Dimensionamento de estruturas de aço em situação de incêndio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Michele Mendonca Martins
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/PASA-8ALH4G
Resumo: O dimensionamento das estruturas de aço em incêndio apenas recentemente tem merecido atenção por parte de autoridades públicas e pesquisadores no Brasil. A partir de pesquisas desenvolvidas em algumas universidades em 1995, foi desenvolvida uma norma sobre o assunto, a NBR14323 (4), editada pela ABNT em 1999. Neste trabalho, são apresentados os fundamentos da NBR 14323 para o dimensionamento de elementos estruturais de aço em situação de incêndio, incluindo as características dos incêndios, os conceitos relacionados a ações e segurança, a obtenção do tempo requerido de resistência ao fogo, os tipos de proteção contra incêndio que podem envolver os elementos estruturais, os procedimentos para a obtenção da elevação da temperatura nos elementos estruturais, os métodos para a obtenção das resistências de cálculo e a variação das propriedades do aço com a elevação da temperatura. No que se refere à obtenção do tempo requerido de resistência ao fogo, é apresentada outra norma brasileira, editada pela ABNT em janeiro de 2000, que trata especificamente do assunto. Para ilustrar o dimensionamento em situação de incêndio, mostra-se a determinação da temperatura crítica de barras de aço submetidas à força normal de compressão e de vigas sem possibilidade de flambar lateralmente ou localmente. São também apresentados gráficos com valores desta temperatura em função das condições de contorno, da folga no dimensionamento à temperatura ambiente e da relação entre as solicitações de cálculo em situação de incêndio e em temperatura ambiente. Foi também desenvolvido um exemplo completo número do dimensionamento em situação de incêndio de um edifício comercial para ilustrar a aplicação do método recomendado pela NBR 14323. Ao final, é apresentado um programa em linguagem DELPHI para o dimensionamento estrutural de barras tracionadas, comprimidas, fletidas e submetidas a solicitações combinadas em situação de incêndio e à temperatura ambiente.
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