.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62163/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62163/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4e86435d04e8909aab2374e1c556f8f5
00e5e6a57d5512d202d12cb48704dfd6
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589343905841152