O problema da reduplicação do cotidiano na indústria cultural segundo Theodor Adorno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guilherme Soares de Sousa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA9JB7
Resumo: Nosso objetivo é tratar da reduplicação da realidade empírica que a indústria cultural produz em determinados produtos, conforme a concepção de Theodor Adorno. Apresentaremos a concepção do autor sobre a indústria cultural, destacando como ela fabrica mercadorias voltadas para uma diversão com fins de distração acrítica, cujo conteúdo muitas vezes seria uma duplicata do cotidiano das pessoas e no qual são veiculados os valores e padrões de comportamento e consumo que predominam no capitalismo tardio. Nossa hipótese é de que a reduplicação da realidade empírica nas mercadorias culturais audiovisuais expressa a utilização da tecnologia no âmbito da indústria cultural visando atingir seus objetivos, em especial alimentar o consumo e manter a situação social vigente. Buscaremos mostrar como o desenvolvimento dos meios de comunicação em massa e a maestria com seus recursos audiovisuais são aplicados nas mercadorias culturais possibilita uma reprodução da realidade com perfeição cada vez maior e como essa duplicata do mundo seria utilizada pela indústria cultural como expediente para induzir que seus consumidores passem a aderir, ou mesmo interiorizar, os valores e padrões de comportamentos voltados ao consumo e fins ideológicos veiculados no interior de seus produtos.
id UFMG_d2d7e6008a81a10f6edb3abd1487cb04
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AA9JB7
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Rodrigo Antonio de Paiva DuarteVerlaine FreitasDouglas Garcia Alves JuniorGuilherme Soares de Sousa2019-08-13T06:44:00Z2019-08-13T06:44:00Z2016-02-26http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA9JB7Nosso objetivo é tratar da reduplicação da realidade empírica que a indústria cultural produz em determinados produtos, conforme a concepção de Theodor Adorno. Apresentaremos a concepção do autor sobre a indústria cultural, destacando como ela fabrica mercadorias voltadas para uma diversão com fins de distração acrítica, cujo conteúdo muitas vezes seria uma duplicata do cotidiano das pessoas e no qual são veiculados os valores e padrões de comportamento e consumo que predominam no capitalismo tardio. Nossa hipótese é de que a reduplicação da realidade empírica nas mercadorias culturais audiovisuais expressa a utilização da tecnologia no âmbito da indústria cultural visando atingir seus objetivos, em especial alimentar o consumo e manter a situação social vigente. Buscaremos mostrar como o desenvolvimento dos meios de comunicação em massa e a maestria com seus recursos audiovisuais são aplicados nas mercadorias culturais possibilita uma reprodução da realidade com perfeição cada vez maior e como essa duplicata do mundo seria utilizada pela indústria cultural como expediente para induzir que seus consumidores passem a aderir, ou mesmo interiorizar, os valores e padrões de comportamentos voltados ao consumo e fins ideológicos veiculados no interior de seus produtos.Our goal is to address the reduplication of empirical reality that the cultural industry manufactures in certain products according to conception of Theodor Adorno. We present the conception of the author on the cultural industry, highlighting how it produces goods geared towards a fun with uncritical distraction purposes, whose contents often would be a daily duplicate experienced by the people and which are conveyed the values and patterns of behavior and consumption that predominate in late capitalism. Our hypothesis is that the reduplication of empirical reality in audiovisual cultural goods expresses the use of technology within the cultural industry to achieve their goals, especially stimulate consumption and maintaining the current social situation. We will seek to show how the development of mass media and the mastery with their visual aids are applied in cultural goods provides a reality reproduction perfectly growing and how the world's duplicate would be used by the culture industry as an expedient to induce their consumers start to join, or even internalize the values and behavioral patterns aimed at consumption and served ideological purposes within their products.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGIndústria culturalFilosofiaAdorno, Theodor W, 1903-1969Indústria culturalMeios de comunicação em massaTecnologiaTheodor AdornoTelevisãoReduplicação do cotidianoPseudorealidadeCinemaO problema da reduplicação do cotidiano na indústria cultural segundo Theodor Adornoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_de_mestrado___guilherme_soares_de_sousa___o_problema_da__reduplica__o_do_cotidiano_na_id_stria_cultural_segund_1.pdfapplication/pdf1476811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AA9JB7/1/disserta__o_de_mestrado___guilherme_soares_de_sousa___o_problema_da__reduplica__o_do_cotidiano_na_id_stria_cultural_segund_1.pdf952f86fdcc182d6ed144b5a97d6279d8MD51TEXTdisserta__o_de_mestrado___guilherme_soares_de_sousa___o_problema_da__reduplica__o_do_cotidiano_na_id_stria_cultural_segund_1.pdf.txtdisserta__o_de_mestrado___guilherme_soares_de_sousa___o_problema_da__reduplica__o_do_cotidiano_na_id_stria_cultural_segund_1.pdf.txtExtracted texttext/plain395170https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AA9JB7/2/disserta__o_de_mestrado___guilherme_soares_de_sousa___o_problema_da__reduplica__o_do_cotidiano_na_id_stria_cultural_segund_1.pdf.txte0e11427aa1f9ce3e9335bc20b789c64MD521843/BUBD-AA9JB72019-11-14 21:49:25.369oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AA9JB7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:49:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O problema da reduplicação do cotidiano na indústria cultural segundo Theodor Adorno
title O problema da reduplicação do cotidiano na indústria cultural segundo Theodor Adorno
spellingShingle O problema da reduplicação do cotidiano na indústria cultural segundo Theodor Adorno
Guilherme Soares de Sousa
Indústria cultural
Meios de comunicação em massa
Tecnologia
Theodor Adorno
Televisão
Reduplicação do cotidiano
Pseudorealidade
Cinema
Indústria cultural
Filosofia
Adorno, Theodor W, 1903-1969
title_short O problema da reduplicação do cotidiano na indústria cultural segundo Theodor Adorno
title_full O problema da reduplicação do cotidiano na indústria cultural segundo Theodor Adorno
title_fullStr O problema da reduplicação do cotidiano na indústria cultural segundo Theodor Adorno
title_full_unstemmed O problema da reduplicação do cotidiano na indústria cultural segundo Theodor Adorno
title_sort O problema da reduplicação do cotidiano na indústria cultural segundo Theodor Adorno
author Guilherme Soares de Sousa
author_facet Guilherme Soares de Sousa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigo Antonio de Paiva Duarte
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Verlaine Freitas
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Douglas Garcia Alves Junior
dc.contributor.author.fl_str_mv Guilherme Soares de Sousa
contributor_str_mv Rodrigo Antonio de Paiva Duarte
Verlaine Freitas
Douglas Garcia Alves Junior
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria cultural
Meios de comunicação em massa
Tecnologia
Theodor Adorno
Televisão
Reduplicação do cotidiano
Pseudorealidade
Cinema
topic Indústria cultural
Meios de comunicação em massa
Tecnologia
Theodor Adorno
Televisão
Reduplicação do cotidiano
Pseudorealidade
Cinema
Indústria cultural
Filosofia
Adorno, Theodor W, 1903-1969
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Indústria cultural
Filosofia
Adorno, Theodor W, 1903-1969
description Nosso objetivo é tratar da reduplicação da realidade empírica que a indústria cultural produz em determinados produtos, conforme a concepção de Theodor Adorno. Apresentaremos a concepção do autor sobre a indústria cultural, destacando como ela fabrica mercadorias voltadas para uma diversão com fins de distração acrítica, cujo conteúdo muitas vezes seria uma duplicata do cotidiano das pessoas e no qual são veiculados os valores e padrões de comportamento e consumo que predominam no capitalismo tardio. Nossa hipótese é de que a reduplicação da realidade empírica nas mercadorias culturais audiovisuais expressa a utilização da tecnologia no âmbito da indústria cultural visando atingir seus objetivos, em especial alimentar o consumo e manter a situação social vigente. Buscaremos mostrar como o desenvolvimento dos meios de comunicação em massa e a maestria com seus recursos audiovisuais são aplicados nas mercadorias culturais possibilita uma reprodução da realidade com perfeição cada vez maior e como essa duplicata do mundo seria utilizada pela indústria cultural como expediente para induzir que seus consumidores passem a aderir, ou mesmo interiorizar, os valores e padrões de comportamentos voltados ao consumo e fins ideológicos veiculados no interior de seus produtos.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T06:44:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T06:44:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA9JB7
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA9JB7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AA9JB7/1/disserta__o_de_mestrado___guilherme_soares_de_sousa___o_problema_da__reduplica__o_do_cotidiano_na_id_stria_cultural_segund_1.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AA9JB7/2/disserta__o_de_mestrado___guilherme_soares_de_sousa___o_problema_da__reduplica__o_do_cotidiano_na_id_stria_cultural_segund_1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 952f86fdcc182d6ed144b5a97d6279d8
e0e11427aa1f9ce3e9335bc20b789c64
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589422321500160