Postmodern politics: feminism, identity, and gender in Angela Carter’s ​the Magic Toyshop ​ , ​Nights at the Circus ​ , and other selected works

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flávia Forcatho
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/30116
Resumo: Essa dissertação examina a ficção de Angela Carter,The Magic Toyshop ,Nights at the Circus e outras obras selecionadas, para iluminar a relação entre feminismo e pós-modernismo em sua obra. Comparou-se ficções escritas por Carter a fim de analisar a evolução de sua abordagem à teoria feminista. Argumenta-se que há um progressivo enriquecimento das discussões de Carter acerca de feminismo e gênero, bem como uma gradual transição estética e teórica em direção ao pós-modernismo. A análise de questões de identidade baseou-se centralmente no trabalho de Susan Stanford Friedman, que retrata identidades como sendo continuamente construídas, profundamente marcadas por elementos temporais e espaciais, e moldadas por uma série de constituintes além de gênero. Em vista do crescente número de leituras críticas de Carter que recorrem à teoria de performatividade de gênero de Judith Butler, buscou-se investigar não apenas as correspondências entre Carter e Butler, mas também suas divergências. Defende-se que as concepções de gênero de Carter e Butler diferem quanto à ênfase da primeira no corpo sexuado como elemento importante para o feminismo, o que é notável em Nights at the Circus . Nesse sentido, Carter é mais adequadamente associada a teóricos de gênero que, ao contrário de Butler, fazem uma reflexão sobre o essencialismo estratégico de gênero como resposta aos avanços da relativização pós-modernista.Quantoaodesejo,utiliza-seumafundamentaçãoLacanianaque revela o desejo em The Magic Toyshop como cultural, e não organicamente, vivenciado, e argumenta-se que Nights at the Circus questiona a heterossexualidade compulsória e reflete acerca da possibilidade de relações heterossexuais mais igualitárias
id UFMG_d27d434d88c4ecdc8b7450152c900d65
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/30116
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Sandra Regina Goulart Almeidahttp://lattes.cnpq.br/1871947440058031Gláucia Renate GonçalvesIzabel de Fátima de Oliveira Brandãohttp://lattes.cnpq.br/9830601545308345Flávia Forcatho2019-09-25T13:50:41Z2019-09-25T13:50:41Z2019-05-03http://hdl.handle.net/1843/30116Essa dissertação examina a ficção de Angela Carter,The Magic Toyshop ,Nights at the Circus e outras obras selecionadas, para iluminar a relação entre feminismo e pós-modernismo em sua obra. Comparou-se ficções escritas por Carter a fim de analisar a evolução de sua abordagem à teoria feminista. Argumenta-se que há um progressivo enriquecimento das discussões de Carter acerca de feminismo e gênero, bem como uma gradual transição estética e teórica em direção ao pós-modernismo. A análise de questões de identidade baseou-se centralmente no trabalho de Susan Stanford Friedman, que retrata identidades como sendo continuamente construídas, profundamente marcadas por elementos temporais e espaciais, e moldadas por uma série de constituintes além de gênero. Em vista do crescente número de leituras críticas de Carter que recorrem à teoria de performatividade de gênero de Judith Butler, buscou-se investigar não apenas as correspondências entre Carter e Butler, mas também suas divergências. Defende-se que as concepções de gênero de Carter e Butler diferem quanto à ênfase da primeira no corpo sexuado como elemento importante para o feminismo, o que é notável em Nights at the Circus . Nesse sentido, Carter é mais adequadamente associada a teóricos de gênero que, ao contrário de Butler, fazem uma reflexão sobre o essencialismo estratégico de gênero como resposta aos avanços da relativização pós-modernista.Quantoaodesejo,utiliza-seumafundamentaçãoLacanianaque revela o desejo em The Magic Toyshop como cultural, e não organicamente, vivenciado, e argumenta-se que Nights at the Circus questiona a heterossexualidade compulsória e reflete acerca da possibilidade de relações heterossexuais mais igualitáriasThis thesis examines the fiction of Angela Carter,The Magic Toyshop ,Nights at the Circus and other selected works, to shed light on the relation between feminism and postmodernism in her writings. I compare a selection of fictional works by Carter in order to analyze the evolutionofherapproachtofeministtheory.IarguethataprogressiveenrichmentofCarter’s discussions of feminism and gender is verifiable, as well as her gradual transition into more postmodern theorization and aesthetics. For the analysis of identity in line with feminist and postmodern criticism, I rely mostly on Susan Stanford Friedman’s notion of identities as continually constructed, profoundly marked by temporal and spatial axes, and shaped by a number of constituents together with gender. In view of the growing number of critical readings of Carter that resort to Judith Butler’s theory of gender performativity, I seek to investigate not only the similarities between Carter and Butler but also their divergences. I contend that Carter’s and Butler’s conceptualizations of gender differ in the former’s stress on the sexed body as important for feminism, which is notable in Nights at the Circus .In this sense, Carter is better placed together with gender theorists who, unlike Butler, embrace levels of strategic gender essentialism as reaction to the advances of postmodern relativization. As to desire, I adopt a Lacanian perspective for The Magic Toyshop that reveals desire in the novel as culturally, rather than organically, experienced, and argue that Nights at the Circus challenges compulsory heterosexuality and reflects upon the possibility of more equal heterosexual relationships.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Estudos LiteráriosUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASCarter, Angela, 1940- – Magic Toyshop – Crítica e interpretaçãoCarter, Angela, 1940- – Nights at the Circus – Crítica e interpretaçãoFeminismo e literaturaFicção inglesa – História e críticaMulheres e literaturaRelações de gêneroIdentidade sexual na literaturaAngela CarterpostmodernismfeminismgenderidentitysubjectivityperformativityessentialismPostmodern politics: feminism, identity, and gender in Angela Carter’s ​the Magic Toyshop ​ , ​Nights at the Circus ​ , and other selected worksinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDISSERTAÇÃO DEFINITIVA (3).pdfDISSERTAÇÃO DEFINITIVA (3).pdfAbertoapplication/pdf1447744https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30116/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20DEFINITIVA%20%283%29.pdfbca43d031a408283a2128e6a36eee6e7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30116/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD52TEXTDISSERTAÇÃO DEFINITIVA (3).pdf.txtDISSERTAÇÃO DEFINITIVA (3).pdf.txtExtracted texttext/plain409201https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30116/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20DEFINITIVA%20%283%29.pdf.txt76e8f27c110eed02f8cf971beeb4e61aMD531843/301162019-11-14 12:26:48.834oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:26:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Postmodern politics: feminism, identity, and gender in Angela Carter’s ​the Magic Toyshop ​ , ​Nights at the Circus ​ , and other selected works
title Postmodern politics: feminism, identity, and gender in Angela Carter’s ​the Magic Toyshop ​ , ​Nights at the Circus ​ , and other selected works
spellingShingle Postmodern politics: feminism, identity, and gender in Angela Carter’s ​the Magic Toyshop ​ , ​Nights at the Circus ​ , and other selected works
Flávia Forcatho
Angela Carter
postmodernism
feminism
gender
identity
subjectivity
performativity
essentialism
Carter, Angela, 1940- – Magic Toyshop – Crítica e interpretação
Carter, Angela, 1940- – Nights at the Circus – Crítica e interpretação
Feminismo e literatura
Ficção inglesa – História e crítica
Mulheres e literatura
Relações de gênero
Identidade sexual na literatura
title_short Postmodern politics: feminism, identity, and gender in Angela Carter’s ​the Magic Toyshop ​ , ​Nights at the Circus ​ , and other selected works
title_full Postmodern politics: feminism, identity, and gender in Angela Carter’s ​the Magic Toyshop ​ , ​Nights at the Circus ​ , and other selected works
title_fullStr Postmodern politics: feminism, identity, and gender in Angela Carter’s ​the Magic Toyshop ​ , ​Nights at the Circus ​ , and other selected works
title_full_unstemmed Postmodern politics: feminism, identity, and gender in Angela Carter’s ​the Magic Toyshop ​ , ​Nights at the Circus ​ , and other selected works
title_sort Postmodern politics: feminism, identity, and gender in Angela Carter’s ​the Magic Toyshop ​ , ​Nights at the Circus ​ , and other selected works
author Flávia Forcatho
author_facet Flávia Forcatho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sandra Regina Goulart Almeida
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1871947440058031
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gláucia Renate Gonçalves
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Izabel de Fátima de Oliveira Brandão
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9830601545308345
dc.contributor.author.fl_str_mv Flávia Forcatho
contributor_str_mv Sandra Regina Goulart Almeida
Gláucia Renate Gonçalves
Izabel de Fátima de Oliveira Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv Angela Carter
postmodernism
feminism
gender
identity
subjectivity
performativity
essentialism
topic Angela Carter
postmodernism
feminism
gender
identity
subjectivity
performativity
essentialism
Carter, Angela, 1940- – Magic Toyshop – Crítica e interpretação
Carter, Angela, 1940- – Nights at the Circus – Crítica e interpretação
Feminismo e literatura
Ficção inglesa – História e crítica
Mulheres e literatura
Relações de gênero
Identidade sexual na literatura
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Carter, Angela, 1940- – Magic Toyshop – Crítica e interpretação
Carter, Angela, 1940- – Nights at the Circus – Crítica e interpretação
Feminismo e literatura
Ficção inglesa – História e crítica
Mulheres e literatura
Relações de gênero
Identidade sexual na literatura
description Essa dissertação examina a ficção de Angela Carter,The Magic Toyshop ,Nights at the Circus e outras obras selecionadas, para iluminar a relação entre feminismo e pós-modernismo em sua obra. Comparou-se ficções escritas por Carter a fim de analisar a evolução de sua abordagem à teoria feminista. Argumenta-se que há um progressivo enriquecimento das discussões de Carter acerca de feminismo e gênero, bem como uma gradual transição estética e teórica em direção ao pós-modernismo. A análise de questões de identidade baseou-se centralmente no trabalho de Susan Stanford Friedman, que retrata identidades como sendo continuamente construídas, profundamente marcadas por elementos temporais e espaciais, e moldadas por uma série de constituintes além de gênero. Em vista do crescente número de leituras críticas de Carter que recorrem à teoria de performatividade de gênero de Judith Butler, buscou-se investigar não apenas as correspondências entre Carter e Butler, mas também suas divergências. Defende-se que as concepções de gênero de Carter e Butler diferem quanto à ênfase da primeira no corpo sexuado como elemento importante para o feminismo, o que é notável em Nights at the Circus . Nesse sentido, Carter é mais adequadamente associada a teóricos de gênero que, ao contrário de Butler, fazem uma reflexão sobre o essencialismo estratégico de gênero como resposta aos avanços da relativização pós-modernista.Quantoaodesejo,utiliza-seumafundamentaçãoLacanianaque revela o desejo em The Magic Toyshop como cultural, e não organicamente, vivenciado, e argumenta-se que Nights at the Circus questiona a heterossexualidade compulsória e reflete acerca da possibilidade de relações heterossexuais mais igualitárias
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-25T13:50:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-25T13:50:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-05-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/30116
url http://hdl.handle.net/1843/30116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FALE - FACULDADE DE LETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30116/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20DEFINITIVA%20%283%29.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30116/2/license.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30116/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20DEFINITIVA%20%283%29.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bca43d031a408283a2128e6a36eee6e7
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
76e8f27c110eed02f8cf971beeb4e61a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589513117696000