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Francisca Izabel Pereira MacielMaria da Graca Ferreira da Costa ValIsabel Cristina Alves da Silva FradeArtur Gomes de MoraisCancionila Janskovski CardosoDelaine Cafiero BicalhoGiane Maria da Silva2019-08-13T23:58:47Z2019-08-13T23:58:47Z2016-02-26http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AAFPD5Esta pesquisa tem por objetivo descrever e analisar os usos que três professoras de uma escola pública mineira, que atuavam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, fizeram de uma coleção didática de letramento e alfabetização ao longo de um ano letivo. Considerando asúltimas mudanças ocorridas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em função das novas demandas apresentadas na reorganização do Ensino Fundamental de Nove Anos e naconstituição de um ciclo para os três primeiros anos desse segmento, este estudo pretende revelar o papel do livro didático na prática pedagógica dessas professoras. Através de uma abordagem qualitativa, agrupamos variadas estratégias, como observação das aulas, anotações em diário de campo, entrevistas com as professoras. A pesquisa, realizada, principalmente, à luz dos estudos de De Certeau (2003), através de seus conceitos de estratégia e tática, e dosestudos de Chartier (1998; 2000; 2007), com seu conceito de prática, mostrou que os livros didáticos estão presentes nas turmas de alfabetização, mas há distância entre o que se espera do trabalho com uma coleção que teve boa avaliação, aprovada pelo PNLD, e seu uso efetivo na sala de aula. Distância que é perceptível entre o grande volume de exemplares distribuídos para as escolas públicas brasileiras e a sua subutilização, ou até mesmo a negação de utilização desse material, em sala de aula. E existem também, devido à astúcia e àinventividade das professoras, propostas de transformação das atividades apresentadas pelo livro didático adotado, através da ação desses profissionais em sua prática docente e as apropriações que fazem do material. Paralelamente ao trabalho feito com o livro didáticoadotado, outros impressos, como fragmentos de outras obras didáticas, materiais em forma de apostila - adquiridos pelas professoras com recursos próprios e também atividades extraídas de blogs, constituíram forte presença nas três turmas. O estudo mostrou ainda que as professoras não eram passivas diante das propostas apresentadas pelo livro didático. Cada qual, a seu modo, subverteu seu uso, adequando-o às suas necessidades em sala de aula e deacordo com o perfil dos seus alunos. Essa adequação bem ou mal visava atender às necessidades das turmas naquele momento específico.This research aims to describe and analyze the uses that three teachers of a public school of Minas Gerais - Brazil, who worked in the early years of elementary school, made of a didactic collection of alphabetization and literacy during a school year. According to the latest changes in the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), a National Textbook Program, due to the new demands made in the reorganization of the Nine Year Basic Education and the constitution of a cycle for the first three years of this segment, this study aims to reveal therole of the didactic book in the pedagogical practice of those teachers. Through a qualitative approach, we grouped various strategies such as observation of classes in daily notes and interviews with the teachers. The research, made especially based on De Certeau studies(2003), through his concepts of strategy and tactics, and Chartier studies (1998, 2000, 2007), with her concept of practice, showed that the textbooks are present in literacy classes, but there is a distance between what is expected of working with a collection that had good evaluation, approved by PNLD, and its effective use in the classroom. This distance is noticeable among the large volume of copies distributed for Brazilian public schools and its underutilization, or even denial of use of this material in the classroom. And there are also, due to the cunning and creativity of the teachers, proposals for transformation of activitiespresented by the textbook adopted, through the action of these professionals in their teaching practice and appropriations that they make of the material. Parallel to the work done with the adopted textbooks, other printed works, as fragments of other textbooks, handbook materials -purchased by teachers with their own resources and also extracted activities of blogs, constituted strong presence in all the three classes. The study also showed that teachers were not passive in the face of proposals presented by the textbook. Each one, in her own way,overthrew its use, adapting it to their needs in the classroom and in accordance with the profile of their students. This adjustment good or bad was intended to reach the needs of groups at that particular moment.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoAlfabetizaçãoInovações educacionaisEnsino fundamentalLivros didáticos AvaliaçãoPrática de ensinoPrática docenteAlfabetizaçãoLivro didáticoUsos do livro didático de letramento e alfabetização pelos professores nos anos iniciais do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_giane_silva_26fev16.pdfapplication/pdf472693769https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AAFPD5/1/tese_giane_silva_26fev16.pdf9f6021765142f4c25b0e63f0f26cddc3MD511843/BUBD-AAFPD52019-08-13 20:58:47.538oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AAFPD5Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-13T23:58:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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