Avaliação do desenvolvimento experiencial: emprego da focalização em psicoterapia breve

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marilia Souza da Silveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-92VJZW
Resumo: A dissertação é composta por dois estudos. O primeiro estudo relata evidências inicias à validade do Teste de Habilidade Experiencia (THE) e do Método de Análise e Classificação dos Níveis Experienciais (MACNE). O Teste de Habilidade Experiencial (THE) foi aplicado a 118 pessoas residentes em Minas Gerais 55,10% do sexo feminino, média etária de 30,49 e desvio-padrão de 19,47. Dentre aqueles que declararam suaescolaridade, 21,20% possuíam ensino fundamental oompleto ou incompleto, 12,70% ensino médio oompleto ou incompleto, 32,20% ensino superior oompleto ou incompleto. Os itens do THE possuem forte oonsistência interna (dfa de Cronbach = 0,90) e são explicados por uma variável latente, com cargas fatoriais acima de 0,85. O THE possuiescores confiáveis, pois o método de produção de seus escores, o MACNE, foi capaz de gerar correlações adequadas entre os juízes, correlações essas que variaram entre 0,69 e 0,89, com média de 0,80 (dp = 0,11). O segundo estudo desta dissertação investiga os efeitos de uma psicoterapia breve que utiliza a técnica da focalização para a mudança de níves de habilidade experiencial em pacientes em situação de prótese ocular. O desenho do estudo de caso-controle contou com um grupo experimental que vivenciou quatro sessões psicoterápicas. O grupo experimental e o grupo controle foram avaliados em desenho pré-teste e pós-teste, por meio do THE. O tamanho do efeito de 0,38 indicou que a técnica de focalização, em quatro sessões, tem um efeito pequeno-moderado em gerar alterações na habilidade experiencial dos pacientes, apesar do resultado não se apresentar estatisticamente significativo (p <= 0,05) em função do tamanho da amostra dos grupos
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