Fotografia: campo expandido para o ensino de arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henrique Augusto Nunes Teixeira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-92EN6W
Resumo: Objetivamente, este trabalho consiste na síntese de uma pesquisa sobre o ensino de fotogra a e suas potencialidades para o ensino de arte em ambientes não formais. Baseado nas experiências de três projetos de fotogra a (Imagens do Povo, Olhar Coletivo e Agnitio) e considerando as questões propostas pelas novas tecnologias da imagem (AUMONT, 1993; COUCHOT 2003; DOMINGUES 2009), apontamos ao longo da pesquisa possibilidades de re exão sobre como este ensino não formal de fotogra a tem potencias que podem ser apropriados para o ensino de arte. Potenciais, mas também limitações e desa os que necessariamente precisam ser problematizados devido à expansão de propostas educacionais envolvendo a fotogra a, bem como seu profundo impacto nas vidas daqueles que vivenciam estas experiências. Vivência que não é só restrita aos participantes, pois as imagens geradas neste âmbito vazam por vários circuitos operatórios hora da mídia jornalística, hora das instituições das artes, aspergindo em muitos outros sujeitos seu ideário Poético-político-pedagógico (FLUSSER, 2008). Os sujeitos envolvidos nesse empreendimento re exivo trafegam nos entroncamentos de quatro grandes campos: imagem, fotogra a, arte e educação. Não existe forma unidimensional de entender fenômenos complexos apenas cartogra as possíveis que um sujeito especí co opera, em seu percurso re exivo, em busca de um ponto de vista de onde possa elaborar estas experiências de projetos de ensino de fotogra a. A aproximação dessas experiências trouxe várias questões. Uma das mais prementes, ligada à autonomia dos sujeitos desses processos de saber-fazer imagem através de um dispositivo, é tensionada pelas questões das novas tecnologias ressaltando potenciais, bem como exclusões (FREIRE, 1997). A autonomia libertária do educando em qualquer processo de ensino e aprendizagem se dá somente quando este se desenvolve cognitivamente em plenitude (EFLAND, 2003). No panorama atual tramado em paradigmas tecnológicos, a expansão do potencial estético perceptivo traz novas formas de lidar com o mundo.
id UFMG_d2c644ba49c3c49126997ac19b9441ab
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-92EN6W
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Lucia Gouvea PimentelLeda Maria de Barros GuimaraesAnna Karina Castanheira BartolomeuHenrique Augusto Nunes Teixeira2019-08-12T14:56:59Z2019-08-12T14:56:59Z2012-08-17http://hdl.handle.net/1843/JSSS-92EN6WObjetivamente, este trabalho consiste na síntese de uma pesquisa sobre o ensino de fotogra a e suas potencialidades para o ensino de arte em ambientes não formais. Baseado nas experiências de três projetos de fotogra a (Imagens do Povo, Olhar Coletivo e Agnitio) e considerando as questões propostas pelas novas tecnologias da imagem (AUMONT, 1993; COUCHOT 2003; DOMINGUES 2009), apontamos ao longo da pesquisa possibilidades de re exão sobre como este ensino não formal de fotogra a tem potencias que podem ser apropriados para o ensino de arte. Potenciais, mas também limitações e desa os que necessariamente precisam ser problematizados devido à expansão de propostas educacionais envolvendo a fotogra a, bem como seu profundo impacto nas vidas daqueles que vivenciam estas experiências. Vivência que não é só restrita aos participantes, pois as imagens geradas neste âmbito vazam por vários circuitos operatórios hora da mídia jornalística, hora das instituições das artes, aspergindo em muitos outros sujeitos seu ideário Poético-político-pedagógico (FLUSSER, 2008). Os sujeitos envolvidos nesse empreendimento re exivo trafegam nos entroncamentos de quatro grandes campos: imagem, fotogra a, arte e educação. Não existe forma unidimensional de entender fenômenos complexos apenas cartogra as possíveis que um sujeito especí co opera, em seu percurso re exivo, em busca de um ponto de vista de onde possa elaborar estas experiências de projetos de ensino de fotogra a. A aproximação dessas experiências trouxe várias questões. Uma das mais prementes, ligada à autonomia dos sujeitos desses processos de saber-fazer imagem através de um dispositivo, é tensionada pelas questões das novas tecnologias ressaltando potenciais, bem como exclusões (FREIRE, 1997). A autonomia libertária do educando em qualquer processo de ensino e aprendizagem se dá somente quando este se desenvolve cognitivamente em plenitude (EFLAND, 2003). No panorama atual tramado em paradigmas tecnológicos, a expansão do potencial estético perceptivo traz novas formas de lidar com o mundo.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFotografia Estudo e ensinoArte e educaçãoArte Estudo e ensinoArtesFotografia: campo expandido para o ensino de arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALteixeira__henrique._fotografia_campo_expandido_para_o_ensino_de_arte.pdfapplication/pdf13802024https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-92EN6W/1/teixeira__henrique._fotografia_campo_expandido_para_o_ensino_de_arte.pdf13f53723f3a1796470abf56e17bd4428MD51TEXTteixeira__henrique._fotografia_campo_expandido_para_o_ensino_de_arte.pdf.txtteixeira__henrique._fotografia_campo_expandido_para_o_ensino_de_arte.pdf.txtExtracted texttext/plain362265https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-92EN6W/2/teixeira__henrique._fotografia_campo_expandido_para_o_ensino_de_arte.pdf.txtfffb50867c20a14da7acc5b1f780eb2dMD521843/JSSS-92EN6W2019-11-14 18:15:42.886oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-92EN6WRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:15:42Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fotografia: campo expandido para o ensino de arte
title Fotografia: campo expandido para o ensino de arte
spellingShingle Fotografia: campo expandido para o ensino de arte
Henrique Augusto Nunes Teixeira
Artes
Fotografia Estudo e ensino
Arte e educação
Arte Estudo e ensino
title_short Fotografia: campo expandido para o ensino de arte
title_full Fotografia: campo expandido para o ensino de arte
title_fullStr Fotografia: campo expandido para o ensino de arte
title_full_unstemmed Fotografia: campo expandido para o ensino de arte
title_sort Fotografia: campo expandido para o ensino de arte
author Henrique Augusto Nunes Teixeira
author_facet Henrique Augusto Nunes Teixeira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lucia Gouvea Pimentel
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Leda Maria de Barros Guimaraes
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Anna Karina Castanheira Bartolomeu
dc.contributor.author.fl_str_mv Henrique Augusto Nunes Teixeira
contributor_str_mv Lucia Gouvea Pimentel
Leda Maria de Barros Guimaraes
Anna Karina Castanheira Bartolomeu
dc.subject.por.fl_str_mv Artes
topic Artes
Fotografia Estudo e ensino
Arte e educação
Arte Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Fotografia Estudo e ensino
Arte e educação
Arte Estudo e ensino
description Objetivamente, este trabalho consiste na síntese de uma pesquisa sobre o ensino de fotogra a e suas potencialidades para o ensino de arte em ambientes não formais. Baseado nas experiências de três projetos de fotogra a (Imagens do Povo, Olhar Coletivo e Agnitio) e considerando as questões propostas pelas novas tecnologias da imagem (AUMONT, 1993; COUCHOT 2003; DOMINGUES 2009), apontamos ao longo da pesquisa possibilidades de re exão sobre como este ensino não formal de fotogra a tem potencias que podem ser apropriados para o ensino de arte. Potenciais, mas também limitações e desa os que necessariamente precisam ser problematizados devido à expansão de propostas educacionais envolvendo a fotogra a, bem como seu profundo impacto nas vidas daqueles que vivenciam estas experiências. Vivência que não é só restrita aos participantes, pois as imagens geradas neste âmbito vazam por vários circuitos operatórios hora da mídia jornalística, hora das instituições das artes, aspergindo em muitos outros sujeitos seu ideário Poético-político-pedagógico (FLUSSER, 2008). Os sujeitos envolvidos nesse empreendimento re exivo trafegam nos entroncamentos de quatro grandes campos: imagem, fotogra a, arte e educação. Não existe forma unidimensional de entender fenômenos complexos apenas cartogra as possíveis que um sujeito especí co opera, em seu percurso re exivo, em busca de um ponto de vista de onde possa elaborar estas experiências de projetos de ensino de fotogra a. A aproximação dessas experiências trouxe várias questões. Uma das mais prementes, ligada à autonomia dos sujeitos desses processos de saber-fazer imagem através de um dispositivo, é tensionada pelas questões das novas tecnologias ressaltando potenciais, bem como exclusões (FREIRE, 1997). A autonomia libertária do educando em qualquer processo de ensino e aprendizagem se dá somente quando este se desenvolve cognitivamente em plenitude (EFLAND, 2003). No panorama atual tramado em paradigmas tecnológicos, a expansão do potencial estético perceptivo traz novas formas de lidar com o mundo.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-08-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T14:56:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T14:56:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/JSSS-92EN6W
url http://hdl.handle.net/1843/JSSS-92EN6W
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-92EN6W/1/teixeira__henrique._fotografia_campo_expandido_para_o_ensino_de_arte.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-92EN6W/2/teixeira__henrique._fotografia_campo_expandido_para_o_ensino_de_arte.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 13f53723f3a1796470abf56e17bd4428
fffb50867c20a14da7acc5b1f780eb2d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589180892119040