A infância e o pedestrianismo: um estudo exploratório da percepção de crianças sobre indicadores de caminhabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ryane Moreira Barros
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/35882
Resumo: A mobilidade urbana tem se afigurado como um desafio em boa parte das cidades do mundo. Tal desafio está fortemente relacionado à divisão desigual do espaço urbano, uma vez que, historicamente, o transporte individual motorizado tem sido privilegiado comparativamente aos demais, não sendo considerados de forma igual, balanceada e justa. Ainda que os deslocamentos a pé sejam bastante expressivos nas cidades, é preciso que estes ganhem mais visibilidade, dado que este é bastante democrático e pode auxiliar na promoção da saúde e do bem estar. Nesse contexto, o conceito de caminhabilidade busca compreender quais aspectos podem ser favoráveis ao deslocamento a pé, podendo ou não ser baseado na percepção dos pedestres. Assim, por meio deste, pode-se buscar entender o que de fato é necessário para que o espaço urbano seja mais favorável aos deslocamentos pedonais. Para que o espaço de circulação atenda adequadamente aos pedestres, é fundamental identificar e compreender as necessidades dos seus diferentes grupos, a exemplo das crianças, estrato bastante vulnerável na disputa pelo espaço urbano. Nesse sentido, é importante que elas sejam consideradas durante a concepção do espaço urbano, seja por conta do seu desenvolvimento físico e cognitivo, do seu grande envolvimento em acidentes de trânsito e para que as ruas deixem de ser um espaço proibido para estas, como em muitos casos ocorre. Logo, é desejável que as crianças sejam inseridas no processo de (re)planejamento dos espaços de circulação pedonal, já que ruas que atendem aos anseios e necessidades das crianças provavelmente irão atender aos demais pedestres. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é propor um índice de caminhabilidade de acordo com a percepção de crianças, com idade entre 9 e 12 anos, que residem em Belo Horizonte. Para que fosse possível selecionar os indicadores que viriam compor o índice de caminhabilidade ora proposto, foi desenvolvido e aplicado um questionário com uso da Escala Likert para identificar a percepção das crianças sobre a relevância de cada um deles nos seus deslocamentos habituais. Em um segundo momento, foi realizada a apuração das condições de caminhabilidade em uma área escolar de Belo Horizonte, a partir da aplicação do índice desenvolvido, sendo possível verificar eventuais fragilidades desta espacialidade. O índice se mostrou de fácil aplicação e bastante útil no direcionamento de quais medidas são prioritárias para que determinada área possa ser requalificada de modo a ser mais amigável para as crianças.
id UFMG_d25fce56d6c6cd862111d690c4330ed4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/35882
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Leandro Cardosohttp://lattes.cnpq.br/3050651179200249Agmar Bento TeodoroDaniela Antunes LessaPriscilla Dutra Dias ViolaJuan Torreshttp://lattes.cnpq.br/4498825365818416Ryane Moreira Barros2021-05-03T20:15:19Z2021-05-03T20:15:19Z2021-02-22http://hdl.handle.net/1843/35882A mobilidade urbana tem se afigurado como um desafio em boa parte das cidades do mundo. Tal desafio está fortemente relacionado à divisão desigual do espaço urbano, uma vez que, historicamente, o transporte individual motorizado tem sido privilegiado comparativamente aos demais, não sendo considerados de forma igual, balanceada e justa. Ainda que os deslocamentos a pé sejam bastante expressivos nas cidades, é preciso que estes ganhem mais visibilidade, dado que este é bastante democrático e pode auxiliar na promoção da saúde e do bem estar. Nesse contexto, o conceito de caminhabilidade busca compreender quais aspectos podem ser favoráveis ao deslocamento a pé, podendo ou não ser baseado na percepção dos pedestres. Assim, por meio deste, pode-se buscar entender o que de fato é necessário para que o espaço urbano seja mais favorável aos deslocamentos pedonais. Para que o espaço de circulação atenda adequadamente aos pedestres, é fundamental identificar e compreender as necessidades dos seus diferentes grupos, a exemplo das crianças, estrato bastante vulnerável na disputa pelo espaço urbano. Nesse sentido, é importante que elas sejam consideradas durante a concepção do espaço urbano, seja por conta do seu desenvolvimento físico e cognitivo, do seu grande envolvimento em acidentes de trânsito e para que as ruas deixem de ser um espaço proibido para estas, como em muitos casos ocorre. Logo, é desejável que as crianças sejam inseridas no processo de (re)planejamento dos espaços de circulação pedonal, já que ruas que atendem aos anseios e necessidades das crianças provavelmente irão atender aos demais pedestres. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é propor um índice de caminhabilidade de acordo com a percepção de crianças, com idade entre 9 e 12 anos, que residem em Belo Horizonte. Para que fosse possível selecionar os indicadores que viriam compor o índice de caminhabilidade ora proposto, foi desenvolvido e aplicado um questionário com uso da Escala Likert para identificar a percepção das crianças sobre a relevância de cada um deles nos seus deslocamentos habituais. Em um segundo momento, foi realizada a apuração das condições de caminhabilidade em uma área escolar de Belo Horizonte, a partir da aplicação do índice desenvolvido, sendo possível verificar eventuais fragilidades desta espacialidade. O índice se mostrou de fácil aplicação e bastante útil no direcionamento de quais medidas são prioritárias para que determinada área possa ser requalificada de modo a ser mais amigável para as crianças.Urban mobility has become a challenge in most cities around the world. This challenge is strongly related to the unequal division of urban space, since, historically, individual motorized transport has been privileged in comparison to the others, not being considered equally, balanced and fair. Although the displacements on foot are quite expressive in the cities, it is necessary that they gain more visibility, since this is quite democratic and can assist in the promotion of health and well-being. In this context, the concept of walkability seeks to understand which aspects may be favorable to walking, which may or may not be based on the perception of pedestrians. Thus, through this, it can seek to understand what is actually necessary for the urban space to be more favorable to pedestrian movements. In order for the circulation space to adequately serve pedestrians, it is essential to identify and understand the needs of different groups of pedestrians, such as children, a very vulnerable stratum in the dispute for urban space. In this sense, it is important that they are considered during the conception of the urban space, either because of its physical and cognitive development, its great involvement in traffic accidents and for the streets to stop being a prohibited space for them, as in many cases occur. Therefore, it is desirable for children to be included in the process of (re)planning pedestrian circulation spaces, as streets that meet children's desires and needs are likely to serve other pedestrians. Therefore, the objective of this work is to propose a walkability index according to the perception of children, aged between 9 and 12 years old, who live in Belo Horizonte. In order to be able to select the indicators that would compose the walkability index now proposed, a questionnaire was developed and applied using the Likert Scale to identify the children's perception about the relevance of each one of them in their usual displacements. In a second step, the walkability conditions were determined in a school area in Belo Horizonte, based on the application of the developed index, making it possible to verify any weaknesses in this spatiality. The index proved to be easy to apply and very useful in guiding which measures are priority so that a given area can be re-qualified in order to be more child friendly.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Geotecnia e TransportesUFMGBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIATransportesCaminhabilidadeCriançasMobilidade urbanaMobilidade urbanaCriançasCaminhabilidadeA infância e o pedestrianismo: um estudo exploratório da percepção de crianças sobre indicadores de caminhabilidadeChildhood and pedestrianism: an exploratory research of the perception of children on indicators of walkabilityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação de Mestrado Ryane.pdfDissertação de Mestrado Ryane.pdfapplication/pdf7425302https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35882/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado%20Ryane.pdfbfe7a60281d021272fba31fd51ae7007MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35882/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD521843/358822021-05-03 17:15:20.09oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-05-03T20:15:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A infância e o pedestrianismo: um estudo exploratório da percepção de crianças sobre indicadores de caminhabilidade
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Childhood and pedestrianism: an exploratory research of the perception of children on indicators of walkability
title A infância e o pedestrianismo: um estudo exploratório da percepção de crianças sobre indicadores de caminhabilidade
spellingShingle A infância e o pedestrianismo: um estudo exploratório da percepção de crianças sobre indicadores de caminhabilidade
Ryane Moreira Barros
Mobilidade urbana
Crianças
Caminhabilidade
Transportes
Caminhabilidade
Crianças
Mobilidade urbana
title_short A infância e o pedestrianismo: um estudo exploratório da percepção de crianças sobre indicadores de caminhabilidade
title_full A infância e o pedestrianismo: um estudo exploratório da percepção de crianças sobre indicadores de caminhabilidade
title_fullStr A infância e o pedestrianismo: um estudo exploratório da percepção de crianças sobre indicadores de caminhabilidade
title_full_unstemmed A infância e o pedestrianismo: um estudo exploratório da percepção de crianças sobre indicadores de caminhabilidade
title_sort A infância e o pedestrianismo: um estudo exploratório da percepção de crianças sobre indicadores de caminhabilidade
author Ryane Moreira Barros
author_facet Ryane Moreira Barros
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leandro Cardoso
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3050651179200249
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Agmar Bento Teodoro
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Daniela Antunes Lessa
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Priscilla Dutra Dias Viola
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Juan Torres
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4498825365818416
dc.contributor.author.fl_str_mv Ryane Moreira Barros
contributor_str_mv Leandro Cardoso
Agmar Bento Teodoro
Daniela Antunes Lessa
Priscilla Dutra Dias Viola
Juan Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Mobilidade urbana
Crianças
Caminhabilidade
topic Mobilidade urbana
Crianças
Caminhabilidade
Transportes
Caminhabilidade
Crianças
Mobilidade urbana
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Transportes
Caminhabilidade
Crianças
Mobilidade urbana
description A mobilidade urbana tem se afigurado como um desafio em boa parte das cidades do mundo. Tal desafio está fortemente relacionado à divisão desigual do espaço urbano, uma vez que, historicamente, o transporte individual motorizado tem sido privilegiado comparativamente aos demais, não sendo considerados de forma igual, balanceada e justa. Ainda que os deslocamentos a pé sejam bastante expressivos nas cidades, é preciso que estes ganhem mais visibilidade, dado que este é bastante democrático e pode auxiliar na promoção da saúde e do bem estar. Nesse contexto, o conceito de caminhabilidade busca compreender quais aspectos podem ser favoráveis ao deslocamento a pé, podendo ou não ser baseado na percepção dos pedestres. Assim, por meio deste, pode-se buscar entender o que de fato é necessário para que o espaço urbano seja mais favorável aos deslocamentos pedonais. Para que o espaço de circulação atenda adequadamente aos pedestres, é fundamental identificar e compreender as necessidades dos seus diferentes grupos, a exemplo das crianças, estrato bastante vulnerável na disputa pelo espaço urbano. Nesse sentido, é importante que elas sejam consideradas durante a concepção do espaço urbano, seja por conta do seu desenvolvimento físico e cognitivo, do seu grande envolvimento em acidentes de trânsito e para que as ruas deixem de ser um espaço proibido para estas, como em muitos casos ocorre. Logo, é desejável que as crianças sejam inseridas no processo de (re)planejamento dos espaços de circulação pedonal, já que ruas que atendem aos anseios e necessidades das crianças provavelmente irão atender aos demais pedestres. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é propor um índice de caminhabilidade de acordo com a percepção de crianças, com idade entre 9 e 12 anos, que residem em Belo Horizonte. Para que fosse possível selecionar os indicadores que viriam compor o índice de caminhabilidade ora proposto, foi desenvolvido e aplicado um questionário com uso da Escala Likert para identificar a percepção das crianças sobre a relevância de cada um deles nos seus deslocamentos habituais. Em um segundo momento, foi realizada a apuração das condições de caminhabilidade em uma área escolar de Belo Horizonte, a partir da aplicação do índice desenvolvido, sendo possível verificar eventuais fragilidades desta espacialidade. O índice se mostrou de fácil aplicação e bastante útil no direcionamento de quais medidas são prioritárias para que determinada área possa ser requalificada de modo a ser mais amigável para as crianças.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-03T20:15:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-03T20:15:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/35882
url http://hdl.handle.net/1843/35882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35882/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado%20Ryane.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35882/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bfe7a60281d021272fba31fd51ae7007
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589156176134144