A relação trabalho-educação e o projeto político-pedagógico do MST: uma prática em construção em escolas de assentamentos em Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8MBF5R |
Resumo: | A presente tese de Doutorado teve o objetivo de analisar a pedagogia da relação trabalho-educação, cujo sujeito de pesquisa foi a experiência do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, em escolas de assentamentos em Minas Gerais. Partindo do problema de pesquisa que constata a falta de apreensão dos aspectos pedagógicos da relação trabalho-educação nos estudos sobre a temática trabalho-educação, busca-se identificar e compreender os aspectos filosóficos e pedagógicos da relação trabalho-educação numa perspectiva emancipatória. A pesquisa teórica, portanto, compreendeu a discussão sobre o trabalho e a pedagogia da relação trabalho-educação. Tomando como ponto de partida a consideração da categoria trabalho como mediação de primeira ordem no processo de sociabilidade humana, busca-se compreender a dimensão ontológica do trabalho. O referencial teórico utilizado compreendeu Marx (2002, 1987 e 1980), Lukács (1979), Dewey (1952), Freire (2008,2006,2005,1983 e 1978), Organista (2006), Pochmann (2009) e Dal Rosso (2008), dentre outros, para a compreensão do trabalho e Menezes Neto (1999, 2001 e 2003), Frigotto (2003 e 2009), Kuenzer (1988, 1992 e 2007), Soares (2000), Machado (2005), Saviani (2005, 2006 e 2007), Souza Junior (2010) e Pistrak (2010), dentre outros, para a compreensão da relação trabalho-educação. A pesquisa empírica foi realizada em três escolas de assentamentos do MST em Minas Gerais e compreendeu, na coleta de dados, observações de atividades em sala de aula, questionários e entrevistas com educandos, educadores e lideranças do Movimento. No percurso da pesquisa teórica e no tratamento metodológico dos dados orienta-se no referencial teórico-metodológico do materialismo dialético, empreendendo uma análise qualitativa, combinada com análise quantitativa |
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Antonio Julio de Menezes NetoCélia Regina VendraminiMarlene RibeiroJoão Bosco LaudaresHormindo Pereira de Souza JuniorAdilene Goncalves Quaresma2019-08-12T10:13:09Z2019-08-12T10:13:09Z2011-02-18http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8MBF5RA presente tese de Doutorado teve o objetivo de analisar a pedagogia da relação trabalho-educação, cujo sujeito de pesquisa foi a experiência do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, em escolas de assentamentos em Minas Gerais. Partindo do problema de pesquisa que constata a falta de apreensão dos aspectos pedagógicos da relação trabalho-educação nos estudos sobre a temática trabalho-educação, busca-se identificar e compreender os aspectos filosóficos e pedagógicos da relação trabalho-educação numa perspectiva emancipatória. A pesquisa teórica, portanto, compreendeu a discussão sobre o trabalho e a pedagogia da relação trabalho-educação. Tomando como ponto de partida a consideração da categoria trabalho como mediação de primeira ordem no processo de sociabilidade humana, busca-se compreender a dimensão ontológica do trabalho. O referencial teórico utilizado compreendeu Marx (2002, 1987 e 1980), Lukács (1979), Dewey (1952), Freire (2008,2006,2005,1983 e 1978), Organista (2006), Pochmann (2009) e Dal Rosso (2008), dentre outros, para a compreensão do trabalho e Menezes Neto (1999, 2001 e 2003), Frigotto (2003 e 2009), Kuenzer (1988, 1992 e 2007), Soares (2000), Machado (2005), Saviani (2005, 2006 e 2007), Souza Junior (2010) e Pistrak (2010), dentre outros, para a compreensão da relação trabalho-educação. A pesquisa empírica foi realizada em três escolas de assentamentos do MST em Minas Gerais e compreendeu, na coleta de dados, observações de atividades em sala de aula, questionários e entrevistas com educandos, educadores e lideranças do Movimento. No percurso da pesquisa teórica e no tratamento metodológico dos dados orienta-se no referencial teórico-metodológico do materialismo dialético, empreendendo uma análise qualitativa, combinada com análise quantitativaThe present thesis of Doctorate had the aim of analyzing the relation between work-education. Starting with the research question that notes an absence seizure of the pedagogical aspects of work-education relation on studies about the work-education themes, we pursuit to identify and comprehend the philosophical and pedagogical aspects of this relation in an emancipatory perspective of education. The theoretical research, therefore, understood the discussion about work and pedagogy in the relation work-education. As a starting point, the research considers work category as first order intercession on human sociability process, trying to understand the ontological dimension of work. The theoretical reference used had Marx (2002, 1987 and 1980), Lukács (1979), Dewey (1952), Freire (2008,2006,2005,1983 e 1978), Organista (2006), Pochmann (2009) e Dal Rosso (2008), Menezes Neto (1999, 2001 and 2003), Frigotto (2003 e 2009), Kuenzer (1988, 1992 and 2007), Soares (2000), Machado (2005), Savianni (2005, 2006 e 2007), Souza Junior (2010) e Pistrak (2010), among others, for the comprehension of the relation between work and education. The empirical research was performed in three schools of settlements of the MST in Minas Gerais and understood in the data collection observations of classroom activities, questionnaires and interviews with students, educators and leaders of the Movement. In the course of theoretical research and methodological treatment of data, the references are based on the dialectical materialism, undertaking a qualitative study, combined with quantitative analysesUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGMovimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra Minas GeraisTrabalho Aspectos sociaisEducaçãoMovimentos sociais ruraisEducação ruralTrabalho-educaçãoPedagogia DialéticaMSTA relação trabalho-educação e o projeto político-pedagógico do MST: uma prática em construção em escolas de assentamentos em Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_adilenegquaresma_educa__o_elementos_pr__textuais___1_.pdfapplication/pdf137738https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8MBF5R/1/tese_adilenegquaresma_educa__o_elementos_pr__textuais___1_.pdfc7fb34c9c86355dad1b8e6f0293f6c51MD51tese_adilenegquaresma_educa__o_final.pdfapplication/pdf2671820https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8MBF5R/2/tese_adilenegquaresma_educa__o_final.pdf34c6d3cc297734adf3688e4ac47b4132MD52TEXTtese_adilenegquaresma_educa__o_elementos_pr__textuais___1_.pdf.txttese_adilenegquaresma_educa__o_elementos_pr__textuais___1_.pdf.txtExtracted texttext/plain18739https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8MBF5R/3/tese_adilenegquaresma_educa__o_elementos_pr__textuais___1_.pdf.txt6fa3772bbf1834147f6050af0e0818dfMD53tese_adilenegquaresma_educa__o_final.pdf.txttese_adilenegquaresma_educa__o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain870446https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8MBF5R/4/tese_adilenegquaresma_educa__o_final.pdf.txt074e79a4af74e0847354afc080f91b69MD541843/BUOS-8MBF5R2019-11-14 17:01:27.806oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8MBF5RRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:01:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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